01/07/16 - 10:34:10

Arraiá do Povo se despede da Orla com muito forró (Foto: Raiane Souza)

Famílias, turistas e apaixonados pelo autêntico forró puderam aproveitar e se despedira do II Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016, nesta quinta-feira, 30, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Depois de 15 dias de festas e 117 atrações entre músicos, bandas, grupos de cultura popular quadrilhas juninas, trios pé de serra, entre outro, a festança encerrou já deixando saudades. O Arraiá é promovido pelo Governo do Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura.

“Mais uma vez o Encontro Nordestino de Cultura foi um sucesso. A maior prova disso vem da satisfação demonstrada pelo público, que compareceu e lotou a Praça de Eventos da Orla, até mesmo nos dias de chuva. Estamos muito satisfeito e este resultado positivo só foi possível, graças ao trabalho de todos os envolvidos e ao apoio de todos os nossos parceiros, para a realização deste grande evento”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes.

Na última noite de festa, o Palco Clemilda foi embalado por Flávia Martins, Bobinhos do Forró, Quinteto Violado e Cezzinha. “Para mim é um grande prazer estar aqui nesta terra maravilhosa onde eu sempre fui muito bem recebido. Nesta festa tem um calor humano, é um ambiente bastante familiar, e eu acho que esta faltando um pouco nos atuais movimentos, valorizar mais isto. Estou muito satisfeito e está de parabéns o Arraiá do Povo”, ressaltou Cezzinha.

Grupo pernambucano formado em 1971, o Quinteto Violado, marcou mais uma vez presença no Arraiá do Povo. “Aracaju é muito importante para nós, pois foi aqui que nós gravamos o DVD ‘Quinteto Violado Canta Luiz Gonzaga’, que nos rendeu o Prêmio da Música Brasileira e a indicação ao Grammy Latino. Então, para nós é muito importante estar aqui de novo”, contou o tecladista, Dudu Alves.

Segundo o percursionista da banda, Roberto Medeiros, o Quinto Violado é um dos pioneiros da festa na Orla de Atalaia. “Nós nos apresentamos aqui desde o início do Arraiá do Povo. Este é espaço maravilhoso para a boa música e para o bom forró”, defendeu. “É sempre muito bom participar deste evento. A gente presta hoje uma homenagem ao forró, baião, xote, xaxado, todos os herdeiros do nosso mestre Luiz Gonzaga, que inspira todos aqui, a continuar a levantar esta bandeira da musica nordestina”, reforçou o baixista do Quinteto, Sandro Lins.

O Tablado Ari Soares sacudiu com as quadrilhas juninas Asa Branca e Mandacaru. Já o Coreto Ismar Barreto recebeu as apresentações de Rildo e Forró Triangado, Jônias do Acordeom e Trio Quentes da Vaquejada e Cobra Verde. Nesta sexta-feira, 1° o público ainda pode apreciar as belezas e emoções da grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão.

O Encontro

Todas as atrações do evento foram aprovadas via edital de seleção, de forma transparente e democrática, dando oportunidade a todos os artistas. Considerado um dos maiores festivais de forró do país, o Arraiá do Povo o Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Nesta edição o encontro contou com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura