15/07/16 - 13:41:52

Repertório nacional encanta público em concerto da Orsse (Foto assessoria)

Os “cantos do Brasil” tomaram conta do Teatro Tobias Barreto na última quinta-feira, 14, em mais um concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Integrando a série Mangabeiras 2016, a apresentação teve como regente o maestro Guilherme Mannis e seu repertório inteiramente dedicado à música brasileira.

O programa da noite contou com um repertório eclético, que transitou desde a música popular da bossa-nova e Bahia, passando pelo movimento armorial de Pernambuco e culminando em renomadas obras do repertório clássico orquestral, como as Bachianas Brasileiras nº4, de Villa-Lobos e o Batuque, de Lorenzo Fernandez.

Completou o programa, de forma inédita em Aracaju, a execução do ciclo de canções orquestrais denominado “Saudades do Brasil”, composto pelo francês Darius Milhaud (1892-1974). “O concerto de hoje mostra diversos panoramas que vão desde as músicas clássicas tradicionais, até as canções ditas como populares. É uma apresentação plural que abrange vários meios artísticos, passando por diferentes épocas que marcaram nosso país”, explicou o maestro.

Além disso, o concerto ainda contou com uma participação especial. Convidada pelo chefe de naipe da Orsse, Jair Maciel, a estudante de contrabaixo da Orquestra Jovem de Sergipe, Márcia Oliveira, teve sua primeira experiência com uma orquestra profissional. “Eu não acreditei quando recebi a notícia de que iria participar do concerto. Sempre tive esse sonho de tocar com a Orsse e agora pude realizá-lo, estou muito feliz”, declarou Márcia.

Há 30 anos residindo em Vitória, no Espírito Santo, e passando um pouco de suas férias na capital sergipana, a estudante Iolanda Pereira contou que esta foi a primeira vez que presenciou a apresentação de uma orquestra em um teatro. “Fui convidada pela minha irmã Lourdes para vir assistir ao concerto e na hora eu aceitei. Adoro música clássica”, explicou. Já a aposentada Lourdes Pereira, relatou que sempre acompanha os concertos da Orsse. “Eu gosto muito do repertório sinfônico, das músicas clássicas, para mim, os aparelhos cantam mais do que a própria voz”, acredita.

Orsse

A Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o próximo concerto acontece no dia 28 de julho, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto e contará com a participação do coro sinfônico.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura