18/07/16 - 13:49:12

Alunos fazem o I Simula Enem de 2016 (Foto Eugenio Barreto)

Por Ítalo Marcos

As salas de aula dos 44 polos do Curso Pré-Universitário, em 29 municípios do Estado, ficaram lotadas de alunos neste último final de semana, quando a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), promoveu o I Simula Enem 2016. Cerca de 5 mil alunos participaram do simulado, visando a se prepararem melhor para o exame.

A prova simulou o que os estudantes irão encontrar no Exame Nacional do Ensino Médio, oferecendo a eles a mesma quantidade de questões e com o mesmo horário de aplicação, para que os alunos pudessem treinar melhor a sua participação no Enem.

O diretor do Dase, Fábio Leite, disse que a realização desse simulado foi gratificante. “Foi muito bom ver os alunos levando a sério. Essa foi a primeira vez que a Seed fez o simulado nos moldes do Enem. Cumprimos fielmente o início e o término dos horários nos dois dias. Fico feliz que o secretário Jorge Carvalho e a superintendente executiva, Marieta Barbosa, tenham apostado nesse projeto”, declarou.

Todas as questões foram formuladas pelos próprios professores e direcionadas ao conteúdo do Enem. Ainda de acordo com Fábio Leite, os estudantes terão um retorno sobre o resultado da prova.

“Durante a semana vamos divulgar os gabaritos e também daremos o retorno das provas individualizado a cada aluno, inclusive da Redação, para eles saberem como foi o desempenho no simulado”, explicou. O próximo Simula Enem está previsto para os dias 17 e 18 de setembro.

Preparação

Os alunos que participaram do simulado destacaram a importância da prova para a preparação para o Enem. Nos colégios estaduais João Alves Filho e Barão de Mauá, muitos estudantes chegaram cedo para a aplicação do Simula Enem.

Foi o caso de Frankson Almeida de Souza, que pretende cursar Jornalismo Cultural. Ele destacou que essa é uma preparação importante para a carreira dele e dos seus colegas.

“Vamos perder o medo da prova e saber quais são as nossas habilidades. Tenho confiança em mim e na minha preparação. Os professores que estão conosco desde o início do ano são muito bons, e os materiais são bem atualizados”, disse.

Laíse Lorine pretende ingressar no ensino superior para cursar Economia. Para ela, “essa é uma preparação muito boa para nós fazermos o Enem. Minha expectativa é me sair bem, pois os professores são excelentes e estudei bastante”.

Já Cícera Ferreira foi acompanhar a sua filha, Brenda Ferreira, que quer cursar Jornalismo. A mãe da aluna ressaltou a importância do simulado.

“Agradeço muito por essa oportunidade que é dada aos alunos de escola pública. Sempre incentivo minha filha a fazer o simulado e sempre comparecer regularmente às aulas. A gente vê que hoje em dia, muitos estudantes estão mais avançados do que os alunos de escolas particulares, graças ao suporte que é dado a eles”, declarou.

Para Iago Oliveira, que pretende fazer o curso de Medicina, “todo esforço é bom, todo preparo acrescenta para que façamos melhor o Enem. Quando a gente se esforça, tudo vai ficando mais fácil”.

I Simula Enem

No sábado, 16, os estudantes responderam a questões referentes às áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia seguinte, as provas foram relativas às áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da prova de Redação.

As provas do Simula Enem foram realizadas simultaneamente em todo o Estado. Em Aracaju, o simulado ocorreu nos colégios João Alves Filho, Governador Valadares, Barão de Mauá e Professor João Costa (antigo Costa e Silva); em Nossa Senhora do Socorro, Colégio Juscelino Kubistchek; em São Cristóvão, Colégio Paulo Sarasate, e no conjunto Eduardo Gomes, o Colégio Glorita Portugal.

Avaliação

As provas foram elaboradas com base no modelo adotado pelo Enem, com 180 questões contextualizadas, de modo que o aluno possa avaliar seu desempenho e se preparar adequadamente para todo o exame que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.

O Simula Enem faz parte da estratégia do Programa Pré-Universitário do Governo de Sergipe, iniciado em 29 de fevereiro de 2016, com o intuito de preparar alunos da Rede Estadual de Ensino, ou oriundos dela, para o Exame Nacional, contando também com oficinas de redação e revisões aos finais de semana.

Para realização do I Simula Enem do ano, a Seed conta com um amento no número de participantes em relação ao mesmo período do ano passado.

“São 10% a mais em termos reais de crescimento”, esclarece o secretário Jorge Carvalho, realçando, de igual modo, o aumento do número de polos universitários. Passou de 39 para 44 em todo o estado, ofertado gratuitamente a toda estudantada da rede pública.

Assessoria de Comunicação da SEED