Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

BANDIDOS GANHAM A BATALHA?

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O assassinato de um cobrador de ônibus foi o assunto na cidade. Em cada canto uma opinião e a maioria conduzia à revolta pela forma como esses bandidos são tratados. Um mendigo, que faz pontos nos sinais, bradou que ‘esses vagabundo têm que ser morto’. Exagero da revolta contida. Mas todos cobravam – e continuam cobrando – medidas urgentes para reduzir a violência fria que parte desses menores armados.

É fácil constatar que interesses financeiros podem superar a prevenção da violência. O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Garibaldi, apresentou projeto, já transformado em lei há alguns anos, que proibia os chamados ‘busdoor’ no parabrisa traseiro dos ônibus.

Empresários da área de transportes entraram com recursos e um juiz determinou que a lei fosse escanteada, em benefício da publicidade no parabrisa traseiro, o que facilitou a ação dos marginais nos assaltos, como o que ocorreu quarta-feira, seguido da morte do cobrador.

O que teria feito um juiz optar pelos busdoor e acolher recurso de empresários, mesmo sabendo que a publicidade impediria a visibilidade do que ocorria no interior do ônibus?

Mas, o deputado Garibaldi já acionou a assessoria jurídica da Alese para retomar a lei que retira a publicidade do vidro traseiro, a fim de dar maior segurança a quem utiliza o transporte coletivo.

As autoridades da área de segurança têm que encontrar uma forma que dê segurança a milhares de passageiros, cobradores e motoristas que usam esse meio de transporte, para que não tenhamos mais e mais assaltos que começam a deixar a sociedade atônita e desprotegida. Não dá para cruzar os braços e deixar a marginalidade dominar a cidade e promover novas vítimas, para servir apenas de lamentações, indignações e a sensação de que os bandidos estão ganhando a batalha.

ANDRÉ MOURA

O deputado André Moura disse que teve conversas com Edvan e Eduardo Amorim, com o senador Valadares e o deputado Valadares Filho sobre composição para a Prefeitura.

Conversa com aliados este final de semana para ouvir a opinião do bloco.

PROCESSO

O desembargador Roberto Porto coloca em pauta o julgamento dos deputados Paulinho da Varzinhas (PTdoB) e Augusto Bezerra (PHS) dia 04 de agosto.

Outros nomes envolvidos no caso da subvenção também serão julgados.

SUSPENSO

Por decisão de Roberto Porto, os deputados Paulinho e Augusto estão afastados de suas atividades na Assembleia Legislativa, até decisão final do processo da subvenção.

O julgamento final levará pouco tempo.

COMOVE

Gera comoção e revolta à sociedade o assassinato do cobrador de ônibus David Jonatas Barbosa. Agora, todos tentam encontrar culpados.

A violência com requinte de perversidade cresce em todo o País.

ESTRATÉGIA

Não dá para colocar um policial para a segurança de cada cidadão e nem dentro de cada ônibus, porque não resolve. Bandido enfrenta policial sem receio de matar ou morrer.

O assaltante usa o efeito surpresa e age com muita rapidez.

DIFÍCIL

Torna-se muito difícil enfrentar essa ‘guerrilha urbana’ que também acontece em Aracaju, hoje envolvendo menores, inclusive da classe média alta.

Todos estão vulneráveis a assaltos seguidos de morte em qualquer canto.

ESTRATÉGIA

Há necessidade de se montar estratégias, que tenham a participação da Polícia e também das empresas de ônibus, para resolver o problema de forma eficaz.

Quem sabe detector de metais? Apenas uma sugestão.

PODE ISSO?

Sargento Edgard pergunta se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) protege o menor assassino de 17 anos ou um anjo de três anos que ficou órfão de pai?

O assassino foi escalado para matar o cobrador porque era menor.

DILMA

Até agora ninguém informou a Edvaldo Nogueira (PCdoB) sobre a vinda da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) a Aracaju dia 25.

Quem iniciou o movimento para a visita foi o deputado federal João Daniel.

COMO FOI

O deputado João Daniel (PT) disse que conversou com Jackson Barreto, em Brasília, antes de ele viajar ao Panamá, e JB teria lhe dito que iria participar do evento.

Quem cuida da vinda de Dilma é a Frente Brasil Popular.

TÍTULO

Segundo João Daniel, Jackson lembrou que ela tinha titulo de cidadã a receber e telefonou ao presidente da Alese para ver se poderia ser entregue em praça pública.

O ato se inicia na praça General Valadão.

FEDERALIZAR

Edvaldo Nogueira acha que perde tempo quem pensa que vai federalizar as eleições municipais em Aracaju, dentro do atual momento político.

Diz que as composições municipais superam as questões partidárias.

PERGUNTA

Altino Fonseca pergunta: como é possível um comunicador o estado de insegurança que vive Sergipe e, ao mesmo tempo gestores da SSP fazem trabalho brilhante?

