Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

TUDO COM VISTAS PARA 2018

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os partidos que estão migrando da base aliada para apoiar a candidatura de Valadares Filho (PSB) não são de oposição ao Governo. Vão permanecer aliados ao governador Jackson Barreto, sem perder espaços importantes na atual administração e aprovando os seus atos.

Tudo o que vem ocorrendo decorre de questões políticas paroquiais e que interferem na unidade da base aliada. Há outros quiprocós, evidente, como por exemplo as eleições estaduais de 2018. O pleito desse ano demarca ‘terrenos’ para a disputa majoritária ao Governo, ao Senado e nas proporcionais à Câmara Federal. Sem falar na Assembléia Legislativa, um partido como o PRB pretende tentar o Senado.

Sem fazer qualquer alarde e se comportando dentro de uma posição já definida pelo partido, o PSD também deseja o Senado para Fábio Mitidieri, que não esconde esse desejo e até já trabalha para concretiza-lo.

A questão do município de Nossa Senhora do Socorro não foi provocada por qualquer perspectiva para 2018, apesar do prefeito Fábio Henrique (PDT) também sonhar em ter seu nome em chapa majoritária. O que aconteceu lá foi o apoio do PMDB ao Padre Inaldo, que dificultou para o PDT.

Jackson Barreto sabia que Fábio não tinha condições de apoiar a chapa indicada por ele em Aracaju, porque seria fortalecer a oposição em seu município. Fábio não tinha outra alternativs, senão apoiar um outro candidato a prefeito. Fez opção por Valadares Filho sem problema e deu forças à candidatura socialista, sem provocar arrepios ao Governo.

Mas, o que existe de real dentro da base aliada, inclusive do PMDB, é que uma chapa formada pelo PCdoB e PT pode provocar certo receio do eleitor, em razão do atual momento, principalmente em caso do impeachment.

Mesmo que Edvaldo Nogueira esteja bem nas pesquisas.

DILMA VEM AÍ

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) vem aí. Ela visita Sergipe dia 25 deste mês, uma sexta-feira. Participa de evento em Aracaju de combate ao “golpe”.

Dilma vem por intermédio do deputado federal João Daniel.

TEMERIDADE

A presidente Dilma vem visitando vários Estados, principalmente do Nordeste, para ter apoio da população contra o impeachment.

Algumas lideranças políticas acham uma temeridade para a chapa PCdoB/PT.

EXPLICA

Fábio Henrique (PDT) explica que a sua decisão de apoiar José Franco (PSDB) não foi tomada após ouvir o deputado federal André Moura (PSC).

– André ajudou nas conversas como aliado de Zé.

DECISÃO

Prefeito de Socorro, Fábio Henrique explica que sua decisão se deu depois de ter ouvido o seu grupo político no município em reunião ocorrida terça-feira.

– Foi aprovada a composição para vencermos as eleições, disse.

ENFIM

Fábio Henrique foi convencido que com a chapa anterior – Klewerton Siqueira e Maria da Taiçoca – não venceria as eleições municipais para Padre Inaldo (PCdoB).

A posição de Klewerton nas pesquisas não animou ao grupo.

ADILSON JR.

Adilson Júnior explicou ontem que o projeto do PDT em São Cristóvão continua firme “e não confirmo a informação da coluna [de que seria o vice de Lauro Rocha, do PRB]”.

– Ela me trás prejuízo, pois terei que passar o dia desmentindo-a, reclamou.

SEM CONVERSA

Adilson, que tem nome cotado para disputar a Prefeitura de São Cristóvão, disse que nunca conversou com Lauro Rocha sobre esse assunto.

O PDT lança a précandidatura de Junior ainda hoje.

SAMUEL

Deputado Capitão Samuel (PSC) declarou apoio a José Franco para prefeito de Socorro e já tem certeza que ele fará uma grande administração, se eleito.

– Fábio ganhando Socorro e São Cristóvão abre caminho na eleição de 2018.

REGISTRO

Jackson Barreto (PMDB) manda recado forte para précandidatos a vereador do partido que não seguirem a orientação da legenda em relação à chapa Edvaldo/Eliane.

– Não terão registro na convenção para candidatura e pronto.

BIGODE

Antes de viajar ao Panamá, o governador Jackson Barreto soube que o vereador Bigode (PMDB) teria dito que “não tinha nada certo em apoiar Edvaldo”.

O recado de JB serve para todos os demais candidatos.

COM PRB

O deputado Valadares Filho, précandidato a prefeito de Aracaju, tem encontro marcado com o PRB amanhã, para tratar sobre uma composição com o PSB.

Já conversou com Jony Marcos e também o fará com Heleno.

COM EDVALDO

Gustinho Ribeiro, presidente regional do PRP, já decidiu que o partido vai apoiar Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino a prefeito e vice de Aracaju.

