Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Adolescentes colaboram com doação de sangue no Hemose (Foto ascom SES)

6085efca466fcd6bc7e6c59f6a4dc797

Para incentivar a doação de sangue entre o público de adolescentes de 16 a 17 anos, o Ministério da Saúde (MS), através da portaria 1.353, ampliou a faixa etária. No Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), a medida tem como resultado a conscientização de jovens alunos do ensino médio, que decidiram inovar através da criação de projetos para mobilizar os colegas na escola.

Uma dessas iniciativas é o projeto ‘Amor na veia’, desenvolvido por Carine Alves Cardoso, ex-aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Ela explicou que a campanha iniciada em janeiro deste ano vem conquistando várias adesões. “Vamos às salas de aula e propomos a doação conjunta. Para isso usamos o argumento da necessidade de centenas de pessoas que precisam da nossa ajuda. E está dando certo”, relatou.

O esforço de Carine recebeu o apoio dos colegas, que reconhecem que a causa é nobre e importante. “Infelizmente só paramos para avaliar o quanto a doação é importante quando alguém próximo, um amigo ou um parente, necessita”, declarou a acadêmica em História, Vitória Santos Rocha, que apesar de também já ter finalizado a escola, apoia o projeto.

Assim como todos os doadores de sangue, os candidatos de 16 e 17 anos apenas serão aceitos para doação munidos de documento de identidade original e oficial com foto. No Hemocentro de Sergipe, o candidato passa pelas seguintes etapas: cadastro, pré-triagem, triagem clínica, doação de sangue e hidratação.

Diferente dos demais doadores, os candidatos com idade abaixo de 18 anos só poderão doar mediante apresentação do termo de autorização de responsável legal, disponível no site. Também é necessária apresentação de fotocópia dos documentos de identificação do responsável pela autorização.

Serviço

O Hemose está localizado na avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço Social através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Leia também