15/07/16 - 15:39:49

Alunos do Nilson Socorro desfilam com roupas recicladas (Foto assessoria)

Por Ítalo Marcos

Os alunos do Colégio Estadual Nilson Socorro participaram de mais uma ação de preservação ambiental e cidadania. Coordenados pela professora Cristiane Cardoso, eles participaram, na manhã desta sexta-feira, 15, do Projeto Reciclarte, no qual desfilaram e mostraram de forma criativa os resultados de fantasias e indumentárias produzidas com os materiais recolhidos nos espaços da escola, a exemplo de papéis de bala, copos de energéticos líquidos, garrafinhas e tampinhas de refrigerante.

Bastante envolvidos com o projeto, os estudantes não esconderam o entusiasmo em participar do desfile. Foi o caso de Roberto Pazolline, do 7º ano. “Catamos materiais para podermos reutilizar, e acho que isso está nos fazendo bem, nos ensinando a ter boas qualidades”, disse ele, cuja turma produziu vestidos com papéis de bala.

A professora Cristiane Cardoso explicou que durante certo período, os alunos recolheram na escola ou em casa alguns materiais reutilizáveis. Depois realizaram pesquisas e confeccionaram as indumentárias.

“Nós diagnosticamos que o lixo tem sido um dos principais problemas que assolam nossa escola. E o desfile foi uma forma de percebermos os diferentes materiais que eles estão descartando no dia a dia. E mais importante que o desfile foi o processo de pesquisa e sensibilização. Agora a gente espera que eles diminuam a quantidade de descartes”, disse.

Conscientização

Os alunos que participaram do desfile destacaram a importância do projeto para uma maior conscientização ambiental. Keyse Letícia, que estuda no 1º ano, afirmou que através do Reciclarte aprendeu a não poluir o meio ambiente. “A gente pegou materiais recolhidos na própria escola, como papel de bala, garrafa de refrigerante, CDs velhos, jornais. Achei muito interessante isso”, afirmou.

Auane Santos, do 1º ano, estava vestida com uma indumentária toda feita com CDs velhos. “A gente aprende a reciclar, em vez de jogar fora. Podemos utilizar os materiais recolhidos em roupas e aproveitar para fazer outras coisas”.

Abusando da criatividade, Geovana de Oliveira estava com um vestido de noiva todo produzido com copos descartáveis. E para o entusiasmo de todos da escola que estavam assistindo, ela ainda jogou o buquê durante o desfile. “O projeto nos ensina a reciclar. Quando vemos algo jogado no chão, podemos pegar e fazer uma coisa bonita”, afirmou. O seu colega Jeferson da Conceição, do 2º ano, estava com uma roupa produzida com papel de jornal. “Aqui aprendi a importância de preservar o ambiente escolar. Temos que reciclar para não deixar a escola suja”, declarou.

Assessoria de Comunicação da SEED