Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

A PETROBRAS E SERGIPE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A Petrobras tende a ser privatizada. A sua recuperação vem sendo interpretada como missão impossível. Uma das maiores empresas estatais do mundo, a Petrobras – antes orgulho nacional – está literalmente vilipendiada, em razão de servir como base para uso político e enriquecer corruptos declarados e confessos. A culpa não é de um partido, mas de toda uma estrutura que fez da estatal um imenso propinoduto.

Sergipe cresceu muito com a atuação da Petrobras, mas hoje sente os primeiros reflexos da sua falência. Ontem mesmo o presidente da empresa, Pedro Parente, esteve com o governador Jackson Barreto. E não veio tratar com ele sobre interesses do Estado e da estatal. Veio comunicar que a Petrobras fará novas perfurações em águas rasas e na área terrestre, principalmente em Carmópolis.

A notícia parece boa, e é. Mas não de crescimento da empresa no Estado, mas do início de sua privatização, porque o país não tem mais condições de sustentá-la, neste momento em que seu déficit é cinco vezes superior à sua arrecadação. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, serão feitas um total de nove concessões, que produzem em média 13 mil barris por dia, ou 0,5% do que a Petrobras produz.

Essas novas perfurações em Sergipe serão entregues à iniciativa privada – de preferência a pequenas e médias empresas – que, no entender de Pedro Parente, vão promover o desenvolvimento da região, através da atração de novas empresas que devem fornecer o material utilizado na operação. Coincidentemente, o Ceará também inicia esse mesmo processo, que deve se expandir por todos os campos de exploração espalhados pelo Brasil afora.

E a presença dessas pequenas e médias empresas será para já, porque a própria Estatal tem pressa em aumentar a sua produção, até chegar a um nível que possa negociar mais alto com grandes empresas de extração de petróleo do mundo.

EXTRA

Notícia que chega a meia noite na coluna: batido o martelo em Socorro; o précandidato do grupo liderado pelo prefeito Fábio Henrique é Klewerton Siqueira a prefeito e Maria da Taiçoca para vice.

A decisão foi tomada a zero hora por vereadores e lideranças, na sede da Federação dos Prefeitos de Aracaju.

VIAGEM

O governador Jackson Barreto (PMDB) viaja hoje a Brasília para tratar sobre recursos junto ao Tesouro Nacional, em vinculação com o Banco Mundial.

Amanhã Jackson viaja, para descanso, ao Panamá.

BELIVALDO

O vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) assume automaticamente e participa do encontro de governadores no Ministério da Fazenda, na quarta-feira.

Discute a questão dos débitos do Estado com a União.

PETROBRÁS

O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, veio a Sergipe avisar ao governador Jackson Barreto que haverá novo modelo de perfuração em águas rasas e nos campos em terra.

Essas perfurações serão feitas por empresas privadas de pequeno e médio portes.

QUEBRADA

A Petrobrás está quebrada. Ela chegou a um nível de endividamento alto. Cinco vezes o que tem de receita durante um ano.

O limite é apenas duas vezes acima da receita líquida.

LAURO

O colunista de “O Globo”, Lauro Jardim, já noticiou que a Petrobrás iniciou processo de venda de petróleo em águas rasas no Ceará e em Sergipe.

Um total de nove concessões, que produzem em média 13 mil barris por dia.

VEJAM SÓ

Sexta-feira, Fábio Henrique (PDT), quando conversava com o vereador Vinícius Porto e o secretário de Comunicação Carlos Batalha, recebeu telefonema de Valadares Filho.

E disse com quem estava conversando.

PREFEITO

Valadares Filho (PSB) não esconde que as conversas com Fábio Henrique e seu grupo estão bem adiantadas: “tanto que o pessoal dele (Fábio) me trata por prefeito”.

Acha que isso sinaliza para um entendimento.

ALMOÇO

Ontem, Fábio Henrique e Valadares Filho almoçaram no apartamento do précandidato a prefeito de Aracaju (VF) e o fechamento de aliança voltou a ficar por um triz.

Segundo uma fonte, “agora não falta quase nada”.

BOA JOGADA

Ao declarar que poderia abrir mão da candidatura a prefeito de São Cristóvão para garantir vitória do grupamento de Jackson Barreto, Adilson Junior dá boa jogada.

Com isso ele deixa claro que está com Jackson e não abre.

MACHADO

José Carlos Machado repete que aceita até discutir sua saída do cargo de vice-prefeito, mas não vai tolerar que seu nome seja excluído de forma antecipada.

– É preciso antes uma maior discussão sobre o assunto, disse.

VINÍCIUS

Através das redes sociais, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vinícius Porto (DEM), anunciou a sua defesa de José Carlos Machado (PSDB) para vice.

Partidos do bloco liderado pelo prefeito João Alves também sugerem Machado.

