07/07/16 - 16:59:41

Centro promove qualidade de vida aos beneficiários do Ipesaúde (Foto ascom)

Um atendimento multi e interdisciplinar para fornecer a completa reabilitação e readequação às atividades cotidianas. Esta é a meta dos atendimentos oferecidos pelo Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, que integra a estrutura do Ipesaúde, oferecendo Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, dentre outras especialidades voltadas ao atendimento adulto e pediátrico. Os profissionais atuam no tratamento ortopédico, neurológico, reabilitação do trato urinário, RPG e condicionamento físico para a completa reabilitação dos pacientes, além da incorporação de hábitos saudáveis.

“Nossa meta é aperfeiçoar e ampliar ainda mais a qualidade e a quantidade dos atendimentos oferecidos, já que temos cerca de 2.900 atendimentos/mês, e a nossa capacidade é de 5.000 atendimentos/mês nas mais variadas modalidades. Nessa nova gestão estamos justamente focando em aperfeiçoar o atendimento oferecido em todos os serviços. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e, para acessar os serviços, basta que os beneficiários tragam um relatório médico indicando a necessidade de um dos tratamentos oferecidos”, detalha a nova coordenadora do centro, Márcia Fonseca Costa, que assumiu ainda no mês de maio.

Estrutura Funcional

Dotada de equipamentos modernos, incluindo uma academia completa, e de toda a estrutura de suporte às diversas terapias, o centro tem mudado para melhor a rotina de muitos dos servidores públicos que buscam o atendimento. Este é o caso da servidora aposentada da Secretaria de Estado da Educação, Hélia Maria Barreto, que passou por problemas cardiovasculares que desencadearam alguns problemas neurológicos nos membros inferiores. “Estava com dificuldade de coordenar os movimentos no meu pé direito e, por indicação médica, iniciei o tratamento aqui no mês de dezembro. Fui muito bem atendida e, hoje, já voltei a fazer tudo o que fazia antes e estou trabalhando no fortalecimento da minha musculatura”, explica a beneficiária.

Como ela, centenas de servidores, após passar pelos tratamentos, retomam normalmente as suas rotinas e, inclusive, passam a incorporar a atividade física e hábitos saudáveis ao seu dia a dia. “Nós já contabilizamos mais de 350 servidores que passaram por nossa abordagem, oriundos dos mais variados problemas de saúde, e hoje se encontram plenamente recuperados. Após uma avaliação e prescrição individualizada, nós iniciamos a rotina e só terminamos quando esse paciente está plenamente recuperado ou adaptado à sua atividade”, afirma o educador físico Sérgio Dória, um dos que coordena essas atividades.

Segundo Sérgio Dória, o beneficiário sai do Centro de Reabilitação do Ipesaúde com um relatório técnico orientando qual a atividade que ele deve seguir, seja musculação, caminhada, corrida, natação ou outra atividade adequada às suas necessidades e aptidões. “De vez em quando, alguns até passam por aqui, cedinho, durante os exercícios que praticam, para nos cumprimentar e relatar a sua atual condição”, descreve, entusiasmado, Sérgio Dória.

O Centro de Reabilitação está situado à rua Dom José Thomaz, 339, bairro São José. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo 3214-3702.

Por: Adiberto de Souza