Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Sergipe participa do 6º Fórum de Secretários de Agricultura (Foto assessoria)

_______-Sergipe

O Estado de Sergipe participa do 6º Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais que acontece em Teresina (PI). O evento iniciou nesta quarta-feira, 13 e vai até sexta-feira com o tema “A importância da Agricultura Familiar para o Desenvolvimento da Região Nordeste e seu Funcionamento”.

O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe, Esmeraldo Leal, que representa o Governo de Sergipe no evento, diz que o Fórum de Secretários é um importante espaço de reflexão, proposição e articulação de políticas públicas para agricultura familiar. “Em todos os encontros do Fórum temos compartilhando experiências, dificuldades e resultados”, acrescentou.

Esmeraldo ressalta que os Secretários de outras regiões têm procurado saber como realizamos tantas ações, mesmo em meio à crise financeira que passa o Brasil. “A política do governo de Sergipe voltado para o acesso a terra, regularização fundiária, distribuição de sementes e mecanização agrícola além dos resultados positivos na produtividade de milho, arroz e leite tem levado o nome do estado além-fronteiras”, pontuou o secretário.

O encontro que se realiza no Piauí também vai mostrar experiências positivas de financiamento nos estados, traçar estratégias de fortalecimento e ampliação das políticas por meio da visão dos movimentos sociais, firmar parceria com a cooperação internacional e uma estratégia regional de financiamento, além de conhecer as experiências do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) no Mercosul.

As áreas temáticas desenvolvidas nas reuniões tem como foco o encaminhamento de proposições de políticas de “Assistência Técnica e Extensão Rural para o Semiárido Nordestino”, “As Estratégias Nacionais de Recursos Hídricos e o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Nordeste Brasileiro” e “Acesso à Terra e Regularização Fundiária”.

O Secretário de Agricultura de Sergipe tem exercido um papel de liderança na articulação do Fórum regional de secretários. Em outubro de 2015 durante a realização do 4º Fórum, em Minas Gerais, Esmeraldo foi indicado para coordenar os trabalhos do colegiado. A partir daí ele coordenou a 5º edição do encontro realizado em Sergipe no mês de março deste ano, mediou a sessão extraordinária feita em junho na Bahia, e agora contribui para o encontro no Piauí.

Fonte: SEAGRI-SE

Leia também