15/07/16 - 13:19:40

Itabaianinha recebe mais uma edição do Inova moda inverno (Foto ascom)

Empresários do segmento de confecções e acessórios de moda e empreendedores ligados ao setor terão oportunidade de participar do Inova Moda Inverno 2017 – Criação Colapsos. O evento será realizado de 18 a 22 de julho, no Polo Têxtil de Itabaianinha – SE.

O Inova Moda é fruto de um trabalho de pesquisa colaborativa, multidisciplinar, realizado a nível nacional por colaboradores da Rede Senai Têxtil e Confecção em convênio com o Sebrae. O evento é voltado para o estímulo da criatividade e do design na cadeia produtiva de moda brasileira. A pesquisa apontou que os consumidores querem uma moda sustentável.

O objetivo é aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de confecção e moda de Itabaianinha e região. O caderno pretende levar orientações, conceitos e estratégias para que as micro e pequenas empresas possam produzir com inovação e tecnologia, apontando os materiais, as cores, as tendências mundiais da indústria da moda para o próximo inverno.

A proposta é fornecer informações e apresentar direcionamentos a serem utilizados no processo de criação, desde a escolha da cartela de cores e materiais até a finalização da coleção, levando em consideração um somatório de referências, interferências e novas tecnologias para o Inverno. As informações de mercado, comportamento de consumo, novas tecnologias, materiais, cores e formas são coletados a partir de pesquisas nacionais e internacionais, que são referências de moda.

“O principal objetivo é fortalecer os segmentos de confecções e acessórios de moda em Sergipe. Proporcionando o acesso dos empresários a novas tecnologias e novas metodologias para realizarem o desenvolvimento de seus produtos. Estamos fornecendo ferramentas para a melhoria das práticas empresariais e, consequentemente, a sua competitividade de modo a fortalecer as empresas”, explica Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE.

Programação

Durante o período do evento acontecerão oficinas sobre Desenvolvimento de Produto, Olhar da Forma (modelagem) e Ensaio de Elaboração de fichas técnicas de produto para o planejamento da produção. Além das oficinas também haverá o Curso Laboratório de Criativação. Os instrutores serão Rafael Lemos Queiroz e Kelly Emanuelle de Barros Acioli. O Inova Moda Inverno é uma realização do SENAI em parceria com o SEBRAE.

Segundo a analista do SEBRAE Aldeci Andrade, serão trabalhados dois conceitos. “O primeiro é sobre Perspectivas, que nos leva a pensar e rever o significado do luxo não sob o ponto de vista do consumo, mas sim pela ótica dos processos. O segundo será sobre Estruturas, como a tecnologia está afetando nossas vidas e vem impactando e remodelando os ambientes econômicos, sociais, culturais e humanos”, destaca.

Produtor Mundial

Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST), o Brasil é o sétimo maior produtor mundial de têxteis e vestuário, com mais de 100 mil indústrias de confecção formais e informais, que produzem em torno de 7,2 bilhões de peças por ano. O setor também abriga quase 2 milhões de trabalhadores e é o segundo segmento que mais emprega no país.

Bruno Leonel