Aracaju, 29 de março de 2024

NOS BASTIDORES DO FORRÓ SIRI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Forró Siri – ainda comemorando o São Pedro – é neste momento o ponto de encontro dos précandidatos a vereador e prefeito de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Apenas o deputado Padre Inaldo (PCdoB), que será candidato à Prefeitura do município em festa, não foi recebido pelo prefeito Fábio Henrique (PDT) em seu camarote. Políticos de todos os matizes tomaram pelo menos uma cervejinha e bateram papo.

O forró corre solto na área da festa, que reúne milhares de pessoas, mas há sempre uma conversa de pé de ouvido sobre política. Adversários comuns passaram por lá, como o governador Jackson Barreto, na quinta-feira, e o prefeito João Alves Filho DEM, ontem. Ele tem interesse em conversa reservada com Fábio, para tratar do pleito em Aracaju. Fábio desmente qualquer contato, João não fala sobre o assunto, mas os intermediadores se mostram animados.

Fábio Henrique está ‘free’ para composições em Aracaju. Ele ainda integra a base aliada do Governo, onde mantém a Secretaria do Turismo e dos Esportes. Há informações de que Jackson Barreto apóia Adilson Júnior (PDT), que se propõe a disputar a Prefeitura de São Cristóvão, mas a indicação da chapa PCdoB/PT em Aracaju afastou participação de Fábio.

É que o comunista Padre Inaldo se tornou seu principal adversário desde as eleições de 2012 e repete a candidatura a prefeito de Socorro este ano, tendo como companheiro de chapa exatamente um vereador do PMDB.

Percebe-se uma paquera forte entre PSB e PDT, para fecharem uma aliança, em que Fábio Henrique apóie a candidatura de Valadares Filho a prefeito de Aracaju. Já tiveram conversas no início desta semana e ontem o entendimento talvez fosse fechado. Não aconteceu, mas Fábio e Valadares voltam a se encontrar segunda-feira para uma decisão final.

Enquanto não acontece, Fábio entra na roda e dança forró abraçado a todos, livre para “um novo amor”.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC), ganhou a confiança absoluta do presidente Michel Temer (PMDB), mas projeta vôo mais alto.

Lidera bom número de deputados que tende a lhe acompanhar.

PRESIDENTE

André já disse que não topa ser presidente tampão em caso do afastamento de Eduardo Cunha (PMDB), mas está de olho no biênio 2017/2018 para presidir a Casa.

Para isso precisa se filiar a uma legenda de grande porte.

ENTREGA

Edna Amorim entregou o cargo que exercia no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a pedido dos irmãos Edvan e Eduardo Amorim.

Está disponível para compor chapa no próximo pleito.

ALMOÇO

Em almoço, ontem, pelo menos três précandidatos do grupo liderado por Amorim já disseram que não aceitam a indicação de Edna Amorim a vice-prefeita.

– Querem que o nome seja de consenso dentro do bloco.

COM TEMER

Quando retornar de viagem que fará na próxima semana, o governador Jackson Barreto acompanhará membros da cúpula do PMDB de Sergipe em audiência com Temer.

Já deveria ter acontecido, mas a viagem adiou.

ZEZINHO

Informações que circulam entre setores do Governo é que Zezinho Sobral (PMDB) poderia ocupar a Secretaria de Ação Social.

Marta Leão ocuparia outro cargo importante no Governo.

RESQUÍCIOS

Alguns poucos resquícios da formação da chapa PCdoB/PT para a Prefeitura de Aracaju. Um peemedebista faz a pergunta: “Se Dilma for derrotada no impeachment?”

Acha que a possibilidade é grande e isso acaba o discurso de apoio do Planalto.

ITABAIANA

O PMDB se encontrou ontem em Itabaiana para lançamento da précandidatura de Roberto Bispo para prefeito do município.

Roberto mostra fôlego para enfrentar Valmir de Francisquinho.

FÁBIO

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique passou à tarde de ontem reunido com lideranças do município para fechar composição. Seu candidato a prefeito será mesmo Klewerton.

Fábio quer uma composição com Zé Franco para ele indicar o vice.

TELEFONA

Fábio Henrique telefonou para Valadares Filho e pediu que ele fosse ao Forró Siri. Lá marcariam a conversa que deveria ter ocorrido na manhã de ontem (sexta-feira).

O martelo está por um triz para ser batido…

FORRÓ SIRI

O governador Jackson Barreto foi ao Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, quinta-feira, e esteve no camarote ao lado do prefeito Fábio Henrique (PDT).

Fábio continua integrando a base aliada e mantém cargo no Governo.

RETORNO

Na sexta-feira (ontem) o governador Jackson Barreto retornou ao Forró Siri e circulou entre a multidão ao lado de Padre Inaldo (PCdoB) e Betinho (PMDB).

