Aracaju, 28 de março de 2024

NE TEM INFLAÇÃO ABAIXO DO ÍNDICE NACIONAL EM JUNHO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Índice regional de inflação é monitorado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, órgão do Banco do Nordeste

O Nordeste apresentou crescimento de 0,32% da inflação em junho, índice inferior ao verificado em âmbito nacional no mês (0,35%). A avaliação é resultado de monitoramento periódico do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de estudos regionais do Banco do Nordeste.

No acumulado dos últimos doze meses, a inflação no Nordeste registrou alta de 9,0%, nível mais elevado que o verificado em todo o Brasil (8,8%). Apesar disso, a região apresentou indicadores abaixo do nível nacional em seis dos nove grupos de preços pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fortaleza continua com a maior taxa de elevação de preços na região, chegando a 10,4%. Em seguida, aparecem Salvador, que registrou inflação de 8,8%, e Recife, com índice de 8,5%.

Na avaliação mensal de junho, as três capitais mais populosas do Nordeste registraram variações equilibradas em comparação a maio: Fortaleza e Salvador, com 0,32%, e Recife, com 0,33%.

“Apesar de certa resiliência do processo inflacionário nos últimos meses, espera-se que, em razão da atividade econômica, conjugada com a diluição dos efeitos da elevação dos preços administrados em 2015, resulte no arrefecimento da pressão inflacionária”, afirma o estudo.

Habitação

O índice regional de inflação é composto por nove grupos de preços. Na análise mensal, o grupo “Habitação” foi o que  apresentou a maior elevação de preços, crescendo 1,36% no Nordeste, sendo 1,8% em Salvador, 1,21% em Recife e 0,61% em Fortaleza.

Além de “Alimentos e Bebidas” e “Habitação”, também são pesquisados os preços nos grupos “Artigos de Residência”, “Vestuário”, “Transportes”, “Saúde e Cuidados Pessoais”, “Despesas Pessoais”, “Educação” e “Comunicação”.

Metodologia

O índice regional de inflação do Etene é elaborado a partir de metodologia própria e utiliza dados oficiais para construir base de análise ampla, válida para toda a região. Ele é resultado de monitoramento periódico do Etene e complementa as informações divulgadas mensalmente, no âmbito nacional, pelo IBGE.

O trabalho é conduzido pelos funcionários do Banco do Nordeste Antônio Ricardo de Norões Vidal (economista, mestre em Administração de Empresas) e Allison David de Oliveira Martins (economista, mestre em Economia).

Fonte BNB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também