12/07/16 - 14:47:20

Governo de Sergipe amplia parceria com município de Carira (Foto assessoria)

No município, programa já possui quatro sistemas de dessalinização em pleno funcionamento espalhados pelos Povoados Bezerra, Lagoa dos Porcos, Três Tanques e Macacos

Em busca de ampliar ainda mais o acesso das comunidades rurais à água potável, através da implantação de sistemas de dessalinização do programa “Água Doce”, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, recebeu no final da manhã desta segunda-feira (11), o prefeito do município de Carira, no agreste central sergipano, Diogo Machado.

E o sucesso do programa no município – que já tem quatro sistemas de dessalinização em pleno funcionamento espalhados pelos Povoados Bezerra, Lagoa dos Porcos, Três Tanques e Macacos -, chamou a atenção do prefeito, que, entusiasta, solicitou ao secretário a instalação de um quinto sistema. “Viemos pedir a ampliar a parceria com a prefeitura. O projeto é muito importante, porque deixa a água com qualidade para os moradores dessas regiões”, disse.

Olivier Chagas, de pronto, acolheu o pedido. “Sem dúvida que iremos estudar e atender esse pleito do prefeito e ampliar as parcerias em prol das populações menos favorecidas”.

Água Doce

O programa é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o programa beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste.

Sergipe

Em Sergipe, o primeiro município a ter o sistema de dessalinização instalado foi Poço Redondo, na comunidade remanescente quilombola Serra da Guia. O poço tem vazão de 2000m³/s e, diariamente, são colhidos 25 litros de água por família. Há também poços em Nossa Senhora da Glória, Carira e Poço Verde.

Fonte ASN