Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

ZIKA: SENADOR QUER BENEFICIO PARA FAMÍLIAS AFETADAS

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) quer ajudar as famílias afetadas pelo zika vírus. Por meio de Projeto de Lei do Senado (PLS 255/2016), o parlamentar propõe conceder pensão às crianças diagnosticadas com microcefalia, cuja renda familiar seja até dez salários mínimos. A proposta é custear parte dos gastos com a saúde, já que, em muitos casos, um membro da família precisa se dedicar integralmente aos cuidados da criança, que têm as habilidades motoras e cognitivas.

Para o senador, controlar a epidemia de zika no Brasil e em outros lugares é um grande desafio, já que o fundamental é interromper com êxito o ciclo de transmissão. “Enquanto não existe vacina ou tratamento antiviral específico, o controle do mosquito vetor, o Aedes aegypti, é, inquestionavelmente, a principal medida para evitar as doenças que ele transmite”, disse.

Eduardo, disse ainda, que as tentativas de controlar a dengue, que tem um ciclo de transmissão urbana similar ou idêntico, por meio do mosquito, fracassaram completamente. “O avanço da dengue no país entre 1990 e 2015 evidenciam o fracasso”, completou.

“Com base nesse descontrole e nessas dificuldades, os especialistas, em consenso, estimam que a infecção pelo vírus da zika deve se tornar doença endêmica, tanto em território nacional como em outros países do mundo, em um cenário semelhante ao que ocorre com a dengue”, explicou Eduardo.

Para ele, o Poder Público deve assumir sua parte da responsabilidade e, além de lhes prestar assistência à saúde e educação integral, garantir o pagamento de benefício mensal e vitalício, com o intuito de custear parte dos enormes gastos necessários para propiciar vida digna a esses indivíduos.

Dados

Os 1.384 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 499 municípios, localizados em 26 Unidades da Federação. O Ministério da Saúde ressalta que esses dados não representam, adequadamente, a totalidade  do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcelafia.

Assessoria de Imprensa

Leia também