Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Sergipe apresenta saldo negativo de empregos formais no mês de maio

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), indicou que, no quinto mês do ano, Sergipe apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) negativo de 1.563 empregos formais, menor que o resultado do mesmo mês do ano anterior, quando o saldo atingiu a marca de – 4.046 empregos.

Entre os setores pesquisados, apenas a Administração pública apresentou saldo positivo, 3 novos empregos. Os demais setores apresentaram saldos negativos, o pior resultado foi observado na Indústria da construção, com saldo negativo de 603 empregos, a área da construção de edifícios contabilizou saldo negativo de 468 vagas, no mês de maio de 2016. O segundo maior saldo negativo de empregos foi o comércio, que apresentou saldo negativo de 461 vagas de emprego, com destaque para o comércio varejista, que fechou o mês com 304 empregos a menos, no mês em análise. Os setores de Serviços e da Indústria de transformação, também apresentaram saldos negativos de 183 e 100 empregos, respectivamente.

No acumulado do ano (janeiro até maio), Sergipe já contabiliza saldo negativo de 11.482 empregos, os destaques foram os resultados negativos da Indústria de Transformação e da Agropecuária, com redução de 5.833 e 2.356 vagas de empregos, respectivamente, em igual período.

Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, Aracaju apresentou o maior saldo negativo, com a redução de 745 empregos formais, só em maio de 2016, os piores saldos de emprego foram observados no comércio (-394) e na construção (-323). Nossa Senhora do Socorro e Poço Redondo, também apresentaram saldos negativos expressivos, de 258 e 200, respectivamente. A cidade de Lagarto e Itaporanga D’Ajuda, por exemplo, apresentaram saldos positivos de emprego, contabilizando 134 e 51, novos empregos formais no mês de maio, respectivamente.

Kamilla Ribeiro

Leia também