02/07/16 - 07:30:18

Consed termina com discussão sobre o cenário político e greves (Foto Maria Odilia)

 

Por Avelar Mattos

A palestra do cientista político Humberto Dantas, da Universidade de São Paulo (USP), marcou o encerramento da II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em 2016.

Durante dois dias, Aracaju recebeu secretários de diferentes estados, que trocaram experiências, discutiram ações e projetos para a educação brasileira.

Na quinta-feira, 30, durante a abertura do evento, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e equipe do MEC estiverem presentes.

“Sem dúvida nenhuma, a reunião do Consed realizada em Aracaju foi coroada de êxito e alcançamos todas as metas estabelecidas pela organização do encontro”, disse o secretário de Estado da Educação de Sergipe, Jorge Carvalho, anfitrião do evento nacional.

No último dia da II Reunião Ordinária do Consed, os secretários de Educação analisaram a atual conjuntura educacional que norteia o país.

Na tarde desta sexta-feira, 01, o professor Humberto Dantas, protagonista da última discussão, fez uma análise do cenário político com foco na atuação dos jovens, enfatizando o ensino médio, organização das manifestações e as greves.

“Precisamos ouvir mais os jovens, até mesmo para compreendê-los.  Não podemos virar as costas para eles. O desafio da mudança é complexo. Não podemos desprezar o diálogo, o debate e as discussões com os jovens”, disse.

Gestores

Na avaliação do cientista político, as melhores escolas são aquelas que têm diretores gestores.

“Ser bom professor não quer dizer que ele seja um ótimo gestor escolar. Além das questões administrativas, o gestor precisa ser, antes de tudo, um líder; precisa saber ouvir, escutar e aprender com os jovens”, opinou.

Durante a palestra do professor Humberto Dantas, um amplo debate aconteceu entre os participantes.

No final da explanação do convidado, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, presenteou o cientista político com uma camisa da Associação Desportiva Confiança.

Antes da apresentação de Dantas, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amendola da Mota, e a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, abordaram as propostas para formação de professores em discussão no Consed.

Ao final do evento, foi aprovado o local da próxima reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação: Teresina (PI). Os dias ainda serão definidos.