Aracaju, 29 de março de 2024

Nó desatado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Com a significativa ajuda de líderes peemedebistas de outros estados, o PMDB sergipano conseguiu abortar o pretendido veto da Executiva nacional do partido às coligações com o PT e o PCdoB. O senador Romero Jucá, presidente interino do PMDB, chegou a condenar possíveis alianças com petistas e comunistas, porém foi rechaçado pelos representantes de Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará. Os três defenderam enfaticamente a autonomia dos diretórios municipais para fazer ou não as coligações de acordo com as decisões locais. Desatado este nó, os peemedebistas aracajuanos retomaram o entusiasmo com a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira (PCdoB) a prefeito de Aracaju. Ainda esta semana, o PT oficializará o nome de Eliane Aquino como pré-candidata a vice do comunista, devendo o PMDB referendar o apoio a esta chapa, que enfrentará o prefeito João Alves Filho (DEM), o deputado federal Valadares Filho (PSB) e outros prefeitutáveis com menor musculatura política. Portanto, aguardemos as convenções.

Troca de postos

A Mesa Diretora da Assembleia deve ser oficializada hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral sobre a cassação de Luciano Bispo (PMDB). Ele será substituído na presidência do Legislativo pelo vice Garibalde Mendonça (PMDB) e no mandato pela suplente Conceição Vieira (PT). A defesa de Bispo ainda alimenta esperanças de derrubar a cassação e promete recorrer ao TRE, TSE e até ao Supremo.

Vai às urnas

Um dia após ter sido empossado como deputado federal, Bosco Costa (PROS) vai às urnas hoje para eleger o novo presidente da Câmara. Ele garante que, diante de tantos candidatos ao cargo, ainda não definiu em quem votará. Bosco está substituindo o deputado Valadares Filho (PSB), que se licenciou sem remuneração para disputar a Prefeitura de Aracaju.

Bigode resiste

Pelo menos até ontem à noite, o prefeito João Alves Filho (DEM) não tinha convencido o vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) a votar no absurdo projeto autorizando a Prefeitura a fazer empréstimos para serem pagos pela próxima administração. Sem o voto de Bigode e do também peemedebista Dr. Gonzaga a propositura não será aprovada, pois precisa do apoio de 16 vereadores e a bancada governista só tem 14. Fiquem de olho na Câmara!

Rei do otimismo

A depender do otimismo de João Gama, presidente estadual do PMDB, o partido fará cabelo, barba e bigode nas eleições de outubro. Entrevistado pelo Jornal da Cidade, o dirigente peemedebista disse que a legenda lançará em Sergipe cerca de 40 candidato a prefeito, com chances de eleger nada menos do que 35 deles. Danou-se!

Canal aberto

O último grande investimento feito pela administração do ex-presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), está sendo exposto em outdoors espalhados por Aracaju. A peça publicitária anuncia para breve a TV Alese em canal aberto. Acessada pelo canal 48 em TV digital, a emissora funcionará pelo sistema de multiprogramação, que permite a transmissão de até quatro programações simultâneas, em sinal aberto e gratuito. Legal!

Cassações em penca

E o Tribunal de Justiça deve votar ainda este mês, o relatório do desembargador Roberto Porto sobre o uso irregular das verbas de subvenções da Assembleia. É bem provável que o tema entre em pauta do TJ no próximo dia 20. Fala-se que existe a possibilidade de pedidos de cassação para pelo menos 11 deputados estaduais. Todos são acusados de usarem as verbas de subvenção de forma a se beneficiarem com os recursos. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Eleição em debate

O PSB vai promover em Aracaju reuniões preparatórias sobre propaganda, registros de candidatura e prestação de contas. Será nesta sexta e no dia 22 próximo, num hotel da Orla de Atalaia. O evento vai ser aberto com uma palestra do senador Antônio Carlos Valadares sobre financiamento da campanha eleitoral. Prestigie!

Contra o jogo

E o senador Ricardo Franco (DEM) promete votar contra a legalização dos jogos. Para o parlamentar sergipano, se os jogos de azar forem legalizados, facilitarão a lavagem de dinheiro e a ampliação do vicio. Com base em dados da Organização Mundial da Saúde, Ricardo revela que entre os apostadores, cerca de 3% enfrentam problemas, como dívidas ou desentendimentos familiares, e 2% seriam efetivamente doentes.

Alô… alô!

Alguém sabe em que pé está o inquérito policial que investiga o uso irregular das verbas indenizatórias da Câmara de Aracaju? Segundo o Ministério Público de Sergipe, os vereadores que “lavaram” as tais verbas são: Agamenon Sobral, Adriano Taxista, Agnaldo Feitosa, Anderson de Tuca, Jailton Santana, Valdir Santos, Augusto do Japãozinho, Ivaldo José, Max Prejuízo, Daniela Fortes, Dr. Gonzaga, Emmanuel Nascimento, Pastor Roberto Moraes, Renilson Felix e Adelson Barreto Filho.

Cobras e lagartos

Não chamem para a mesma reunião o prefeito João Alves Filho (DEM) e os profissionais de saúde do município. Em greve há mais de um mês, eles não poupam nas críticas ao demista. Ontem, durante uma manifestação em frente à Secretaria da Saúde, os grevistas fizeram duras críticas a João Alves, taxado de cruel, maquiavélico, atrasado, diabólico e otras cositas más. Cruz credo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 23 de agosto de 1919.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também