Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Popularidade já foi muito maior! Jackson Barreto já não “faz prefeitos” em Aracaju!

Quem acompanha a trajetória política de Aracaju, sabe que ao longo dos anos o hoje governador Jackson Barreto (PMDB) construiu uma liderança muito forte pelos bairros da capital, sobretudo nas periferias. Muito popular, JB facilmente caiu “nas graças do povo” e sempre foi muito bem recepcionado por onde andou. No ápice de sua popularidade, o peemedebista não conseguiu apenas ser eleito prefeito de Aracaju: ele ganhou ainda mais expressão quando apostou e ajudou a eleger políticos até então desconhecidos da grande maioria da população.

Foi assim com Wellington Paixão em 1988 e foi assim com João Augusto Gama em 1996. Ambos não tinham densidade eleitoral suficiente para vencer uma eleição na capital. Coube a Jackson Barreto “carrega-los” pela periferia da capital, na caminhadas e carreatas, nos comícios em praças públicas. Era o diferencial em qualquer eleição. Até o primo, Almeida Lima, pegou “carona” nessa onda de sucesso em que se transformou o atual governador de Sergipe. Em 2000, sem mandato, JB viu seu PMDB fazer uma composição com João Alves Filho (DEM), apoiando Valadares (PSB), na capital e, já rompido com Almeida Lima, focou no interior do Estado, ajudando seus amigos e abrindo espaço para o PT e Déda (in memoriam) naquela eleição municipal.

Jackson fazia qualquer negócio para não subir no palanque de Valadares naquele ano. Deu no que deu: Déda que largava praticamente sem chances, junto com Edvaldo Nogueira (PCdoB) ganharia para prefeito no 1º turno. Logo depois, administraria com o apoio de Jackson, de Gama e de todos os outros que a história já escreveu. Mas estava feito: JB não queria Valadares e Almeida na PMA e sua vontade foi feita pelo povo. Reelegeu Déda com facilidade e foi decisivo em 2008, quando praticamente “minou” a campanha de seu então desafeto e hoje amigo, Almeida Lima, que, mesmo com toda estrutura, ainda ficou em terceiro lugar, ficando atrás de Mendonça Prado.

Em meio aos desgastes dos governos do Partido dos Trabalhadores, em Sergipe e no País, quando a população já demonstrava um “cansaço”, JB novamente não “vestiu a camisa” de um Valadares em 2012, no caso, do filho do senador. Deu aquele apoio meio sem graça e permitiu que João Alves Filho voltasse à PMA, após anos fora da vida pública. Já reeleito governador, Jackson hoje sente e muito o peso da idade e das cobranças. Hoje em dia sua popularidade “desabou” em comparação com as décadas de 80 e 90, sobretudo na capital. Ele, inclusive, já “acusou o golpe” quando anunciou que está se aposentando em 2018 da vida pública.

Pois bem: em 2016, quando se iniciam as movimentações para uma nova eleição municipal na capital, eis que JB decide apostar e lançar a pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB), uma figura nova na política, de bom trato e bem relacionado. Muito bem quisto pela classe política, mas sem densidade eleitoral, igual a Paixão e Gama lá atrás. JB tentou a todo custo torná-lo competitivo na capital e não conseguiu. Resultado: teve que abandonar o aliado de primeira hora e apostar as fichas em Edvaldo Nogueira. Como já não tem a garantia da vitória, agora trabalha para isolar Valadares Filho.

Sabe que se seu candidato não tiver chances, talvez opte por um novo mandato de João Alves e mais uma vez tentará impedir o sonho dos Valadares. Mas o certo é que JB já não é mais o mesmo. Tem que ser respeitado sim pela história, pelas lutas, pelos mandatos, pelo que representa. Mas, o Jackson de hoje demonstra não ter mais aquela garra tradicional, aquela popularidade de um “fazedor de prefeitos”. É esperar o processo eleitoral se iniciar para verificar se ele vai ressurgir com prestígio na capital ou se vai continuar sem ser tão decisivo em Aracaju.

Bomba!

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), após ter iniciado as conversas com o pré-candidato Valadares Filho e praticamente bater o martelo para fechar uma aliança com o PSB, teria recebido uma proposta decisiva do prefeito João Alves: além do PDT, viriam PSDC, PPL e PSL e o grupo assumiria o comando da Emurb e da Secretaria Municipal de Educação.

Exclusiva!

Inclusive, a informação é que João Alves e Fábio Henrique almoçariam nessa segunda-feira (4). Mas o encontro foi cancelado porque Valadares Filho chamou Fábio às pressas para uma reunião em seu apartamento, antes de embarcar para Brasília (DF). Um encontro com o democrata pode acontecer nesta terça (5) ou quarta-feira (6).

Bosco Costa

Valadares Filho embarcou para Brasília na companhia do presidente estadual do PROS, o ex-deputado federal Bosco Costa. Nos próximos dias, o deputado do PSB deverá se licenciar do cargo para se dedicar a campanha em Aracaju e Bosco Costa deverá ocupar a cadeira por até quatro meses.

Veja essa!

O governador Jackson Barreto (PMDB) entra em férias, por um período de 15 dias, quando estará se ausentando do País. Assume o comando do Poder Executivo o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB).

E essa!

Mas como o próprio JB já antecipou, Belivaldo também deverá se ausentar do Estado, permitindo que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), assuma o governo de Sergipe interinamente. Nesse caso, caberá ao também deputado Garibalde Mendonça (PMDB), vice-presidente da AL, assumir também como interino, o comando do Poder Legislativo.

Luciano Bispo

Na sexta-feira (1º), através de uma rede social, o governador Jackson Barreto, presente em um ato político no município de Itabaiana, informou que iria viajar ao exterior e que o município serrano teria um filho no governo do Estado, “o deputado estadual e meu amigo, Luciano Bispo”. Sabe-se apenas que Belivaldo Chagas vai representar o governo do Estado em um compromisso administrativo na capital federal, mas quando retornar, deverá fazer a transmissão do cargo para Luciano Bispo.

Cassação

Setores da imprensa estão questionando o fato de Luciano Bispo assumir o governo do Estado já que na sexta-feira (1), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou preliminarmente contrária um embargo de declaração movido pela defesa de Luciano Bispo, contra a decisão do pleno que cassou, por unanimidade, o registro de candidatura do parlamentar sergipano.

Defesa

Por sua vez, o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Marco Aurélio, explica que o mandato de Luciano Bispo foi outorgado pelo povo e que, até segunda ordem, ele está preservado. “Houve um julgamento preliminar, mas o mérito ainda será alvo de apreciação pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral. Estamos trabalhando em cima do recurso. Nós estamos muito confiantes e na certeza de que a Justiça será feita”.

Rotativo I

Na tarde dessa segunda-feira (4), o vice-presidente da Acese, Maurício Vasconcelos, junto com o presidente da CDL, Brenno Barreto, estiveram em reunião com representantes da SMTT, da Guarda Municipal e da Emsurb. O objetivo do encontro foi de avaliar o funcionamento do estacionamento rotativo e discutir melhorias para o sistema no Centro Comercial de Aracaju.

Rotativo II

Além dos representantes das entidades, participaram da reunião, a secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, o representante da Serttel, empresa que opera o rotativo, Ravi Fonseca, e os representantes da Emsurb, Emanuel Brito, Daniel Lessa e Arnaldo de Andrade.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também