Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Sinuca de bico

 

Caso a direção nacional do PMDB proíba coligações com o PCdoB e o PT, os peemedebistas de Aracaju estarão em maus lençóis. É que o partido dispensou o pré-candidato próprio para apoiar justamente o prefeiturável comunista Evaldo Nogueira, que deve ter a petista Eliane Aquino como candidata a vice. Preocupada com o provável veto, a cúpula do PMDB sergipano segue hoje para Brasília visando participar amanhã da reunião convocada pela direção do partido para tratar sobre coligações. Os mais agoniados com a possível proibição são os pré-candidatos a vereador. Estes sabem que se não coligar com outros partidos, o PMDB dificilmente elegerá alguém para a Câmara. E agora, se realmente a aliança com o PCdoB e o PT for mesmo proibida, com quem os peemedebistas vão se coligar na capital? Um postulante ao Legislativo só enxerga uma saída honrosa para esta sinuca de bico: calçar as sandálias da humildade e se aliar ao PSB de Valadares Filho, usando como discurso a unidade das oposições para impedir a reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM). Alguém sugere alternativa melhor?

Cassado no cargo

Embora tenha sido cassado em maio pelo Tribunal Superior Eleitoral, o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) segue presidindo a Assembleia Legislativa. A demora do TRE em cumprir a decisão unânime do TSE preocupa a procuradora regional eleitoral, Eunice Dantas. Segundo ela, “só resta à Justiça Eleitoral em Sergipe adotar as medidas necessárias ao cumprimento da decisão. Se não o fizer, pode incorrer em risco de invasão na instância superior”, adverte. Como perguntar não ofende: alguém sabe o motivo da demora do TRE para oficializar a cassação de Luciano?

Troca de postos

O petista Sílvio Santos foi substituído por Vera Lúcia Cardoso na Superintendência do Ibama em Sergipe. Ex-servidora pública, ela foi indicada para o cargo pelo deputado federal Adelson Barreto (PTB). Vera pretende atuar em cooperação com os demais órgãos ambientais, ampliando o diálogo, em buscas dos melhores resultados.

Cheque em branco

A Câmara de Aracaju se reúne daqui a pouco para votar três projetos do prefeito João Alves Filho (DEM). O mais polêmico deles revoga o artigo da Lei Orgânica, que proíbe o chefe do Executivo fazer empréstimos bancários para serem pagos pela próxima administração. Para ser aprovada, a matéria precisa dos votos de 16 vereadores, o que significa que João depende dos peemedebistas Dr. Gonzaga e Bigode do Santa Maria. Os outros dois projetos tratam sobre substituição tributária, e o regime próprio da Previdência. Fiquem de olho na Câmara!

Tucanos invocados

E o PSDB promete chutar o pau da barraca do DEM se José Carlos Machado não for mantido como vice na chapa do prefeito João Alves Filho. Segundo o vereador tucano Adriano Taxista, “se nosso partido não serve para compor na majoritária, também não presta para fazer coligação proporcional”. O parlamentar garante que, caso Machadão seja substituído na chapa de João por um político de outro partido, o PSDB pode até lançar candidato próprio a prefeito da capital. Homem, será?

Não esqueça

Você ainda lembra quais foram os nove deputados estaduais cassados sob a acusação de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia? Para clarear sua memória, segue a relação dos condenados: Adelson Barreto, João Daniel, Augusto Bezerra, Paulinho das Varzinhas, capitão Samuel Barreto, Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade, Zezinho Guimarães e Venâncio Fonseca. Apesar de cassados, todos seguem no bem bom de seus mandatos. Êta brasilzão sem jeito!

Fique ligado

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de outubro devem ficar atentos as datas que estão no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. A partir do próximo dia 20, por exemplo, os partidos estão autorizados a realizarem as convenções para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e a vereador. No mesmo dia, candidatos, partidos e coligações poderão pedir direito de resposta a órgãos de imprensa visando contestar afirmações e imagens consideradas caluniosas.

Homem de sorte

E a chamada grande imprensa não esquece os processos contra o deputado André Moura (PSC). Veja o que escreveu o colunista da Folha, Bernardo Mello Franco: “O deputado André Moura, do PSC, é outro homem de sorte. Réu em três ações penais, sob a acusação de desviar verbas públicas, ele continua a desfrutar das mordomias do mandato. Sua ficha ainda inclui três inquéritos, um deles por tentativa de homicídio. Para completar, ele foi condenado por improbidade após usar verba pública num churrasco. Numa democracia madura, um político com esse currículo não ocuparia nenhum cargo relevante enquanto não fosse inocentado de todas as acusações. No Brasil de 2016, Moura conseguiu ser promovido a líder do governo na Câmara”. Misericódia!

BRT é lorota

Embora não informe de onde virão os recursos para a implantação do BRT em Aracaju, o prefeito João Alves Filho (DEM) insiste em prometer para breve o moderno sistema de transporte coletivo, idêntico ao existente em Curitiba. Como acreditar nesta conversa mole se, após mais de três anos, a administração demista ainda não conseguiu nem mesmo substituir todos os pontos de parada de ônibus da capital? João, conte outra!

Conta gotas

Os aposentados do Estado ainda não sabem quando vão receber o salário de junho. Alegando queda da receita, o governo de Sergipe parcelou os salários dos servidores que ganham mais de R$ 4,5 mil, devendo anunciar hoje quando pretende pagar aos inativos. Os funcionários que ainda não receberam o mês de junho e ganham até R$ 4,5 mil vão botar a não na grana nesta terça-feira (12). Que sufoco!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A República, em 15 de dezembro de 1946.

Resumo dos jornais

Leia também