Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

POLARIZAÇÃO A TRÊS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Deu xabu na tese do presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá. Não apoiar précandidatos do PCdoB e PT impunha um radicalismo que não leva a nada, porque cada município tem seus problemas políticos que não enxergam siglas, mas lideranças de cada região. É assim em todo o país, embora nas capitais a questão partidária influencia na formação das chapas.

A posição de se declarar contra a ideia do presidente Nacional, que impedia alianças com partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff, não foi apenas de Sergipe. Mas de diretórios de outros Estados, que viram na proposta uma atitude política pequena. É que nada influenciaria nas decisões mais amplas do PMDB, partido que não adota como prática frequente a intervenção nos atos dos seus diretórios estaduais ou municipais.

Passado o bafafá, o cenário do pleito deste ano já dá para se desenhar. Apenas três candidatos estarão na disputa: João Alves Filho (DEM), Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB). Fala-se que o vereador Doutor Emerson (Rede) também é précandidato a prefeito, mas ele não se manifesta. Dois dos três nomes mais badalados, não apresentaram chapas definitivas, como é o caso de Valadares e João, porque ainda conquistam novos aliados e quase todos desejam a vice.

E é normal que desejem, afinal vão participar da campanha e influenciar no resultado final. Percebe-se que a candidatura de Valadares Filho tomou fôlego, a de Edvaldo e a de João permanecem no mesmo quadro anterior, embora todos trabalhem ao seu modo, como é o caso do atual prefeito, que estica as decisões até os 45 minutos do segundo tempo.

Pelo que se configura a polarização será entre os três, apenas com uma constatação posta pelos próprios candidatos: haverá segundo turno e a disputa será com João.

ASSUME

Bosco Costa (Prós) assumiu ontem a vaga de deputado federal, em lugar de Valadares Filho (PSB), que tira licença de 120 dias para a campanha.

A licença não é remunerada.

BENEDITO

Como antecipou Benedito Figueiredo (PMDB) não passava de sandices o veto de apoio do PMDB ao PT e ao PCdoB. Seria um ato radical.

Benedito cantou a pedra: não passa!

ALÍVIO

Para aliados do précandidato a prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) a confirmação do apoio à chapa liderada por ele chegou como um grande alívio.

Houve até comemoração.

DILMA

As opiniões se dividem em relação à presença de Dilma Rousseff (PT) em Aracaju. Tem quem ache que ela pode prejudicar a chapa liderada por Edvaldo Nogueira.

Mas o PT e o PCdoB admitem que ela dará força à composição.

TEMER

Nesse momento confuso da política nacional, nem Michel Temer e nem Dilma ajudam a candidatos que disputam as eleições de 2016.

Tanto um quanto outro têm grande rejeição.

ENCONTRO

O Partido dos Trabalhadores reuniu, na noite de segunda-feira, todas as correntes do partido, já para discutir o encontro de sábado, quando definirá pleito de 2016.

O PT vai oficializar Eliane Aquino como vice.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) ainda está conversando sobre candidatura a prefeito e diz que precisa de mais uma semana para anunciar o caminho.

Tem sido todo ouvidos para aliados.

LUCIANO

Deputados fazem elogio ao estilo e trabalho de Luciano Bispo (PMDB) à frente da Assembleia: “ninguém gostaria de vê-lo nessa situação”, disse Luciano Pimentel.

– Fiquei muito triste com esse resultado, concluiu.

JERÔNIMO

Jerônimo Reis (PMDB) espera o governador chegar de viagem para comunicar que não será candidato a prefeito de Lagarto e dirá as razões.

Jerônimo fez uma análise do momento e preferiu ouvir a família.

NOVO NOME

Um empresário conhecido em Lagarto já teria aceitado disputar o mandato de prefeito, com o apoio do grupo político liderado por Jerônimo e Zezé Rocha.

Só será anunciado depois da conversa com Jackson Barreto.

COM JACKSON

O PRB espera o governador Jackson Barreto (PMDB) para falar sobre eleições de 2016. Vai tratar da conversa que teve com Valadares Filho (PSB) e da tendência em apoiá-lo.

Heleno Silva avisa que só tomará uma posição de acordo com JB.

SOBRE A VICE

Heleno Silva disse ontem que o PRB se dispõe a apoiar Valadares Filho, mas quer a posição de vice na chapa. Diz que seu partido tem bons nomes.

