Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

AGENDA PÓS-IMPEACHMENT

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Sob o titulo acima, o cientista político Murillo Aragão diz que falando direta e objetivamente, as agendas do presidente interino Michel Temer e da presidente afastada Dilma Rousseff são muito claras. Temer quer se consolidar como presidente da República após a declaração do impeachment de Dilma. Esta, pelo seu lado, luta para retornar ao cargo com a derrubada do pedido.

Em pouco menos de 60 dias, Temer está levando vantagem. Avançou na agenda fiscal, aprovou um par de medidas interessantes e fechou um acordo com os governadores que se arrastava há tempos. Já Dilma nada fez para aumentar suas chances de retomar o poder. Afastada com um voto a mais do que necessário para o afastamento definitivo, a contagem de votos lhe é cada vez mais desfavorável. Hoje são cerca de 58 senadores a favor do impeachment.

A diferença de performance entre um e outro era mais do que esperada. Temer tratou de reforçar o diálogo político, construiu um núcleo econômico de notáveis e um ministério politicamente forte.

Dilma  estimulou o “mi-mi-mi” do golpe e os ataques às instituições nacionais. Não construiu uma narrativa para se defender nem um discurso sobre o que fará caso volte à Presidência. No campo econômico, assiste à discreta melhora do ambiente sem esboçar reação. Suas aparições na mídia são cada vez mais pálidas. Sua defesa no Senado é irritante, quando se pretendia épica. Tudo indica que se tornará um fantasma da política nacional, inelegível e solitária.

No campo econômico, a discreta melhora dos indicadores deve ser estimulada por novas medidas. A paciência do mercado com o governo é grande, mas não infinita. A agenda fiscal deve continuar a avançar. Retrocessos, como no caso do capital estrangeiro na aviação civil, não devem ocorrer sob pena de demolir a confiança do governo.

Dificilmente a Lava-Jato inviabilizará o governo Temer. Porém, não serão tempos fáceis, dada a exposição de partidos da base governista nas investigações. Novas delações premiadas estão a caminho e os julgamentos de políticos se darão no Supremo Tribunal Federal, sob intensa pressão da opinião pública.

Para obter uma blindagem mínima frente às turbulências do período, o governo Temer precisará dar uma resposta efetiva às expectativas dos campos fiscal e econômico. E mostrar que o país mudou de rumo e caminha para uma época mais próspera e de maior dinamismo econômico.

Para tal, o governo deve adotar medidas desburocratizantes para os investimentos. E buscar uma abordagem menos intervencionista deve prevalecer nas PPPs e concessões. Existem bilhões de dólares disponíveis no mundo esperando o Brasil  ser mais pragmático no trato com quem quer investir e gerar renda, emprego, tributos e divisas.

ALIANÇA

Prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT) diz que, pontualmente, em seu município, fez aliança com Zé Franco (PSDB) e não pode impedir que ele inclua seus aliados.

Zé é o précandidato a prefeito e Klewerton Siqueira (PDT) a vice.

ALIADOS

José Franco integra o grupo político liderado por Eduardo Amorim e André Moura (ambos PSC) e fica impossível evitar a presença deles no palanque.

Assim como também estão no bloco o PSB e o PSD.

JACKSON

Fábio já adiantou que o seu projeto em 2018 é ao lado do governador Jackson Barreto (PMDB), porque o PDT vai se manter na base aliada.

A questão de Socorro não influencia na posição política no Estado.

DEPENDE

Para 2018, o prefeito Fábio Henrique disse que não pensa no Senado. A prioridade do seu partido é conquistar mais uma vaga de deputado federal na Câmara.

Mas não recusará convite para integrar a chapa majoritária.

ANDRÉ

O líder do Governo, André Moura (PSC), não pensa em disputar mandato tampão de presidente da Câmara, mas está de olho em 2017.

Para isso terá que filiar-se a um partido maior.

ROGÉRIO

Presidente estadual do PT em Sergipe, Rogério Carvalho acha que renúncia de Cunha não é suficiente, ele continua sendo o grande articulador de Michel Temer.

– O lugar dele é na cadeia!

SALÁRIOS

Uma notícia ruim: houve uma queda de R$ 30 milhões no primeira parcela do repasse do Fundo de Participação Estadual (FPE) para Sergipe

Com isso pode ocorrer parcelamento dos salários.

VISITA

O PT em Sergipe já começa a se mobilizar para a visita da presidente afastada Dilma Rousseff, dia 25, em Sergipe. Virão caravanas de todos os municípios.

O pessoal acha que a vinda de Dilma fará ‘bombar’ a candidatura de Edvaldo.

COMPLICA

O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá, está convocando reunião de diretórios para terça-feira. Vai discutir sucessão municipal.

