15/07/16 - 05:21:25

Belivaldo Chagas inaugura Espaço cuidar em Simão Dias (Foto Marcele Cristine)

Administrado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH), o Espaço Cuidar abrigará serviços de outras secretarias, como da Segurança Pública, que terá um Instituto de Identificação no local

“Um braço estendido do Governo de Sergipe e da Inclusão Social para a população de Simão Dias”, assim o governador em exercício, Belivaldo Chagas, classificou o Espaço Cuidar que foi entregue na cidade na manhã desta quinta-feira, 14. Administrado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH), ele pode abrigar também serviços de outras secretarias, como a Segurança Pública que terá um Instituto de Identificação no local. Durante o ato, também foi assinado ordem de serviço para reforma e modernização do escritório da Companhia Estadual de Abastecimento (Deso).

Enquanto a obra estiver sendo executada, o atendimento relativo à agua será prestado também, de forma provisória, no Espaço inaugurado. A unidade contará com sala do Instituto de Identificação e do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). Segundo Belivaldo Chagas, o Espaço Cuidar ajudará na identificação das necessidades relacionadas ao idoso, jovem, mais carentes.

“O Espaço Cuidar vem atender as pessoas, para que aqui a população se comunique melhor com o Governo. Quem busca um serviço, terá esse lugar para fazer a sua cobrança e automaticamente ser atendido. A gente já começa numa ampliação de parcerias, trazendo a confecção da carteira de identidade, porque há essa necessidade, isso mexe muito com a vida das pessoas. Às vezes, o cidadão tem que sair daqui para ir a Aracaju para tirar sua carteira de identidade. Agora, quem vive em Simão Dias e nos municípios mais próximos já sabe que o serviço estará disponível todas as quartas”, destacou.

A iniciativa foi elogiada pela moradora da cidade Leonides Lélis Silva. “Algumas pessoas não têm condições financeiras de ir para Aracaju. Às vezes chega lá, está fora do sistema, outras vezes não tem como tirar no mesmo dia os documentos como a identidade. Que bom que agora passa a ter o serviço aqui”, disse.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Marta Leão, falou da satisfação de inaugurar o quarto Espaço Cuidar. “A tendência aqui é aumentar o atendimento, trazendo essa secretaria que é tão grande para Simão Dias. Esse pequeno Espaço Cuidar tem um coração muito grande, tanto que abraça a Deso e a SSP e os nossos programas que vão ficar aqui. Vamos cuidar muito melhor da população da cidade. Todas as quartas-feiras, estaremos presentes junto com as coordenações de programas identificando as necessidades da população”, contou. Os demais espaços são localizados nos bairros Bugio e Santa Maria em Aracaju, e no Mutirão em Nossa Senhora do Socorro.

A coordenadora do Espaço, Ana Lúcia Vieira informou que a unidade contará com dez profissionais, entre assistentes sociais e auxiliares administrativos, e funcionará de segunda à sexta. “É um espaço de convivência que vai agregar muito para nosso município. Teremos cursos de capacitação, oficinas, atividades recreativas e funcionaremos todos os dias”.

Documentos

O coordenador Geral de Perícias da SSP, Moisés Chagas, informou que a demanda da população pelo RG, o registro geral, tem sido cada vez mais atendida pelo Governo do Estado.

“Temos atendido ao interior do Estado, atendendo a solicitação do governador Jackson Barreto, saímos de cidade em cidade entregando carteiras de identidade nos mutirões e nas ações do Governo. Belivaldo sentiu a necessidade aqui em Simão Dias e, com a inauguração do Espaço Cuidar, estamos iniciando também a sala onde funcionará o Instituto de Identificação, que fornecerá o documento no mesmo dia. Já passam de 16 mil carteiras entregues a população do interior evitando, assim, que essas pessoas se desloquem de sua cidade”, informou.

O local cedido ao Instituto de Identificação recebeu o nome do vereador João Silveira Déda Neto. “Fizemos questão de fazer essa homenagem, porque João Déda foi um vereador amigo e atuante”, explicou Belivaldo Chagas.

Ordem de serviço

Na ocasião, foi assinada ordem de serviço para reforma e ampliação do escritório da Deso no município. Durante a obra, o atendimento ao público será feito no Espaço Cuidar. A previsão de entrega do prédio reformado e equipado é de 90 dias.

“Nós estamos lançando hoje, uma demanda do governador, a modernização do sistema de atendimento da Deso. Em Simão Dias, todo o escritório vai ser reformado na sua parte física, mobiliário e os computadores serão renovados, de forma que a gente possa prestar o melhor atendimento aos nossos cliente “, disse o presidente da Deso, Carlos Melo.

O morador Eliezer Ribeiro aprovou a ação dizendo que a cidade precisava. “Foi até uma surpresa chegar e ver esse serviço, uma melhora para Simão Dias, uma cidade que já teve diversos governadores e merecia algo assim”, disse.

Outros benefícios

O governador em exercício falou aos presentes de outras ações na cidade. Disse que, apesar das dificuldades enfrentadas, o Governo trabalha para ampliação do abastecimento de água da região, com a duplicação da adutora Piauitinga, construída há mais de 30 anos.

“A região vem crescendo e há necessidade, portanto, de aumento da sua capacidade de abastecimento. A Cohidro, com o apoio da Secretaria de Inclusão, através do Fundo da Pobreza, vai disponibilizar R$2 milhões para fazer um abastecimento em várias comunidades. Uma preocupação do governo para que as coisas aconteçam e já temos em andamento a duplicação da adutora. A expectativa é que, até o final do ano, tenha essa licitação concluída e, a partir do próximo ano, a obra seja executada. Os recursos já estão garantidos”, afirmou.

Além desse investimento, a gestão estadual pretende entregar, também, o asfaltamento do povoado Bomfim e a obra de reforma do Terminal Rodoviário.

Ascom ASN