01/07/16 - 06:56:52

Secretária participa de assembléia do Conselho dos Secretários Saúde (Foto SES)

Gestores estaduais discutiram sobre os aspectos relevantes para a realização de parcerias com Organizações Sociais e sobre a PEC n. 241/16

Em mais uma agenda positiva em Brasília para fortalecer as ações do SUS em Sergipe, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, participou da 6ª Assembléia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que reúne gestores de todo país. O encontro contou com a participação do ministro Ricardo Barros.

Um dos temas abordados foram os aspectos relevantes para realização de parcerias com Organizações Sociais, com a participação do superintendente executivo do Hospital da Criança e consultor do Conass, Renilson Rehem. Ainda na pauta, os gestores estaduais discutiram sobre a PEC n. 241/16, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal.

“Foi um encontro de construção e aprendizado. Todos os Estados estão preocupados em relação ao subfinanciamento da saúde por parte do MS. O ministro foi abordado para diversas situações, principalmente em relação aos serviços de saúde que estão funcionando plenamente e sobre as portarias para liberação dos recursos que não foram publicadas, a exemplo do Samu (qualificação) e a Terapia Renal Substitutiva (TRS). O ministro informou que, a partir de agosto, as portarias serão publicadas com repasse do financiamento”, explicou a secretária Conceição Mendonça.

Ainda de acordo com a gestora de Sergipe, o ministro ainda informou a preocupação em melhoria na gestão do SUS por meio de um sistema de informação de alta tecnologia e a habilitação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

“Foram discutidos outros temas como a implementação e os aspectos de maior relevância para celebração de parcerias com as Organizações Sociais (O.S.), das Fundações Estatais e a gestão desses serviços de saúde por meio de indicadores de qualidade, de gestão e de produção”, ressaltou Conceição Mendonça.

Reunião da CIT

Ainda em Brasília, Conceição Mendonça participou da reunião do Colegiado Intergestores Tripartite. Dentre as pautas discutidas com os gestores estaduais estavam: panorama vacinal dos Estados, situação dos insumos estratégicos para a saúde, informatização do sistema e-SUS, protocolos de promoção e prevenção (obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, entre outros), judicialização (sentença ordenadora de despesas), entre outros.

Ascom SES