Inaldo e Betinho, adversários de Fábio, têm apoio de Jackson à Prefeitura de Socorro.

JOÃO ALVES

Quem também esteve no Forró Siri foi o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição. Ficou no camarote a convite de Fábio Henrique.

Fábio e João só não conversaram sobre o sexo dos anjos…

EDVALDO

O précandidato a prefeito pelo PCdoB, Edvaldo Nogueira, viajou a São Paulo para reunião do partido, em que se discutiu eleições municipais em todo o Brasil.

Edvaldo é uma das prioridades do partido como candidato a prefeito.

POÇO VERDE

Jackson Barreto apóia a reeleição de Thiago Dorea (PSB) a prefeito de Poço Verde, mesmo que em Aracaju o seu partido não integre mais a base aliada.

Nas cidades do interior, as coligações geralmente divergem da capital.

PEDIDO

O deputado federal André Moura, líder do Governo na Câmara Federal, pediu uma reunião com o prefeito Heleno Silva e o deputado pastor Jony, ambos do PRB.

A conversa será sobre política municipal.

INFLUÊNCIA

Heleno Silva disse que está vendo o quadro de Aracaju e admite que “nossa decisão vai influenciar muito no processo eleitoral”.

– Estamos concentrados para não fazermos escolhas erradas, explicou.

PORTUGAL

Albano Franco esteve em Portugal e participou, na sexta-feira (24), do aniversário de João Carlos Paes Mendonça, na vinícola Quinta Maria Izabel, região do Douros.

Mendonça reuniu empresários do Brasil e de Portugal.

Notas

Governo – Jackson Barreto anunciou, ontem, em Itabaiana, que vai viajar ao exterior e Itabaiana terá um ‘filho no governo do Estado, o deputado estadual e meu amigo, Luciano Bispo (PMDB)’. Como presidente da Assembléia, Luciano assume dia cinco. É que o vice Belivaldo Chagas (PSB) também pede licença.

0x0

Vaquinha – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou sexta-feira as doações para campanhas eleitorais por meio de “vaquinhas” pela internet, chamadas crowdfunding. O sistema de financiamento coletivo online é usado para bancar ações de voluntariado, trabalhos artísticos e pequenos negócios.

0x0

Saques – Todos os trabalhadores que perderam o prazo para sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referente ao ano-base de 2014, terão nova oportunidade para retirar o benefício: entre 28 e 31 deste mês.

0x0

Sigilo – O ministro do STF Teori Zavascki aceitou pedido do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, para que seu sigilo telefônico seja quebrado. No mesmo pedido, Cunha havia solicitado a quebra de sigilo telefônico do senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão, mas Teori recusou.

0x0

Desconhece – Segundo publica Vera Magalhães, da coluna ‘Radar’, na Veja online, servidores e funcionários dos gabinetes do STF dizem que não reconheceriam o advogado-geral da União, Fábio Medina, caso trombassem com ele na rua. Isso porque o novo AGU ainda não usou a tribuna da corte.

0x0

Escritores – A Flipzona, que tem programação própria durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), reuniu autores de três diferentes periferias brasileiras na tarde de ontem para falar sobre o que os leva a escrever, os obstáculos que enfrentam e como suas origens estão presentes em sua obra.

Conversando

Emenda – Eduardo Amorim (PSC) destinou emenda de R$ 493 mil para pavimentação de ruas de Ilha das Flores, nos povoados Bolívar e Genipapo.

Oligarquias – Antônio Samarone diz que opção de Jackson Barreto por Edvaldo/Eliane estreitou o caminho das oligarquias em Sergipe.

Certo – Presidente regional do PT, Rogério Carvalho, tem acompanhado o governador Jackson Barreto (PMDB) em todas as inaugurações no interior.

Campanha – Atenção candidatos: passeatas, distribuição de santinhos e comícios só podem ser feitos a partir de 16 de agosto.

Inativos – Ana Lucia (PT) explica que Judiciário e Legislativo não concordaram com a responsabilidade de arcar com seus próprios inativos.

Críticas – O deputado Luciano Pimentel (PSB) não considera críticas de Augusto Gama (PMDB) a Valadares Filho (PSB) e lembra que ele apoiou PSB em 2012.

Dinheiro – Agamenon Sobral diz que dinheiro privado para realização do Forró Caju só chegou aos cofres públicos por causa de suas denúncias.

Encontro – Sargento Vieira destaca encontro bastante proveitoso com Jackson Barreto, que tratou de reivindicações da categoria militar.

Descontrole – O pior mal do Governo Dilma para o povo não foram as pedaladas, mas o descontrole da economia, que gerou inflação e desemprego.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também