07/07/16 - 06:22:34

Representante do MS avalia andamento da obra do bunker do Huse (Foto ascom)

Construção da nova sala onde será instalado o segundo acelerador linear para tratamento de radioterapia está dentro do prazo estabelecido

“A construção está no ritmo de trabalho adequado e superando nossas expectativas”. Essa foi a afirmação do consultor Técnico do Ministério da Saúde (MS), Nelson Buzzo, durante reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06, no setor de radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O objetivo da visita foi acompanhar e monitorar o andamento da obra de construção do novo bunker, sala onde será instalado o segundo acelerador linear para tratamento de radioterapia da unidade e que integra o Plano de Expansão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa é a segunda reunião que o Ministério da Saúde participa de forma presencial. A primeira aconteceu em fevereiro deste ano, onde foi passado um cronograma da obra e prazo previsto de oito meses para entrega da sala. Além dos técnicos do MS, estiveram presentes na reunião engenheiros e representantes de construtora responsável pela obra, além de gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Huse.

O diretor de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Evandro Galdino, avaliou o resultado da reunião como produtiva. “Essa foi mais uma importante visita que faz parte do acompanhamento por parte do MS da execução da obra e saímos satisfeitos. O cronograma de oito meses está sendo cumprido. Após a conclusão, serão mais dois meses para treinamento e entrega do serviço à população”, esclareceu.

A obra do novo bunker do Huse é complexa. Para se ter uma ideia, a  variação da espessura das paredes é de 1,25m a 2,10m para oferecer a proteção radiológica que é exigida. A construção do local específico que abrigará o segundo acelerador linear do Centro de Oncologia já está 20% avançada.

Ascom SES