Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Fim do mistério! Jackson já enxergou que Valadares prefeito fortalece Belivaldo em 2018!

A temperatura subiu nos bastidores do mundo político sergipano com os anúncios das pré-candidaturas de Zé Franco (PSDB), para prefeito de Nossa Senhora do Socorro, e de Adilson Júnior (PDT), para prefeito de São Cristóvão, como também o apoio do PDT de Fábio Henrique e da deputada estadual Sílvia Fontes à pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB) em Aracaju. Sob o discurso da renovação na política, Valadares Filho agradeceu a aliança e ficou no ar a expectativa que o PRB do prefeito Heleno Silva (Canindé do São Francisco) e do deputado federal Jony Marcos, se somem a este projeto em meados da próxima semana. Outro partido “governista” que pode aderir ao PSB é o PRP, comandado pelo deputado estadual Gustinho Ribeiro.

Está claro que, desde o anúncio feito pelo governador Jackson Barreto (PMDB), que lançou a chapa com Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) antes de viajar de férias para o Caribe, que muitos de seus aliados passaram a debandar para o projeto do PSB. Muitos por dificuldades em seus respectivos municípios de formalizar alianças com o PCdoB, outros por quererem distância do PT em meio a esta crise nacional e alguns até insatisfeitos com a retirada da pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB). Por enquanto, o prefeito João Alves Filho (DEM) não teve nenhum prejuízo até porque nenhum dos partidos que dão sustentação ao seu governo lhe abandonaram. Já não se pode dizer o mesmo de Edvaldo.

Mas este “desinteresse” de Jackson Barreto por Aracaju tem uma explicação: fazendo uma análise, este colunista compreendeu a frase enigmática do governador, meses atrás, quando disse que seus dois candidatos disputariam o segundo turno. Naquele momento, JB já apostava no projeto de Valadares Filho que, mesmo entregando os cargos com o governador, até agora não efetivou qualquer rompimento político. E isso ficou ainda mais claro quando JB liberou alguns partidos, como o PDT, por exemplo, que tinha resistência em apoiar Edvaldo Nogueira, a fazer uma composição com Valadares Filho. Em todas as reuniões, o chefe do Executivo Estadual apenas vetou qualquer aproximação com João Alves Filho.

Mas se o leitor analisar friamente, a vitória de Edvaldo certamente será positiva para o governador, mas se Valadares Filho lograr êxito na eleição municipal não será de tão ruim. Primeiro porque, até agora, apenas partidos de sua base política estão alinhados com o pré-candidato do PSB. Segundo, e mais importante: Jackson teve como “carta na manga” para 2018, como seu candidato a governador, o atual vice Belivaldo Chagas, que ainda está filiado ao PSB e que tem uma história política ao lado dos Valadares. Diante do possível rompimento, surgiram rumores de que Belivaldo se filiaria ao PMDB e seguiria o projeto de JB. Com a vitória de Valadares, além de manter o projeto para daqui a dois anos, Jackson ainda teria do seu lado o prefeito da capital, trabalhando para seu candidato.

Aí alguém vai dizer: “o rompimento está feito”; “não tem volta!”; a “briga” entre Jackson Barreto e os Valadares não tem cara que é algo definitivo. Com um jeitinho aqui, com uma arrumação ali, em caso de vitória nas urnas do PSB na capital, certamente eles iniciam 2017 mais alinhados do que nunca. Em síntese, se Valadares Filho for eleito prefeito de Aracaju, o cenário fica ainda mais colorido para o vice-governador Belivaldo Chagas preparar o “terreno” para 2018, onde possivelmente ele terá adversários como João Alves Filho (DEM), Eduardo Amorim (PSC) ou André Moura (PSC). Talvez por isso, JB não esteja tão preocupado com Edvaldo e Eliane. Ele vai deixar as “portas abertas”, com um olho na eleição deste e com o outro já lá mais adiante…

Veja essa!

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER/SE), desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, em decisão monocrática, decidiu nessa segunda-feira (11) por recusar o recurso apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual, Luciano Bispo (PMDB), que luta para não ter seu registro de candidatura cassado e, consequentemente, ter deferida a perda de seu mandato parlamentar.

E essa!

Luciano Bispo já teve seu registro cassado pelo pleno do TER/SE e pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas tem a seu favor uma decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) que anula a desaprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), objeto predominante para a cassação do registro do peemedebista.

Decisão I

Pesa contra Luciano Bispo recursos ordinários interpostos pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação “Digo Sim a Sergipe”, ainda da eleição de 2014. Na decisão de hoje, o desembargador determina que o deputado seja afastado da presidência do Poder sob pena de multa diária no valor de R$ 50.000,00, por dia de descumprimento, bem como para empossar o candidato eleito conforme Relatório Geral gerado com a retotalização.

Decisão II

O desembargador também determina a atualização dos sistemas de candidatura e totalização pela SJD e STI, além da retotalização dos votos com expedição de novo relatório referente ao resultado das eleições, devendo ser submetido à apreciação do Plenário. Ou seja, se realmente for cassado, os quase 30 votos (29.763 para ser mais preciso) de Luciano Bispo podem ser anulados e também podem vir a prejudicar sua coligação.

