09/07/16 - 06:28:09

Presidente do ITPS se reúne com representantes do Inmetro (Foto assessoria)

O evento foi realizado nesta quinta-feira, 7, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

O Diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, Léo Araújo, participou nesta quinta-feira, 7, em Recife, de um encontro com representantes dos Institutos de Pesos e Medidas – Ipem´s de todo o Brasil, que funcionam como Órgãos Delegados – OD´s do Inmetro. O objetivo do evento foi buscar soluções para a crise enfrentada por estes Órgãos devido ao contingenciamento de recursos do Governo Federal e também avaliar a relação do Inmetro com a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade – Inmetro – RBMLQ-I.

Léo Araújo explica que a queda nos recursos interfere diretamente no desempenho do Inmetro na garantia à população das relações de consumo. “A redução de recursos afeta os Ipem’s no cumprimento de suas obrigações de atuação nas fiscalizações e verificações, nas suas obrigações com os fornecedores, e implica na redução da mão de obra devido à falta de verba. As garantias para a população ficam reduzidas”, detalha.

Durante a reunião, os gestores dos Órgãos Delegados criaram um fórum com o objetivo de debater assuntos relacionados aos mesmos.“O encontro teve fundamental importância para a união dos Órgãos Delegados e para criação de um fórum de discussão e encaminhamento das demandas e dificuldades enfrentadas pelos OD’s dos estados. Através do fórum, vamos encaminhar ao Inmetro e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC nossa demanda e a situação real da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro – RBMLQ-I”, esclarece o Diretor-presidente do ITPS.

Encontro

O evento promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Rio Branco, Bairro do Recife. Os Ipem’s são órgãos delegados do Inmetro e tem a finalidade de proteger o consumidor e as relações de consumo.

Por Verlane Estácio