01/07/16 - 17:21:52

SERGIPE E JAPÃO SÃO HOMENAGEADOS NA 2ª EDIÇÃO DO SARAU CHATÔ

 

O evento está em sua 20ª edição e mostrou tradições e referências das duas culturas

O Japão e o estado de Sergipe foram os homenageados na 20ª edição do Sarau Chatô, realizado na noite de ontem, 30, no Hípica Hall, em Brasília. O evento promovido pela Fundação Assis Chateaubriand e com patrocínio da Petrobras foi uma festa que retratou a arte, gastronomia, sons, referências e tradições seculares das duas culturas, contando com a participação cerca de 1500 convidados, entre brasileiros e japoneses além de diferentes nipônicos.

A noite multicultural foi marcada com música, dança, gastronomia e artesanato, já que a festa também brinda Sergipe, estado que guarda em sua história traços de costumes portugueses e africanos. Com o folclore nordestino à flor da pele, a quadrilha sergipana Xodó da Vila de Aracaju contagiou de alegria os convidados com o ritmo das festas juninas.

Presentes no evento estiveram o  Secretário de Estado do Turismo e do Esporte Saulo Eloy, que representou o governador Jackson Barreto de Lima, e ainda discursou na abertura do Sarau; o Embaixador do Japão Kumio Umeda, Márcio Cotrim idealizador do evento e a responsável pela representação de Sergipe em BSB Maria Conceição Vieira.

O embaixador japonês Kumio Umeda disse que “é uma grande honra para o seu país, para o seu povo, serem homenageado no Brasil no ano em que acontecem os jogos olímpicos Rio 2016”. O embaixador ainda destacou o fato de ter como companheiro de homenagem o estado de Sergipe o qual visitou a dois meses atrás e carrega consigo uma ótima impressão do estado, da cidade do governador Jackson Barreto e do seu povo.

Diz ainda que a visita “a Sergipe foi emoldurada de ótimas surpresas onde pode constatar a beleza local e a ótima hospitalidade do povo Sergipano e que na sua agenda com o governador abriu-se boas perspectivas de futuros negócios entre Japão e Sergipe em várias áreas”.

Durante a cerimônia o Secretario de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy destacou às relações entre o Brasil, Japão e Sergipe. “Embora Sergipe não tenha uma quantidade significativa de descendentes japoneses, reconhecemos sua contribuição sobremaneira para o futuro de nosso estado. Estamos bastante satisfeitos, em receber as seleções olímpicas durante o período de aclimatação para os Jogos Rio 2016. Além disso, recebemos diversos turistas japoneses principalmente da melhor idade, interessados em conhecer nossas principais belezas naturais, onde se destacam a capital Aracaju, o fantástico cânion de Xingó e as belas praias; Sem esquecer da oportunidade de mostrar a cultura do xote, xaxado, baião e forro. Durante os jogos vamos torcer pelo Brasil, mas o Japão terá com certeza nossa admiração”.

Iniciado em dezembro de 2011, o projeto denominado Sarau Chatô consiste em uma série de eventos multiculturais gratuitos que reúnem no mesmo espaço as mais variadas manifestações artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e cinema. A cada edição são homenageados um estado brasileiro e um país com embaixada em Brasília.

Instituída em fevereiro de 1989, a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) é uma entidade sem fins lucrativos que atua nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e turismo. Seus programas, projetos e ações oferecem oportunidades que utilizam o poder do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social e humano de comunidades.

O Sarau Chatô teve a cobertura das principais blogueiros da sede Brasília Leãozinho – friendstrip , Nine Boianovsky e Camila Rocha Torres, convidadas pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte de Sergipe. O evento também contou com a brilhante participação da presidente do Sindicato Nacional de Guias de Turismo Irma Karla.

ASCOM SETESP