Pauta: veto a composições da legenda com o PT e PCdoB.

PREOCUPADOS

Précandidatos a vereador pelo PMDB estão preocupados com essa reunião com Jucá e da possibilidade de desfazer o apoio à chapa já decidida e anunciada.

Mesmo que o PMDB tenha tempo de adotar outras posições.

SOBRE VICE

A bancada que apoia o prefeito João Alves na Câmara esteve ontem com o vereador Vinícius Porto para sugerir que o bloco indique o vice.

Quer Vinícius Porto como vice na chapa de João.

CONDIÇÕES

Segundo um dos vereadores, Vinicíus Porto impôs condições para aceitar a proposta: que o vice-prefeito José Carlos Machado concordasse.

– Caso contrário, Vinicius estará fora, disse o vereador.

MAIS UMA

Outra condição é que os vereadores conversem  com Eduardo Amorim e André Moura, já que no bloco tem vereadores do PSC.

Depois disso é que devem tratar com o prefeito João Alves.

ANÚNCIO

A chapa dos précandidatos José Franco e Klewerton Siqueira foi anunciada no final da tarde de ontem em Socorro com lideranças dos dois partidos e demais aliados.

Estavam lá Albano Franco, José Carlos Machado e Eduardo Amorim

CONVERSAS

O presidente do PSC, pastor Everaldo, disse a Eduardo Amorim que nos levantamentos que o partido faz no País, para disputar prefeituras, o melhor resultado é Aracaju.

Eduardo vai começar a conversar com o grupo sobre sua candidatura.

LICENÇA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) se licencia por 120 dias da Câmara Federal até o final do mês. Vai tratar da précandidatura a prefeito de Aracaju.

Já comunicou ao suplente Bosco Costa (Pros).

Notas

Fundo – O governo federal vai repassar hoje o pagamento extra de 1% anual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O anúncio foi feito ontem após reunião com o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e outros representantes de entidades municipalistas.

0x0

Propaganda – O TSE confirmou, ontem, que os précandidatos já podem fazer suas propagandas intrapartidária, visando a sua escolha como candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro. As convenções dos partidos para deliberar sobre coligações ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto.

0x0

Impeachment – Se a Comissão Especial do Impeachment aprovar o relatório da fase de pronúncia do processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff até o fim da primeira semana de agosto. O Plenário poderá examinar  texto no dia 9 de agosto, terça-feira. A informação é do senador Renan Calheiros.

0x0

Só vítima – O senador Magno Malta lamentou ontem que o depoimento por escrito enviado por Dilma Rousseff à Comissão de Impeachment não reconheça nenhum erro à frente do Executivo. Ela mantém a versão de que é “vítima de um golpe”, “vítima de uma tramoia”, sem qualquer autocrítica.

0x0

Eleição – Em reunião tumultuada, o Colégio de Líderes decidiu antecipar para terça-feira a eleição para presidente da Câmara dos Deputados. A data inicialmente marcada pelo presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, era para quinta-feira. A inscrição de candidaturas poderá ser feita até o meio-dia da mesma data.

0x0

Anulação – O deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) protocolou ontem, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), um aditamento ao recurso contra a decisão do Conselho de Ética de encaminhar ao Plenário o pedido de sua cassação. O texto pede anulação da decisão.

Conversando

Apoio – Capitão Samuel contabiliza que a précandidatura de Zé Franco contará com a quase totalidade dos vereadores de Socorro, além de 20 partidos.

Eduardo – O senador Eduardo Amorim (PSC) participou do lançamento da pré-candidatura de Zé Franco à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.

Renúncia – Com renúncia de Cunha, plenário da Câmara Federal têm 5 sessões para eleger novo presidente, que terá mandato tampão até fevereiro de 2017.

Faróis – A partir de hoje o uso de faróis acesos será cobrado inclusive em rodovias que passam por Aracaju, como a José Sarney, por exemplo.

Redução – Comandante da Polícia Militar destaca índices que apontam redução da violência no Estado e salienta combate aos assaltos a ônibus.

Feiras – Assessora da Emsurb fala das providências adotadas para cobrar regularização das feiras livre por parte da empresa responsável.

Férias – O governador Jackson Barreto se encontra no Panamá em férias, mas retorna antes do dia 20 para também tratar da sucessão municipal.

Belivaldo – Até o retorno de Jackson, vai permanecer à frente do Governo o vice Belivaldo Chagas (PSB), que ontem esteve em reunião de governadores em Brasília.

Ministros – Sargento Edgar pergunta: com o congresso viciado e se houver ministros do STF envolvidos em irregularidades, vai sobrar quem para defender o país?

Leia também