15/07/16 - 05:27:20

Itabaiana recebe nona edição do Governo em Ação (Fotos: Pritty Reis/Seid)

Foram ofertados, gratuitamente, serviços essenciais à população da cidade serrana

O agreste sergipano foi a região escolhida para sediar a nona edição do Governo em Ação, realizada na quarta-feira, 13 de julho, em Itabaiana, por iniciativa do Governo de Sergipe e sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). Foram ofertados, gratuitamente, serviços essenciais à população da cidade serrana durante todo o dia, das 8h às 16h, no Colégio Estadual Murilo Braga.

Entre eles, consultas oftalmológicas, ginecológicas e odontológicas foram disponibilizadas em três unidades móveis do Sesi; e testes rápidos de HIV e Sífilis foram realizados pela equipe do Programa Estadual DST/AIDS. A comerciante Maria Correia aproveitou a chance. Ela queria tirar a segunda via da carteira de identidade, conseguiu e, na oportunidade, recebeu outras orientações. “Aproveitei para ir ao ginecologista, para fazer exames e receber informações sobre prevenção de Sífilis e Aids. Esta ação é muito valiosa para nós de Itabaiana, porque somos muito carentes de alguns serviços. Então é uma bênção”, disse, enquanto aguardava atendimento.

José Airton Santos, funcionário público, aproveitou o Governo em Ação para fazer uma revisão com um clínico geral e enalteceu a importância dos serviços ofertados. “Fiquei sabendo pelas redes sociais e não perdi tempo. Vou receber atendimento médico e aproveito para agradecer a todos que fazem parte desta bela ação social. Aqui em Itabaiana há muita gente carente precisando de serviços como estes aqui oferecidos. O Governo do Estado está de Parabéns”, disse José Airton. A Secretaria de Estado da Saúde também ofereceu atendimento cardiológico e triagem para diabéticos e hipertensos, na localidade.

Gardênia Trindade participou do curso de inglês, iniciativa da Coordenadoria da Juventude da Seidh, e comentou sobre a satisfação de fazer parte da ação. “Os serviços ofertados aqui no Colégio Estadual Murilo Braga são de extrema importância para a população. Eu faço parte de um grupo de jovens que presta serviços para todos os povoados de Itabaiana e nos reunimos para essa troca de informações, hoje estamos recebendo e passando o que sabemos nessa aula de inglês. Está sendo muito interessante?, falou Gardênia sobre o projeto X4 Change, que promove aulas de inglês e espanhol ministradas por intercambistas, em parceria com a Aiesec.

A secretária da Seidh, Marta Leão, destacou a importância de disponibilizar, em um só lugar, o acesso gratuito a tantos serviços para a comunidade. ?A cidade de Itabaiana sempre recebe a todos de braços abertos e estamos aqui hoje justamente para levar as ações do governo para ainda mais perto da população. Temos a obrigação de manter estes serviços de forma permanente, mas nem sempre as pessoas têm condições de ir aos locais onde eles são prestados. Então viemos aqui nesta quarta-feira, e ficamos felizes em ver a alegria dessas pessoas quando sentem que o governo está próximo, cuidando delas?, disse a secretária Marta Leão.

Um dos momentos mais marcantes do Governo em Ação de Itabaiana foi o plantio de uma muda orgânica de Jenipapeiro no Colégio Estadual Murilo Braga. A secretária Marta Leão e os alunos Simara Ribeiro e Matheus Santos fizeram o plantio da muda frutífera, cedida pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seidh. Participaram do ato a ex-secretária de Inclusão Social de Itabaiana, Rosilene Andrade; a diretora do DSAN, Lucileide Rodrigues; a Diretora Regional de Educação da DRE 03, Soraya Goes Fonseca; e o chefe do cerimonial da Seed, Almir Garcez.

Também participaram do evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas; e a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça. Ela ressaltou a eficácia da parceria entre as secretarias. “Estamos aqui juntamente com a Seidh para o fortalecimento das ações de prevenção e promoção à saúde. Estamos com uma grande equipe interdisciplinar, com cardiologista realizando eletro e orientando a população. Muitos serviços estão sendo oferecidos aqui hoje. Isso mostra o comprometimento do serviço público junto à população”.

Ação conjunta

Além dos serviços citados, participaram do Governo em Ação o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh, que realizou distribuição de mudas orgânicas frutíferas e fez orientação nutricional; o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), com emissão de Carteiras de Trabalho, cadastro e intermediação de mão de obra; as equipes do Cadastro Único e Bolsa Família, Defesa Civil e SAMU; a Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres da Seidh, com o Ônibus Lilás, para conscientização e atendimento a mulheres vítimas de violência; e a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (Setesp), com avaliação física da população.

Com apoio logístico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o mutirão também integrou os serviços de Procon, Deso e Banese, com negociação de dívidas e esclarecimentos à comunidade; do Movimento Popular de Saúde (Mops), com massagem, reiki, auriculoterapia e iridologia; de voluntários do próprio município, que realizaram cortes gratuitos de cabelo e barba; além do Serviço Social da Indústria (Sesi), que esteve presente mais uma vez, com suas unidades móveis.

Nas nove edições do Governo em Ação foram emitidas 16 mil carteiras de identidade.

Ascom ASN