05/07/16 - 07:01:15

Funesa: Brigada Itinerante inicia programação do mês de julho (Foto assessoria

Durante o mês, a Brigada Itinerante irá visitar 12 municípios de Sergipe

Os cem agentes de endemias da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) já iniciaram a programação de visitas do mês de julho pela Brigada Itinerante, força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o combate ao Aedes aegypti em Sergipe.

São 12 os municípios que recebem a visita das equipes durante este mês. Nesta segunda-feira, dia 4, é o município de Pedra Mole que conta com a presença dos brigadistas. Malhada dos Bois, amanhã, dia 5, e Capela, 6 e 7, fecham a agenda da semana.

Além deles, Muribeca, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Malhador, Itabaiana, Riachuelo, Monte Alegre, Nossa Senhora das Dores e Cristinápolis também estão na programação de julho da Brigada.

“Fechamos o primeiro semestre com um ótimo resultado, comemorado por todos gestores e agentes de endemias da Funesa. Só nestes seis primeiros meses do ano, as visitas da Brigada Itinerante já cobriram 70% do Estado de Sergipe, até porque nossos agentes trabalham diariamente na programação da força-tarefa”, explicou Adriel Alcântara, diretor-geral da Funesa.

A equipe da Brigada Itinerante trabalha no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus nos municípios sergipanos, visitando imóveis, destruindo focos e orientando a população.

Além das efetivas ações dos agentes, é preciso que a população se mantenha ainda mais consciente da importância de evitar possíveis criadouros do mosquito em casa. Sua reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada.

Algumas dicas são: Tampar os tonéis e caixa d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais, retirar a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e, também, de eletrodomésticos como geladeira e climatizador.

Fonte assessoria