05/07/16 - 04:47:56

Huse e hospitais regionais realizam 2.399 atendimentos no fim de semana (Foto ascom)

Foram 806 no Huse e 1.593 nos Hospitais Regionais de Estância, Glória e Nossa Senhora do Socorro

Depois do período dos festejos juninos, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) volta à sua normalidade e as rotinas no atendimento. Somente nos dias 1º, 02 e 03 de julho, os plantões registraram 806 atendimentos a pacientes no pronto socorro. Desse total, 152 ficaram internados e em observação de acordo com a classificação de risco. Já nos Hospitais Regionais de Estância, Glória e Nossa Senhora do Socorro, foram 1.593 acolhimentos.

No Huse, foram 40 vítimas de acidentes motociclísticos, com nove internações. Já os acidentes automobilísticos registraram 13 vítimas, com apenas três internações. Atendimentos a baixa complexidade também foram registrados na unidade hospitalar, que é referência em casos de alta complexidade de trauma. Somente neste final de semana, foram 64 vítimas de queda (de árvore, bicicleta, animal e da própria altura), com 18 internamentos.

A violência urbana também apresentou dados estatísticos. Foram registradas quatro vítimas por arma branca e 14 por arma de fogo. Setores como sutura e ortopedia totalizaram 297 atendimentos. Na área azul, 260 pacientes foram registrados, sendo que, desse total, 46 precisaram de cuidados especiais e ficaram internadas. No setor pediátrico, 170 crianças foram atendidas e 32 internadas.

Os ambulatórios de retorno, oncologia e radioterapia somaram 59 atendimentos durante este final de semana. Os consultórios do oftalmo e otorrino totalizaram apenas 12 atendimentos.

“Por ser porta aberta, ainda atendemos a demanda de baixa complexidade. O fim de semana foi de grande resolutividade e prestamos atendimento de qualidade ao usuário do SUS”, disse a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

Com relação aos atendimentos envolvendo queimaduras, apesar do encerramento dos festejos juninos na capital, ainda ocorreram festas no interior e, por conta disso, nos primeiros dias de julho, o pronto socorro do Huse recebeu seis vítimas de queimaduras, uma delas por fogos de artifício. As queimaduras não foram de grandes proporções e as vítimas ficaram internadas no período de 24 horas. Em seguida, receberam alta médica.

Hospitais regionais

Depois de um mês de junho movimentado, o primeiro final de semana de julho teve fluxo de atendimento menor em Hospitais Regionais. Gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), as unidades são responsáveis por prestar atendimento médico no interior de Sergipe, descentralizando o serviço público de saúde e, consequentemente, contribuindo para que o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju, não fique superlotado.

Em Estância, no Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, foram atendidos 497 pacientes de emergência entre os dias 1º e 03 de julho. Deste total, 404 receberam a assistência necessária e, posteriormente, foram liberados pela alta médica. O balanço do final de semana mostra, ainda, que apenas 12 usuários do SUS necessitaram de internamento e que nenhuma cirurgia foi realizada no período.

“Foi preciso realizar 10 transferências para o Hospital de Urgências de Sergipe, por serem casos mais graves e com necessidade de atendimento médico de alta complexidade. Entre os pacientes, uma vítima de arma de fogo, uma de acidente motociclístico, uma vítima de arma branca, além de um paciente com trauma, outro com abscesso e um último apresentando pé diabético”, informa a superintendente do Regional de Estância, Luciana Carvalho.

No Alto Sertão Sergipano, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória também teve um final de semana com fluxo tranquilo, registrando o atendimento a 515 pacientes, sendo 416 no setor clínica médica, 75 na pediatria e outros 24 na obstetrícia. De acordo com a superintendente da unidade, Dejane Santana, 12 usuários do SUS necessitaram de internamento. “Na maternidade foram 12 partos realizados e outras 12 gestantes passaram por avaliação, não havendo desassistência”, garante a gestora.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu a 581 pacientes no setor clínica médica, 164 na pediatria e 79 na obstetrícia, totalizando 818 assistências prestadas durante o final de semana. Apenas 16 usuários do SUS necessitaram de internamento na unidade, como esclarece a superintendente Genisete Pereira. “Todos os outros que procuraram o pronto socorro foram atendidos e liberados em seguida”, completa.

O balanço do final de semana mostra que a maternidade do Regional de Socorro realizou oito partos e três curetagens, mantendo os plantões abertos. “Foram feitas duas transferências de pacientes para outras unidades da rede. Uma criança encaminhada a UTI do Hospital Santa Isabel e um adulto para a ala vermelha do Huse, devido à gravidade dos casos”, conclui a superintendente.

Fonte SES