SILÊNCIO

O prefeito João Alves Filho mantém reservas, mas tem conversado muito para ampliar seu grupo e disputar a reeleição.

Não está descartada uma composição com o PSC.

BRASÍLIA

José Carlos Machado está em Brasília e hoje conversa com a direção nacional do PSDB para saber do partido sobre o pleito municipal deste ano.

Machado diz que razões para participar da chapa o PSDB tem de sobra.

RODRIGO

O presidente regional do PTB, Rodrigo Valadares, anunciou que esteve com o deputado federal André Moura (PSC), “com quem conversei bastante”.

– Seguirei a orientação dele, disse.

CAMPANHA

O presidente do Diretório Municipal do PT, Emmanuel Nascimento, disse que o partido aguarda o encontro do dia 16 para apoiar a chapa liderada por Edvaldo a prefeito.

– Vamos trabalhar para evitar conflitos e iniciar a campanha, informou.

AMORIM

O senador Eduardo Amorim (PSC) conversa hoje com a Direção Nacional do partido e depois com o líder do Governo, deputado federal André Moura (PSC).

A partir daí vai começar a se definir sobre a candidatura a prefeito.

LOGO DEPOIS

Depois das conversas em Brasília, Eduardo vem a Aracaju também conversar com as lideranças municipais. Acha que a decisão da disputa não deve ser só dele.

– Estou preparado para o pleito, disse.

VEREADORES

A maioria dos partidos está discutindo formação de chapinhas para o pleito de outubro. A encrenca maior é a tentativa da inclusão de nomes com média alta de votos.

Essas chapinhas brigam pela igualdade da média de votos do grupo.

Notas

Contra – Um grupo de senadores quer retirar da pauta de votações o projeto de lei que pune o abuso de autoridade por parte de delegados, promotores, procuradores, juízes, desembargadores e até ministros de tribunais superiores. Renan Calheiros que por o projeto em discussão até amanhã.

0x0

Processo – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou ontem pedido feito pela defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff para incluir os depoimentos de delação premiada do ex-senador e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no processo de impeachment que tramita no Senado.

0x0

Nome social – Nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 408 travestis e transexuais poderão usar o nome social nos dias de provas. O número representa um aumento de 46% em relação ao último Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

0x0

Homofobia – Um estudante de Direito de 27 anos registrou um boletim de ocorrência na polícia após ser identificado como “boiola” na catraca de acesso a um prédio empresarial de Salvador. Ele afirma ter sido vítima de uma situação de “homofobia e discriminação”. A situação ocorreu na semana passada.

0x0

Intervenção – O deputado Índio da Costa (PSD-RJ) vai entregar pessoalmente ao presidente Michel Temer nesta semana uma carta em que solicita a decretação de intervenção federal no Rio de Janeiro. O parlamentar alega que o estado enfrenta uma situação de “absoluta gravidade, com reflexos na capital”.

0x0

Internet – O Conselho de Comunicação Social do Congresso votou ontem pela rejeição na íntegra do PL que aumenta poder do Ministério Público e da polícia na investigação de crimes praticados por meio da internet. Com a recomendação, o Conselho procura resguardar os direitos individuais e a liberdade de expressão.

Conversando

Verdade – Milton Pomar diz que corrupção só será reduzida se houver combate à compra e venda de votos nas eleições.

Critica – Capitão Samuel diz que sociedade doa mais de R$ 15 milhões a Rede Globo (Criança Esperança), mas não cobrar o retorno social de emissora. Mídia fascista.

Acorda – Samuel diz ainda que bandidos menores ou maiores agridem o cidadão de bem, a PM reage e é criticada pela grande mídia. “Lamentável! Acorda povo!”

Lava Jato – Delegado da PF Igor Romário de Paula, coordenador da Lava Jato, nega que a força-tarefa da operação esteja passando por um processo de desmonte.

Sobra quem? – Sargento Edgard diz: Com o congresso viciado e se houver ministros do STF envolvidos em irregularidades, vai sobrar quem para defender o país?

Senado – Deputado Jony Marcos diz que PRB poderia contar com apoio do agrupamento aliado de Jackson Barreto em favor do Pastor Heleno para o Senado.

Sintrase – Presidente do Sintrase questiona corte de ponto dos servidores. Diz que categoria aguarda abertura do diálogo com Governo.

Conquistas – Gualberto ressalta conquistas garantidas pelo Governo de Sergipe à PM. Destaca que policiais voltarão aos postos após passagem no parlamento.

Acaramujada – Fabio Mitidieri diz que projeto de Valadares Filho é o que traz esperança e renovação para a sociedade acaramujada.

Moro – Há um desejo imenso de todos os segmentos políticos para por um fim ao Lava Jato. Esses segmentos acham Moro um mal para eles.

Leia também