– Não procede que estará na ‘chapinha’ para apoiar Valadares Filho, disse.

MOVIMENTO

Vereadores de Aracaju que dão apoio ao prefeito João Alves Filho criam movimento e querem opinar na questão da indicação do vice-prefeito.

Defendem que, se Machado não continuar na chapa, que o vice seja Vinícius Porto.

ROBSON

Os vereadores não aceitam Robson Viana (PEN) como candidato a vice, porque acham que ele seria “um cavalo de tróia” na Prefeitura de Aracaju.

Vêem assim em razão de suas ligações com Jackson Barreto.

LAGARTO

Jerônimo Reis (PMDB) sofre pressão de parte da família e de amigos próximos, para que não seja candidato a prefeito de Lagarto este ano.

Jerônimo, entretanto, deseja ir para a disputa e vai conversar com a família.

LUCIANO

O presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), através dos seus advogados, entrou com duas petições no TRE, para preservar o seu mandato.

Agora aguarda decisão.

VALMIR

Valmir Monteiro (PSC), précandidato à Prefeitura de Lagarto, fará a convenção que oficializa a candidatura, até o final de julho. Não deixará para o último dia (05/08).

A chapa será mesmo Valmir e Hilda Ribeiro para vice.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) trabalha sua candidatura a prefeito. Ontem esteve com André Moura e com ele conversou com o presidente do partido pastor Everaldo.

A direção nacional apoia e Amorim agora vai conversar com a base em Aracaju.

Notas

Ciúmes – O juiz Sérgio Moro incomoda setores do Judiciário. Vejam o que diz o ministro Dias Tóffoli: “não é um juiz sozinho que está mudando a história do Brasil, quem está mudando a história do Brasil é a sociedade civil”. Sente-se uma pitada de ciúmes pelo trabalho que Moro realiza com apoio da sociedade.

0x0

Aumento – O custo do conjunto de alimentos básicos aumentou, neste mês de junho, em 26 das 27 capitais do País, segundo dados de pesquisa divulgada pelo Dieese. De acordo com o levantamento, o feijão, a manteiga e o leite são os produtos que mais tiveram impacto no custo da cesta básica no país.

0x0

Exames – Desde ontem que planos de saúde serão obrigados a cobrir três exames de detecção do vírus Zika para públicos específicos. Devem ser disponibilizados para gestantes, bebês de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika.

0x0

Vaquinha – As redes sociais começam a ironizar a ‘vaquinha’ que arrecada fundos para a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) para que ela viagem por todo o Brasil na difundida campanha ‘Jornada Democrática’. Um dos post diz que “tem gente pensando que a ‘vaquinha’ de Dilma é da Friboi”.

0x0

Grana – Quem tiver imaginando que as eleições de 2016 serão realizadas com algum critérios de seriedade, certamente finge inocência. Apesar da crise – e até por ela – o voto por cabeça está ficando mais caro, principalmente em cidades do interior. Parte significativa do eleitor vota no candidato que paga melhor.

0x0

Dívida – A Câmara dos Deputados rejeitou ontem pedido de urgência do presidente interino Michel Temer, para o projeto que trata do acordo das dívidas dos Estados com a União. Contribuíram para isso pressões da bancada do Nordeste, maior discordante do texto da dívida. Essa foi a primeira derrota de Temer em plenário.

Conversando

Esquenta – Começa a esquentar as eleições na grande Aracaju com mudanças em Socorro, em São Cristóvão e bloco em Aracaju que apóia Valadares Filho (PSB).

Índios – Carlos Minc diz que general Sebastião Peternelli será presidente da Funai. O general fala que o “golpe de 64 livrou o Brasil do comunismo”. Pobres índios!

Lava Jato – Levantamento realizado pela Ipsos e divulgado quarta-feira, revela que 85% dos brasileiros apoiam a continuidade do Lava Jato.

Vinhos – José Nêumanne publica no seu blog, que no Brasil corruptos celebram com vinhos caríssimos ótimas colheitas de seus furtos.

Edvaldo – Edvaldo Nogueira diz que nunca houve um escândalo de corrupção envolvendo seu nome, ou o de Marcelo Déda, ou o de Eliane Aquino.

Sobre PTN – Sukita diz não querer acreditar que André Moura (PSC), com o prestígio que tem hoje em Brasília, esteja procurando lhe tomar o PTN.

Chapa – George Magalhães anuncia que o PMDB terá chapa puro sangue em São Cristóvão: Marcos Santana e Wanderlê Correa (como vice).

Samuel – André Moura (PSC) lembra que história do Capitão Samuel o registra sempre na oposição a Jackson Barreto. Espera que o deputado mantenha o bom senso.

Debates – Os debates na Comissão do Impeachment parecem inócuos, porque o que vale é a decisão dos senadores na votação fina

 

 

 

 

 

Leia também