Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

O “vice” de João Alves gera muitas especulações! Todo mundo está apostando em sua candidatura a governador!

Com a quase definida chapa majoritária entre o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e a ex-primeira dama do Estado, Eliane Aquino, as atenções se voltam para as outras chapas. O deputado federal Valadares Filho (PSB) diz que sua pré-candidatura está confirmadíssima, mas, por enquanto, a vaga de vice em sua chapa é uma incógnita. A informação oficial, por enquanto, é que o espaço está oferecido para o Grupo Amorim. Outra possibilidade também seria a deputada estadual Silvia Fontes (PDT), mas o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), aparentemente tem “outros planos” para a esposa e parlamentar.

Por sua vez, apesar de ainda não ter feito qualquer anúncio, o prefeito João Alves Filho (DEM) é candidatíssimo à reeleição em outubro próximo. José Carlos Machado (PSDB), diferente de muito do que se especula por aí, segue cotadíssimo para continuar no posto. Ouve um aceno para que o deputado estadual Róbson Viana (PMDB) ocupasse a vaga na chapa, mas ao que parece, o assunto “entrou em quarentena”. Sem contar que seria um complicador para o peemedebista que, apesar de já ter anunciado que seguirá João Alves na PMA, é um aliado de primeira hora do governador Jackson Barreto (PMDB).

O “vice” de João Alves já gerou muitas especulações. Fala-se muito no nome da deputada Silvia Fontes, que está praticamente fechada politicamente com Valadares Filho; em um nome do PRB de Heleno Silva, que também está praticamente alinhado com Edvaldo Nogueira; falaram em Valadares Filho, que neste cenário abriria mão de sua candidatura em busca de um projeto futuro; e também se comenta bastante na possibilidade deste vice vir a ser o também pré-candidato a prefeito, senador Eduardo Amorim (PSC) ou alguém de sua absoluta confiança.

É uma boataria sem fim! Mas isso tudo tem uma explicação lógica: o mundo político tem consciência que, se João Alves for reeleito em outubro próximo, ele tem plenas condições de disputar o governo do Estado em 2018. Como os adversários sabem que o democrata é um candidato competitivo, tudo é possível para o futuro. Sendo assim, e como a disputa em Aracaju segue bastante equilibrada e indefinida, todo mundo está sim de olho na vaga que hoje é ocupada por José Carlos Machado. Pode até ser que o democrata não venha ser reeleito, mas todos entendem que, se ele vencer, seu vice em menos de dois anos será o novo prefeito da capital e com condições de buscar a reeleição em 2020.

Mas este colunista chama a atenção para outro aspecto importante: o próprio José Carlos Machado, em 2012, quando João Alves voltou à Prefeitura de Aracaju, apostava em uma candidatura do democrata ao governo do Estado em 2014. Naquele ano, João liderava todas as pesquisas de intenção de votos e era o favorito para aquela eleição. Mas, dias antes das convenções, o prefeito recuou e não se lançou candidato, apoiando o projeto de Eduardo Amorim. É quase que “um tiro no escuro”, até porque ninguém sabe exatamente o que passa na cabeça de João Alves e também na cabeça do eleitorado. Mas que este posto gera especulações, isso sim gera, e muito…

Veja essa!

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) concedeu uma entrevista, na manhã de hoje (4), quando reforçou seu compromisso com a pré-candidatura de Valadares Filho para prefeito de Aracaju, mas fez algumas ressalvas. Para a surpresa de todos, Fábio lembrou que os partidos que compõem a base do governador Jackson Barreto estão bem distribuídos entre os projetos de Valadares Filho e de Edvaldo Nogueira (PCdoB), incluindo o PSB, que recentemente deixou o governo.

E essa!

“PMDB, PT e PCdoB estão de um lado; PSD, PSB e PROS estão do outro. Falta ainda o PDT e o PRB. Está bem distribuído. Valadares Filho tem sido muito correto comigo e está buscando fortalecer seu projeto. Eu converso muito com Edvaldo que é meu amigo. Tenho um carinho grande por ele e cheguei a convidá-lo para o PSD para ser o nosso candidato lá atrás. Respeitei isso, mas optamos por Valadares que é um grande nome para a nossa capital. Como também é o vereador e pré-candidato Emerson Ferreira (REDE) que é um homem sério”, disse Mitidieri.

Dilma

Fábio Mitidieri disse que Valadares se equivocou no voto dado a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). “Eu o apoio, mas discordo frontalmente desse seu voto. Acho que ele se equivocou. Mas nós nos mantemos juntos, respeitando as posições divergentes. Isso prejudicou Valadares”.

Amorim

Por sua vez, Fábio Mitidieri voltou a “vetar” uma aliança de Valadares Filho com o Grupo liderado pelo senador Eduardo Amorim (PSC). “Eu não tenho nada contra o senador. Eu votei nele em 2010 e ficamos no mesmo hotel, fico exatamente no quarto ao lado. Agora eu tenho lado, eu tenho postura e eu fico com o governador Jackson Barreto (PMDB). Eu emprestei minha credibilidade e fui para as ruas pedir votos para ele”.

Tem lado

“Eu não tenho como ascender vela para dois senhores! Comigo isso não funciona e eu não sei fazer política assim. Valadares Filho tem dado todo o sentido que vai ficar com o agrupamento de JB e eu não acredito que haja essa aliança (com Amorim). Embora eu deseje toda a sorte do mundo a Valadares, se acontecer (aliança), eu não tenho condições de acompanhar”, completou Mitidieri.

Repercussão

Nas redes sociais, parte do eleitorado de Valadares Filho não digeriu bem as declarações de Fábio Mitidieri na entrevista. Ninguém entendeu as razões pelas quais ele insiste em associar o PSB ao governador Jackson Barreto, já que a orientação do senador Valadares é de rompimento. Também estranham esse “boicote” ao senador Eduardo Amorim.

Feijão

Ainda durante a polêmica entrevista, Mitidieri denunciou que a Prefeitura de Aracaju perdeu 600 toneladas de feijão, o equivalente a R$ 7 milhões aproximadamente, que estavam sendo disponibilizados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Dos 75 municípios que poderiam ter resgatado o produto, apenas 23 tiveram interesse e pagaram o frete.

Contato

Fábio Mitidieri chamou a atenção para Aracaju porque teve a preocupação de comunicar ao prefeito João Alves Filho (DEM) e encaminhar dois ofícios para a administração municipal. “Isso é para os municípios distribuírem gratuitamente para as comunidades mais carentes. Falei com o prefeito João Alves pelo telefone e ele me agradeceu. Um tempo depois, percebendo que a prefeitura não havia ido atrás do feijão, nós encaminhamos dois ofícios”.

Sem prazo

O deputado concluiu dizendo que a PMA perdeu o prazo e, consequentemente, as 600 toneladas de feijão que poderiam servir aos mais carentes. “A gente lamenta o desperdício, a falta de organização e de interesse da PMA”.

PRB I

Heleno Silva já reuniu alguns membros de seu agrupamento e está avaliando o cenário político para chegar a uma definição. Ele está de olho na movimentação de Fábio Henrique e do PDT. Se eles fecharem com Valadares Filho, o PRB já teria discurso para não apoiar Edvaldo Nogueira em Aracaju.

PRB II

Agora se Fábio Henrique e o PDT caminharem com João Alves, pode ser que Heleno e o PRB sigam com Edvaldo Nogueira, desde que haja uma garantia de candidatura ao Senado em 2018. Vale frisar que Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) tendem a ser candidatos a senador, sem descartar também o governador Jackson Barreto.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também