05/07/16 - 10:39:45

Supressão arbórea: órgão ambiental precisa realizar estudo (Foto assessoria)

Grande volume de solicitações para a supressão e podas de árvores preocupa os órgãos ambientais. É que, principalmente no período chuvoso, essas podas ou supressões devem ser rigorosamente orientadas por técnicos da área. “O órgão ambiental é que vai  avaliar o local e se é necessária a poda ou a supressão”, explica a diretora de Controle Ambiental da Sema, Márcia Morais.

Alguns fatores contribuem para o aumento de solicitações de poda e supressão, entre eles, o alto índice de vandalismo com a danificação dos passeios públicos; a construção ou ampliação de residências; os conflitos com redes de encanamento e eletricidade; risco de queda; entre outros.

A Sema alerta que podas de galhos e cortes de raízes sem a devida orientação, além de prejudicar a saúde das árvores, as tornam mais susceptíveis a quedas, o que pode agravar no período chuvoso.

Para solicitar a poda ou supressão de um indivíduo arbóreo, basta ligar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), pelos telefones: 3225-4150/3225-4151, ou se dirigir à sede do órgão localizada na Avenida Pedro Paes de Azevedo, nº 853, Bairro Salgado Filho. Assim que a solicitação for realizada, um fiscal ambiental irá até o local realizar o estudo. Caso haja a necessidade de suprimir, a solicitação é encaminhada para Emsurb, e eles realizam o serviço.

Arborização

A arborização urbana é benéfica para os habitantes de uma cidade. Além de promover o conforto térmico e dar mais vida a paisagem da cidade, também contribui para  amenizar a poluições atmosférica.

Durante essa semana, praças, canais e avenidas de Aracaju, irão receber 470 espécies arbóreas. Serão plantadas mudas nos bairros: Aruana, Novo Paraíso, Bugiu, São Conrado e Santos Dumont.

Deise Dias

Ascom/Sema