05/07/16 - 06:53:31

Cedro de São João deverá receber Espaço Cuidar do Governo (Foto: Pritty Reis)

Centro de cidadania e inclusão social funcionará no povoado Poço dos Bois

O município de Cedro de São João deverá receber uma unidade do Espaço Cuidar do Governo de Sergipe. Na última sexta-feira, 1º de julho, a secretária de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Marta Leão, realizou uma visita ao povoado Poço dos Bois, a pedido do governador Jackson Barreto, para avaliar a possibilidade e, juntamente com o prefeito Neudo Alves e a secretária de Assistência Social de Cedro, Simone Alves, conhecer a estrutura física onde o centro de cidadania e inclusão social poderia funcionar.

O prédio, pertencente ao município, já abrigou a associação de moradores e um centro cultural, mas encontra-se fechado há alguns anos. O setor de engenharia da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) e a equipe da secretaria de obras do município farão uma avaliação técnica do imóvel, para verificar as suas reais condições físicas, e as reformas que seriam necessárias para a implantação da unidade.

Uma vez implantado o Espaço, serão levadas diversas ações para beneficiar a população, como oficinas e cursos profissionalizantes, atividades voltadas para jovens e idosos, além de cadastro e capacitações para artesãos.

No dia 20 de julho, a equipe da Seidh voltará ao povoado para levantar as principais demandas da comunidade, conforme explica a secretária Marta Leão. “Nesse dia estaremos com a população, para fazer um levantamento das suas principais necessidades, tanto no que se refere ao artesanato, quanto às demandas de carteira de trabalho, entre outras, para trazer esses serviços para a população. Também traremos o ônibus Lilás, da nossa Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, para prestar atendimento às mulheres vítimas de violência ou que tenham dúvidas sobre a Lei Maria da Penha. Com isso, estaremos cuidando mais de perto das pessoas de Cedro, como quer o governador Jackson Barreto”, disse Marta Leão.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Cedro, Simone da Costa Alves, a chegada do Espaço Cuidar seria fundamental em Poço dos Bois também para atrair a população jovem, em menor número no município. “Temos uma população de idosos bastante expressiva, o que pode ser conferido no grupo em que temos 120 frequentadores assíduos, a maioria deste povoado. Como as ações da Seidh abrangem também a juventude, queremos trazer esse público para as atividades comunitárias. Então um espaço como esse seria muito importante para toda a comunidade”, pontuou a secretária do município.

Ao final da visita, a secretária Marta Leão também participou, juntamente com os deputados (federal) Fábio Mitidieri e (estadual) Jeferson Andrade, da inauguração da pavimentação e saneamento do Conjunto Feliz, realizada pela Prefeitura de Cedro com recursos do Ministério das Cidades.

Fonte ASN