Recursos

Por sua vez, em contato com este colunista, o diretor de imprensa da Assembleia Legislativa, Marcos Aurélio, mais uma vez procurou tranquilizar os amigos e eleitores de Luciano Bispo. Segundo ele, a assessoria jurídica do parlamentar já está trabalhando para apresentar novos recursos e frisou que nem o presidente e nem a Assembleia Legislativa foram notificados da decisão e que, a priori, Luciano continua no exercício do cargo.

Especulações

Com a decisão do desembargador, várias especulações vieram à tona com a recontagem dos votos. Comenta-se que a primeira suplente da coligação, Conceição Vieira (PT), não assumiria o mandato na AL e o beneficiado seria o atual vereador de Aracaju, Adelson Barreto Filho.

Reunião

Atendendo a um requerimento do vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, o comandante da Guarda Municipal (GM) da capital, coronel Enilson Aragão, e a secretária de Defesa Social do município, Georlize Teles, convidam todos os rodoviários (motoristas e cobradores), a imprensa e a sociedade em geral para uma reunião nesta terça-feira (12), a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Assaltos

Na oportunidade, haverá um amplo debate sobre os constantes registros de assaltos a ônibus em Aracaju, quando os presentes poderão apresentar sugestões de abordagens necessárias pela Guarda Municipal dentro dos terminais de Integração do Transporte Coletivo, com intuito de conter os registros.

Alô João!

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) denunciou o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, por não prestar informações à Justiça Eleitoral. Ele, que ocupa o cargo de presidente do Diretório Regional do Partido Democratas de Sergipe, foi notificado a informar se a agremiação realizou pagamento de R$17.729,70 determinado pela Justiça, referente à desaprovação da prestação de contas do partido em 2009. No entanto, segundo a Procuradoria, o réu não respondeu.

Perdeu o prazo

Na denúncia, a PRE/SE explica que, em 2015, o prefeito de Aracaju havia sido notificado pelo Tribunal Regional Eleitoral e, depois, pessoalmente intimado a informar se a determinação judicial fora cumprida. O prazo determinado para a resposta esgotou-se e João Alves Filho não se manifestou.

Descumprimento
Segundo a PRE/SE, a conduta do presidente do Diretório do DEM se enquadra em delito previsto no Código Eleitoral. O art. 347 estabelece pena de detenção de três meses a um ano para quem se recusar a cumprir ou obedecer a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral. A denúncia será julgada pelo TRE.

Adriano Taxista

O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, anunciou que seu partido tem toda intenção de apoiar a reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM) na capital, mas enfatizou que os tucanos não vão abrir mão de compor na chapa majoritária. Adriano é defensor da continuidade da chapa com José Carlos Machado (PSDB), mas se o DEM não aceitar, terá que abrir espaço para o PSDB escolher outro nome. Agora, se os democratas não aceitarem, o PSDB não descarta lançar uma pré-candidatura própria em Aracaju ou até, se for o caso, apoiar outro projeto político.

Machado na vice

Para Adriano Taxista o momento é de somar e jamais de dividir, por isso ele entende que “vejo comentários sobre a saída de Machado da chapa. Eu particularmente sou contrário e não concordo. Não tem um vice mais comprometido com a administração, mais dedicado ao projeto do prefeito do que Machado. É um político de visibilidade nacional, é respeitado, além de ser amigo do prefeito há décadas. Não é justo que agora queiram tirar Machado da majoritária”.

Sem acordo

Ainda nesta linha de raciocínio, Adriano Taxista se posicionou diante do cenário que está sendo formado dizendo que “se o PSDB não serve para compor na majoritária, ele também não serve para compor na chapa proporcional, para eleger vereadores. Nós temos pré-candidaturas importantes para vereador de Aracaju e não aceitamos que o partido seja desprestigiado desta maneira. Se não quiserem Machado, vamos sentar e discutir um outro nome do PSDB para compor”.

Candidatura própria

Por fim, Adriano reforçou que torce pelo entendimento, mas não descarta um projeto próprio do PSDB na capital. “Nossa intenção é a reeleição do prefeito João Alves. Mas se o PSDB se sentir deslocado neste cenário, nós vamos trabalhar para lançar um candidato a prefeito pelo nosso partido. Temos bons quadros e gente com disposição para aceitar o desafio”, disse, não descartando compor com outra pré-candidatura. “Tudo é possível. O PSDB estará com quem tem interesse de contar com o nosso apoio e poderá indicar o vice de qualquer candidatura”.

São Cristóvão

O pré-candidato a vereador por São Cristóvão, o jovem Nélio Miguel (PSD), fez o lançamento, na sede do município, da sua pré-candidatura a vereador. O evento contou com as presenças de Betão do Povo, presidente municipal do PSD e pré-candidato a prefeito de São Cristóvão; do presidente do PP, Jorge Vilas Boas; o vice do PP e pré-candidato a prefeito também por São Cristóvão, João Nascimento; o coordenador do Nordeste do Partido Internet (em fundação), Mateus Bispo; além do vice-presidente do PSL, Audacir Oliveira; do advogado e pré-candidato pelo PT, Dr. João Garcez; e diversas lideranças jovens.

Wânia Macedo

Disposta a luta por uma maior participação da mulher na política sergipana, Wânia Macedo (PPS) é pré-candidata a vereadora de Aracaju e tem boa aceitação nas diferentes camadas sociais da capital. É bastante conhecida por sua atuação como Mestre de Cerimônias e revela que esperar desenvolver seu talento na política, como instrumento de transformação social.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também