As conversas atualmente tratam sobre essa indicação.

SAMUEL

Capitão Samuel protocola hoje no TRE a sua saída do PSL, para ver o posicionamento do tribunal e do PRE sobre o seu desligamento do partido.

Depois da posição do TRE é que ele vai escolher uma sigla de grande porte.

PEQUENO

A saída de Samuel do PSL já estava certa. Ele acha que filiação em partido pequeno não da segurança em razão de mudanças frequentes.

O comentário é que Samuel vai para o PMDB, mas ele nega.

SOCORRO

Capitão Samuel está dedicado hoje a ajudar na campanha de José Franco (PSDB) como précandidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro.

Isto acena que também está de olho no tucanato.

REUNIÃO

Précandidatos a vereador de cinco partidos que apóiam a reeleição de João Alves Filho (DEM) reúnem-se hoje para decidir o vice que acham melhor.

A unanimidade prefere manter José Carlos Machado.

PROJETO

Os vereadores entendem que o projeto foi feito para continuidade da chapa João e Machado e não com qualquer indicado por novos partidos que chegam ao bloco.

A maioria resiste ao nome do deputado Robson Viana (PEN).

TEM DITO

João Alves Filho ainda não oficializou sua candidatura à reeleição, mas não esconde que estará nos palanques em 2016 nas conversas que mantém com aliados.

Augusto Bezerra pode ser o coordenador da campanha.

Notas

Reajustes – O plenário do Senado aprovou ontem oito propostas de reajuste salarial para servidores públicos civis e militares. Os reajustes, que seguem agora para sanção presidencial, ocorrem em meio ao déficit de R$ 170,5 bilhões estimado para este ano e a previsão de rombo nas contas públicas de R$ 139 bilhões em 2017.

0x0

Farol baixo – Nos quatro primeiros dias de vigência da lei que obriga os veículos a circular com o farol baixo aceso em estradas federais durante o dia, cerca de 14,9 mil motoristas foram autuados por descumprirem a norma em rodovias federais. O balanço foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

0x0

Eleição – A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados está marcada para as 16 horas da próxima de hoje, conforme ato assinado há pouco pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora. O parlamentar a ser eleito cumprirá, até fevereiro de 2017.

0x0

Pedaladas – Nas alegações finais apresentadas ontem à Comissão Impeachment, os autores da denúncia reafirmam que a presidenta afastada Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade no episódio que ficou conhecido como pedaladas fiscais e na edição de decretos suplementares sem a autorização do Congresso Nacional.

0x0

Sanciona – O presidente interino Michel Temer (PMDB) sancionou ontem sem vetos a lei que torna obrigatória a medição individualizada de água em novos condomínios. A determinação, que visa a obrigar os prédios a adotarem padrões de sustentabilidade, começa a valer dentro de mais cinco anos (2021).

0x0

Candidato – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou, ontem, em Pernambuco, a forma com que o processo de impeachment foi acatado pela Câmara dos Deputados e o Senado, voltou a afirmar que deve ser candidato em 2018 e se defendeu das acusações que pesam contra ele na Justiça Federal.

Conversando

Programa – A propaganda eleitoral no rádio e na TV vai ter início em 26 de agosto, com alterações na exibição das ações dos candidatos.

Queda – O Governo está fazendo malabarismo para pagamento do pessoal, com a queda drástica do Fundo de Participação deste mês.

Cerveja – A cervejinha está sendo menos consumida e já se percebeu queda em sua produção, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

É grave – O vereador Agamenon Sobral diz que o Sintese alugou uma casa para prática de “orgias” no final de semana.

Peteca – Merendeiras s queixam d salários atrasados. Gilmar Carvalho diz que quem não tiver a “peteca” para funcionar que não trabalhe com o poder público.

Exemplo – Capitão Samuel diz que lei aprovada por Jackson Barreto que beneficia policiais que já exerceram cargos políticos é exemplo para o Brasil.

Luciano – Capitão Samuel presta solidariedade a Luciano Bispo (PMDB) e elogia trabalho do colega parlamentar frente à Assembleia Legislativa.

Defesa – Vereador Renilson Félix defende projeto que prevê antecipação dos royalties e compara situação com a do Proinvest.

Reforma – Sargento Edgard Não sabe o que o PT fez nesses 12 anos com relação a reforma agrária, o número de sem-terras só aumentou!

Leia também