– No mínimo uma incoerência.

NÃO RECEBEU

Clóvis Silveira recebeu telefonemas dos partidos que se reuniram na 4ª feira, para saber se havia entregado a João Alves a decisão por apoio a Machado para vice.

João não pode receber Clóvis. Ele vai tentar novamente hoje.

CONCEIÇÃO

Deputada Conceição Vieira (PT) preferiu tomar posse hoje na Assembleia, substituindo a Luciano Bispo (PMDB). Ela lamenta as circunstâncias que assume o mandato.

Eleitores de Conceição do interior vão comparecer à sessão.

ANALISA

Luis Garibaldi já está na Presidência da Casa, mas só vai começar a tomar pé das coisas a partir de segunda-feira ao se reunir com diretores.

A questão do pessoal será vista só em agosto.

JERÔNIMO

O ex-prefeito Jerônimo Reis (PMDB) está contornando a pressão da família e anuncia que será candidato a prefeito de Lagarto este ano.

Depois que lançou a précandidatura diz que não pode recuar.

CONFIRMA

Todos alertam Jerônimo das dificuldades do momento, mas ele vai consultar se pode chamar para compor a administração dois técnicos eficientes do TCE e do MPE.

Os técnicos teriam poderes para aprovar ou vetar atos da Prefeitura.

Notas

Pauta – Apesar do recesso branco, o líder do Governo André Moura retorna a Brasília segunda-feira, para discutir com o ministro Geddel Vieira, de Governo, a pauta do próximo semestre. Já na terça-feira estará com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para um planejamento do que deve ser votado no período.

0x0

Aplicativo – Eleitores poderão denunciar compra de votos, suspeitas de caixa-2 e outras irregularidades eleitorais por meio de um aplicativo de celular. O instrumento é uma das medidas do Comitê de Combate ao Caixa-2 nas eleições de 2016, lançado ontem na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro.

0x0

Omissão – Segundo noticia publicada pela BBC Brasil, o juiz federal Sérgio Moro criticou ontem em Washington o papel do governo e do Congresso brasileiros no combate à corrupção. “A omissão deles é muito decepcionante”, afirmou, em palestra no Wilson Center sobre a Operação Lava Jato.

0x0

Força – Após protesto de agentes da Força Nacional de Segurança que estão no Rio de Janeiro para a Olimpíada por falta de diárias e más condições de alojamento, as diárias dos convocados para a Rio 2016 deverão ser reajustadas em 150%, de R$220 para R$550 e o problema de segurança foi sanado.

0x0

Moro – O juiz Sérgio Moro defendeu ontem que a continuidade das investigações contra o ex-presidente Lula na primeira instância da Justiça Federal em Curitiba. O juiz afirmou que uma decisão do ministro do STF Teori Zavascki autorizou a continuidade das investigações contra Lula na 13ª Vara Federal, chefiada por ele.

0x0

Estados – A Desvinculação de Receitas da União (DRU) — que dá ao governo liberdade para realocar 30% das receitas obtidas com taxas e contribuições de aplicação específica — poderá ser estendida a estados e municípios e prorrogada até 31 de dezembro de 2023, o que cria melhores perspectivas às unidades federativa.

0x0

Mais rigor – O furto e a receptação de animais de bando, como bovinos, suínos e caprinos, serão punidos de forma mais rigorosa. O Senado aprovou projeto (PLC 128/2015) que cria uma previsão específica no Código Penal e estabelece uma pena mais dura para este tipo de crime do que a prevista para outros tipos de furto.

Conversando

Hospital – Eduardo Amorim diz que ontem o Dr. Rafael terá reunião com a secretária de Saúde para tratar da unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Sergipe.

Canal – Amorim fala que solicitou ao presidente Michel Temer atenção especial com o Canal de Xingó e com o Hospital Universitário da UFS.

Centrão – Bernardo Mello Franco percebe que Cunha é abandonado pelo centrão. André Moura, Paulinho da Força, Arthur Lira e Rogério Rosso nem foram na CCJ

Guerra – De Jorge Araújo: mais uma vítima de arma de fogo em nossa cidade. Precisamos declarar guerra contra as armas de fogo!

Água – Membros da bancada capixaba pediram a André Moura (PSC) atenção a Espírito Santo, que vem sofrendo com a falta d’água.

Ônibus – Deputado Luis Garibaldi diz que já tem um projeto que retira a propaganda dos vidros traseiros dos ônibus. Empresários entraram na justiça.

Mulher – Conceição Vieira (PT) acredita que o fato de Dilma ser mulher também incomoda o sistema. Ela será bem recebida em Sergipe.

Sistema – Conceição ainda é do tempo que o ‘fato de ser mulher’ incomoda o sistema’. Há um grande exagero nisso e a questão de Dilma não é essa.

Discorda – Presidente do Setranspaju não concorda que se diga que os empresários são os responsáveis pela insegurança nos ônibus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também