09/07/16 - 17:17:38

Romero Jucá diz que PMDB não pode compor com quem o chama de golpista

Por Diógenes Brayner

O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), disse neste sábado (09), via telefone com a redação do Faxaju Online, que terça-feira (12) o Diretório Nacional vai se reunir com todos os presidentes de Diretórios Estaduais, para discutir as eleições municipais deste ano e algumas coordenadas para o pleito estadual de 2018.

Homero disse que será discutida essa questão do PMDB fazer alianças e apoiar o Partido dos Trabalhadores (PT) e o PCdoB, porque fica muito estranho o “partido compor com quem nos chama de golpistas”.

O senador explicou que qualquer decisão só terá tomada depois de ouvir os Diretórios Estaduais, conversar com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com a Executiva do partido. “Não será uma posição isolada do presidente da legenda, que está na interinidade, mas de uma maioria do PMDB”, explicou Jucá.

Jucá admite que há possibilidade de, depois de ouvir o partido como um todo, orientar que não se faça coligação com o PT e PCdoB.

Sergipe – O presidente regional do PMDB, João Augusto Gama, viaja a Brasília já na segunda-feira (11), mesmo que a reunião aconteça às 11 horas da terça-feira (12). Com ele viajam o presidente do Diretório Municipal de Aracaju, deputado Luis Garibaldi, mais o presidente da Assembléia, deputado Luciano Bispo, e o deputado Zezinho Guimarães.

Quer que todos tomem conhecimento e opinem sobre a situação do PMDB em Aracaju, que está apoiando o précandidato a prefeito do PCdoB, Edvaldo Nogueira, que escolheu como companheira de chapa Eliane Aquino (PT). A indicação foi do governador Jackson Barreto (PMDB) que no momento passa féria na América Central.

Dentro do PMDB em Sergipe parte dos filiados não concordam com o apoio à chapa, inclusive alguns dos que participarão da reunião de terça-feira em Brasília: “esse fato está deixando um dos membros do diretório regional sem dormir”, disse uma fonte peemedebista, acrescentando: “vale a pena perder o comando do PMDB de Sergipe para apoiar uma chapa PCdoB/PT”.