01/07/16 - 08:21:54

Catálogo “Mestres do Fogo” é finalista de prêmio do Iphan (foto: ascom TCE)

No ano de 2015, em homenagem aos festejos juninos, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), sob a gestão do conselheiro Carlos Pinna, produziu um catálogo sobre os fogos, as festas e as danças juninas do município de Estância, com fotos de Francisco Moreira da Costa e Rafaella Macnu e textos e pesquisa de Gilfrancisco, Sayonara Viana, Verônica Nunes e Paulo César Oliveira. Esse trabalho de pesquisa e preservação, “Mestres do Fogo”, é agora um dos finalistas do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esta é a 29ª edição do prêmio e foram inscritas 229 propostas, das quais restaram apenas 60 finalistas, sendo três delas sergipanas: “Mestres do Fogo” e “História das Romarias em Sergipe”, na Categoria I, e “Pescando Memórias”, na Categoria II. Oito vencedores serão contemplados com 30 mil reais como forma de estímulo e reconhecimento à preservação do patrimônio cultura e histórico.

De acordo com o Iphan, esta é a maior premiação relativa à preservação e promoção do patrimônio cultural do país, visando valorizar e estimular iniciativas de excelência em preservação, pesquisa, identificação e reconhecimento deste patrimônio.

Catálogo Mestres do Fogo

O ponto forte do catálogo é que a sua base foi construída com entrevistas com moradores de Estância. Nele encontram-se depoimentos de componentes de grupos de Batucada, dança tradicional que nasceu da pisada da pólvora, e mestre fogueteiros que fabricam o barco de fogo, patrimônio imemorial de Sergipe desde 2013.

Nas entrevistas foram detectadas as dificuldades para manutenção destas tradições, pois a tecnologia já transformou o fabrico dos fogos e as danças sofreram algumas adaptações, por isso contribuições como o “Mestres do Fogo” são importantes fontes para a preservação dessa memória.

Fonte TCE