11/07/16 - 11:38:19

Chás são cada vez mais procurados na busca por qualidade vida (foto:ascom)

A medicina natural ainda é um dos recursos mais procurados pelas pessoas, essa linha de tratamento é muito conhecida pelo uso dos chás. O chá é uma bebida milenar, consumido em diferentes culturas e para diferentes fins, a 2ª bebida mais consumida depois da água. Historiadores apontam que seu consumo começou na China há mais de 5 mil anos e foi expandindo para outros países.

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que aderem ao consumo da bebida como fonte de uma vida mais saudável, e essa prática tem ganhado força por conta de estudos que mostram a eficácia e o poder dos diferentes tipos de ervas e componentes da bebida. Recentemente, um estudo realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade, no Rio de Janeiro, comprovou que o chá verde reduz a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares. Isso acontece porque a bebida contém substâncias que fortalecem as veias e as artérias, e combatem o envelhecimento das células e reduzem o colesterol ruim.

Os benefícios do chá são diversos. As famílias ainda recorrem muito aos chás quando as crianças ficam doentes, seja uma dor de barriga, dor de cabeça ou uma gripe. Além de ser uma bebida deliciosa, contribui para melhorar o sistema imunológico, pode ajudar a resolver problemas de digestão, aliviar enxaqueca, tratar insônia, prevenir e tratar cânceres, além de diminuir o impacto de doenças neurológicas degenerativas como a Doença de Parkinson.

A nutricionista da Hapvida Saúde, Raisa Lima, afirma que cada chá atua de diferentes formas no organismo: “Além de serem diuréticos e conterem propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer benefícios distintos como prevenir diabetes, acalmar, diminuir a TPM, amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas”.

É importante lembrar que é importante consultar um especialista para fazer uso do chá, a depender do uso pode fazer mal, atingir o estômago, fígado e até úlcera se tomado em excesso como é o caso do chá verde.

Para se fazer o chá também existem técnicas, podendo ser a infusão, a maceração e decocção. Na infusão a erva é colocada na água fervida depois de retirada do fogo e coberta com uma tampa. A decocção consiste em ferver a água junto com as ervas, desligar o fogo e deixar descansando e a maceração você pica bem ou amassa a erva e depois coloca a água, não vai ao fogo.

Tipos de chás

Dentre os mais consumidos pelos brasileiros estão o verde, o mate e o de camomila, e eles estão despontando na preferência de muita gente, ficando atrás apenas do tradicional “cafezinho”.  A nutricionista lembra que é preciso moderação e claro, o acompanhamento de um especialista, afinal, até os chás tem suas indicações e contraindicações: “Se o chá for consumido em excesso, o fígado pode não ter condições de eliminá-lo totalmente, o que acaba levando à sobrecarga e intoxicação do órgão. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento é importante que siga as orientações de um profissional com conhecimento no assunto”.

A melhor forma de consumo é você quem decide: quente, gelado, com mel ou puro. E para ajuda a escolher qual o melhor tipo pra você, relacionamos alguns, listando seus principais benefícios:

-Verde: banchá, ou green tea, tem propriedades terapêuticas, antioxidantes  que retarda  o aparecimento de rugas, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações. Além disso, a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

– Hibisco: Aliada no combate ao sobrepeso, esse chá ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo.

– Mate: previne contra doenças pulmonares, ajuda na redução do colesterol e acelera o metabolismo. Deve ser evitado por pessoas com hipertensão e gastrite.

– Erva-cidreira: além de ser um calmante natural, este chá auxilia no processo digestivo, ajudando na liberação dos incômodos gases;

– Camomila: uma ótima opção no combate a ansiedade, insônia, dores de cabeça, enxaquecas e também é um grande aliado no combate aos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

– Hortelã: com aroma delicioso, este chá ajuda no combate à azia e impulsiona a digestão, pois mata bactérias ruins presentes no intestino.

– Canela: Além de ser delicioso, esse chá é um aliado no controle de diabetes. Ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue.

– Gengibre: Esse chá atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite. Para as gestantes é indicado para combater enjoos e náuseas.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA