15/07/16 - 09:54:12

Saiba como cuidar da visão com mais praticidade (Foto assessoria)

Especialista indica formas adequadas de usar as lentes de contato

Para aqueles que não aguentam mais o uso dos óculos e se sentem incomodados com o desconforto da armação, as lentes de contato chegaram no mercado para libertar do uso obrigatório dos óculos de grau. Além disso, para as pessoas que prezam pela estética e gostam de mudanças, as lentes coloridas abriram possibilidades para inovações.

De acordo com Emílio Moure, oftalmologista do Hapvida, a lente de contato é uma ótima opção para a praticidade e também a melhor solução para a correção de alguns problemas de visão. “Elas são indicadas para alguns tipos de correções refracionais (graus). Existem casos específicos, como no ceratocone, onde uma distorção na curvatura da córnea não permite uma boa correção com óculos, mas com lentes específicas podemos ter um ótimo resultado. Existem as indicações estéticas, onde as lentes coloridas podem trazer novas cores aos olhos, ou mesmo as incolores, melhorando a autoestima e facilitando a prática de esportes.”, explica.

É importante lembrar que as lentes também possuem prazo de validade. Usá-las fora do período indicado pode acarretar problemas na visão.“Existem lentes de troca anual, mensal, quinzenal ou até para descarte diário. É muito importante que o paciente respeite esse período de troca, lembrando que o estojo também deve ser trocado a cada seis meses pelo menos. O uso das lentes por períodos maiores que o recomendado pode trazer graves riscos de contaminação ou infecção.”, esclarece o especialista.

Os usuários devem ter uma postura preventiva, é necessário ter óculos de reserva, pois no instante em que perceber seus olhos vermelhos ou irritados, a pessoa deve retirá-las e usar os óculos até melhorar da irritação”. O oftalmologista acrescenta que as complicações mais sérias podem iniciar com uma pequena inflamação. Dor e visão embaçada também são sinais importantes.

Os cuidados com a higiene das lentes são fundamentais para o seu bom uso e eficácia, Emilio Moure dá boas dicas para sua preservação:

  1. Não dormir com as lentes
  2. Não lavar as lentes com água da torneira, por causa do risco de infecção
  3. Priorizar o uso de produtos específicos pra limpeza e conservação das lentes
  4. Sempre manusear as lentes com as mãos limpas e evitar locais muito poluídos

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA