Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

ALGUNS MOTES DE CAMPANHA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Não há dúvida que essa campanha será renhida. Talvez um pouco mais do que muitas outras que já aconteceram em Aracaju. Nem tanto pelos candidatos. Todos sem histórico de ataques pessoais que atingem da cintura para baixo. Mas pelo momento que vive o País, prenhe de fatos que podem desqualificar partidos e ações políticas.

O boato graciosamente espalhado e rapidamente desmentido que circulou quase imperceptível, de que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) telefonou para Jackson Barreto e pediu que ele indicasse Edvaldo Nogueira (PCdoB) a prefeito de Aracaju, com Eliane Aquino (PT) como vice, foi maledicente, claro, mas desperta para um dos motes da campanha.

A situação nacional será embutida [de forma expressiva] nos discursos dos candidatos de todos os lados. Quando se fala que “Dilma indicou Edvaldo”, o objetivo é jogar o eleitorado anti-PT contra ele. Isso fica muito claro, em razão do descompaço do petismo com a atual crise econômica que atinge o País, além dos escândalos de corrupção que respingaram no Governo do ex-presidente Lula e da presidente afastada Dilma.

O ‘mensalão’, o ‘petrolão’ e outros ‘ãos’ que jogam sobre o PT já foram esvaziados como exclusividade do petismo nacional. Quase a totalidade das legendas também tinha malefícios iguais [ou piores] que terminaram desqualificando a todos.

Assim como se fala nos problemas que arranharam o PT, também se insulta os membros dos partidos adversários a Lula e Dilma de ‘golpistas’, sob argumento de que o processo de impeachment seria uma ‘leviandade política’.

A campanha em Aracaju vai expor esses temas à população, através das redes sociais, que podem influenciar no eleitorado que ainda vive a utopia de um Brasil melhor para já. Mas, na verdade, a votação será no modelo de sempre: ganha quem sussurrar mais doce no ouvido dos chefes políticos que atuam nos bairros.

DESVINCULA

Eliane Aquino (PT), provável candidata a vice na chapa de Edvaldo Nogueira (PCdoB), foi exonerada ontem do cargo que exercia no Estado.

Desincompatibiliza-se  para disputar mandato no pleito deste ano.

TUDO BEM

Eliane diz: “se realmente o PT não criar nenhum problema, se for consenso todo mundo estiver empenhado na mesma causa, não terá obstáculo para disputar a vice”.

– Pelo que estou vendo, vai dar tudo certo e vamos trabalhar todos juntos.

CONFUSÃO

Segundo Eliane caso haja qualquer “confusão dentro do seu partido ela vai repensa”. No momento ela está um pouco distante e só entrará de verdade depois do dia 16.

Data que se realiza o encontro do PT.

VINCULAÇÃO

A falsa informação de que Dilma Rousseff (PT) pediu a Jackson Barreto (PMDB) que indicasse Edvaldo Nogueira (PCdoB) para précandidato a prefeito, tem um objetivo:

Vincular a chapa Edvaldo/Eliane à presidente afastada.

NÃO PRECISA

Esse objetivo seria desnecessário, porque a partir da formação da chapa naturalmente todos os eleitores vão perceber a vinculação aos partidos que apóiam Dilma.

O próprio Edvaldo e Eliane não escondem isso…

PERGUNTA

Quanto a perguntar a Dilma quem ela apóia a prefeito de Aracaju é dispensável, porque ela não poderia citar outro senão o de Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Questão até de posição partidária e ideológica.

ALBANO

Albano Franco (PSDB) encontrou-se com Jackson Barreto e Edvaldo Nogueira no Forró Caju e conversaram sobre as eleições municipais ‘an passant’.

Albano cumprimento Edvaldo pela escolha para disputar a Prefeitura de Aracaju.

PALANQUE

Albano esteve no camarote ao lado do prefeito João Alves Filho e do vice José Carlos Machado. Acha que João está forte para a reeleição, mas que precisa fazer política.

Reconheceu que o prefeito começou a conversar com lideranças.

AGAMENON

O vereador Agamenon Sobral  (PHS), ao lado da mulher e filha, teria sido barrado na entrada do camarote da Prefeitura, no Forró Caju, quarta-feira.

Agamenon virou um pitbull…

FOI A FITA

Mas não aconteceu só com Agamenon, o vereador Renilson Félix (DEM) também foi barrado. A explicação é que os dois não tinham fitas que identificavam o convite.

Na entrada não foram reconhecidos pelo pessoal da portaria.

CONVERSAS

O vereador Vinícius Porto (DEM) disse ontem que vem conversando com prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), já há algum tempo.

E acredita que pode haver um entendimento para a Prefeitura de Aracaju.

FAZ FESTA

Segundo Vinícius Porto, que foi colega de Fábio na Câmara Municipal, o prefeito João Alves Filho gosta muito do seu colega de Socorro.

– João faz festa quando encontra a deputada Silvia Fontes, disse.

PODERES

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada na Alese com alterações. Entre elas a retirada da emenda que obrigava os poderes a pagar seus aposentados.

Os inativos continuarão sendo pagos pelo Executivo.

PLENÁRIA

O PT vai realizar sua plenária dia 16 de março, com a presença de Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino, que terão seus nomes oficializados como candidatos à Prefeitura.

Receberão um esboço do programa de Governo traçado pelo partido.

VIAGEM

O presidente do PT, Rogério Carvalho, já teve uma conversa com Eliane Aquino e já acertaram os ponteiros. Ela viaja amanhã e só retorna dia 14 para a plenária.

Eliane e Rogério da unidade do partido em torno da chapa pré-anunciada.

SENADO

O projeto do presidente do PT, Rogério Carvalho, é ser candidato ao Senado em 2018 com o apoio do governador Jackson Barreto.

Isso ele não esconde de ninguém.

OUTRA VEZ

O deputado Valadares Filho (PSB) e o prefeito de Socorro Fabio Henrique (PDT) tem nova conversa hoje em busca de um decisão sobre aliança política.

A expectativa é que o ‘martelo seja batido’.

TOBIAS

Depois de muita conversa, Diógenes Almeida (PMDB) e o presidente da Câmara, Gal de Filó (PSD) fecharam composição para as eleições municipais de Tobias Barreto.

Gal será o vice de Diógenes na disputa pela Prefeitura.

Notas

Ação – Durante reunião de governadores em Fortaleza, Jackson Barreto disse aos seus colegas que pagava aos servidores a partir do dia 10, transferia R$ 100 milhões para a previdência e estava executando obras. Renan Filho, de Alagoas, admirado disse: “se fizesse tudo isso eu já tinha quebrado”.

0x0

Brasília – João Alves Filho (DEM), depois de movimentada noite de festa, no encerramento do Forró Caju, viajou a Brasília ontem para audiências. Continua lá, porque o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) deseja falar com ele. João teria cancelado encontro importante marcado para hoje em Aracaju.

0x0

Às vésperas de sua viagem para descanso, o senador Eduardo Amorim (PSC) avisou a um dos précandidatos a vereador que seria candidato a prefeito de Aracaju e que faria o anuncio oficial quando retornasse de viagem. Segundo o précandidato, dentro do partido as bases já estão descrentes disso.

0x0

Mídia – Em coletiva à imprensa, ontem, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, afirmou que o ataque à sede nacional da legenda em São Paulo foi mais um atentado contra o PT, “provocado por essa onda de intolerância que é estimulada pela grande mídia, inclusive”.

0x0

Provas – O advogado de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, convocou entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, onde a petista mora e mantém agora um escritório de trabalho, para dizer que conseguiu produzir provas suficientes, durante as audiências da comissão de impeachment no Senado, para inocentá-la.

0x0

Impeachment – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou ontem que o julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, portanto após os Jogos Olímpicos do Rio 2016, que terminam em 21 de agosto.

Conversando

Festa – Os festejos juninos invadem o mês de julho. Até domingo o Forró Siri estende a festa até domingo em Nossa Senhora do Socorro.

Safadão – Wesley Safadão foi quem encerrou o Forró Caju que foi até a manhã de ontem. Levou uma multidão que se espremeu no largo do mercado.

Esforço – Rilton Morais pergunta: Quê Supremo Tribunal Federal é esse que se esforça para agradar bandidos? A Polícia os prende e Tóffoli solta.

Escolas – Projeto de lei do vereador Max Prejuízo, que autoriza a Prefeitura a ter psicólogos e assistentes sociais em escolas do município, foi aprovado pela Câmara.

Olimpíadas – Sargento Edgar diz que durante as olimpíadas vai dar tudo certo, o caos vem depois que os jogos acabarem.

Obras – Almeida Lima deveria ter mudado com a experiência política que adquiriu. Agora está criticando até obras concluídas.

A Gilmar – Fábio Henrique disse a Gilmar Carvalho o que já estava publicado nessa coluna: “nunca tratei sobre a indicação de vice de João Alves Filho”.

Mais uma – Fábio também repetiu para Gilmar que A única liderança com quem o PDT conversou foi Valadares Filho e nem com ele tratamos sobre indicação de vice.

Corrida – Secretário Augusto Gama diz que PSB acredita que saída de Zezinho Sobral criou uma avenida para Valadares Filho na corrida eleitoral pela PMA.

Leia também