04/07/16 - 14:09:14

Os trabalhos com as Duchas Corona continua no Copemcan (Foto assessoria)

Atualmente 80 internos estão em atividade na fábrica da Duchas Corona instalada no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Copemcan). Estes internos trabalham diariamente no processo de montagem dos chuveiros elétricos e a cada 3 dias de serviço possuem o direito a 1 dia e redução em sua pena através do benefício da remissão.

Entre os meses de maio e junho, o projeto deu mais um passo e com o apoio do Banco Banese pode abrir as contas bancárias dos internos trabalhadores, para que possam receber o seu salário mínimo, onde 2\3 irá para a sua conta e 1\3 será depositado na conta do Fundo Penitenciário do Estado de Sergipe, sendo esse valor revertido em benefício para a unidade prisional e manutenção do projeto.

Uma equipe da agência do Banco Banese do município de Itaporanga, esteve na unidade para a abertura das contas bancárias dos internos, o que facilitou a ação evitando os riscos do translado de presos até as agências bancárias, garantindo a segurança de servidores e dos próprios internos.

O coordenador responsável pelo projeto no Copemcan, servidor da Sejuc, Alexandre de Almeida Santana, explica que numa primeira etapa as documentações dos presos foram levadas para a agência bancária junto a uma declaração comprovando a condição do interno. Dias depois  um funcionário do banco esteve na unidade para o recolhimento das assinaturas dos presos.

Após a confecção, os cartões serão entregues aos familiares dos internos pelo coordenador responsável pelo projeto, Alexandre de Almeida Santana. Um familiar será indicado pelo próprio interno para receber o cartão e deverá assinar uma declaração de recebimento assegurando o repasse.

“Os documentos e conta bancária são o passaporte para que o egresso siga rumo a uma nova vida, longe do crime. Sem documento não dá para conseguir um emprego formal. Portanto, sem trabalho mais fácil reincidir,” disse, Alexandre de Almeida.

Contribuição do projeto Identidade Cidadã

Esta ação conta também com o apoio de outro projeto bastante importante dentro do Sistema Prisional, o Identidade Cidadã. Quando o interno indicado para trabalhar na fábrica de chuveiro não possui a documentação necessária básica para abertura de conta, o projeto é acionado para a providência desta documentação junto aos órgãos competentes, com o apoio da equipe de serviço social da unidade.

Assessoria de comunicação – Sejuc