18/07/16 - 16:37:23

Terceiro Simulado Hora do Enem acontecerá em agosto (Foto: Divulgação)

Por Avelar Mattos

Alunos das redes públicas e particular de ensino se preparam para participar do 3º Simulado Online do Programa Hora do Enem, que acontecerá no dia 13 de agosto.

Além de terem se destacado nas provas do 2º simulado, a presença dos alunos da 3ª série desse nível de ensino levou o Estado de Sergipe a ficar em terceiro lugar em participação.

O empenho dos alunos das 240 unidades de ensino de Sergipe que participaram do segundo simulado online possibilitou que a média geral do Estado aumentasse, ficando igual à média do Brasil.

“Tudo isso é fruto do esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em melhorar os índices de participação de alunos do Ensino Médio no Enem”, ressalta Gilvânia Guimarães, diretora do Serviço de Ensino Médio da Seed, ao destacar que para ampliar a participação e melhorar os resultados, a Secretaria vem desenvolvendo palestras com gestores, professores e alunos.

Conhecimento

O simulado é totalmente online e será aberto a todos os interessados, cuja inscrições poderão ser realizadas na plataforma Geekie Games. O simulado possui 80 questões, sendo 20 de cada área de conhecimento, com a mesma metodologia de elaboração dos testes referentes ao Enem.

“O conteúdo é composto de assuntos vistos nas escolas até o período da aplicação dos testes”, disse. A partir do momento de início das questões online, o estudante terá até quatro horas ininterruptas para finalizar as provas.

Ao término do simulado, segundo Gilvânia Guimarães, o resultado é divulgado; e com a média, o aluno poderá identificar instituições de ensino superior e cursos em que conseguiriam ingressar com a pontuação obtida.

A vantagem do Simulado é que o estudante poderá resolver as questões de sua casa, através do celular, do tablete ou desktop, desde que tenha acesso à internet.

A Seed convoca todos que irão fazer o Enem 2016 para que façam o cadastro na Plataforma horadoenem.mec.gov.br, que, além do simulado, oferece plano de estudo personalizado, programa de TV, o MecFlix com aulas a que todos podem assistir e boletins diários com dicas sobre o Enem.

Enem edição 2016

O Enem, Exame Nacional de Cursos, será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro, envolvendo as quatros áreas do conhecimento e exigirá do candidato muita preparação. Em nível nacional, serão mais de 8 milhões de candidatos que farão as provas nos dias programados para sua realização.

O candidato deverá garantir uma boa média nas questões e obter nota maior que zero na redação, pois dessa forma ele terá acesso aos programas federais: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso em universidades públicas de todo o país; Prouni, Programa Universidade para Todos, que concede bolsas para universidades, centros universitários e faculdades particulares; Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação, dando oportunidade ao candidato de pagar seu curso após a formatura.

O candidato poderá ainda ingressar em universidades portuguesas que aproveitam o Exame para ingresso.

Avaliação

De acordo com o MEC, os cursos mais procurados pelos candidatos que participaram do Simulado Hora do Enem foram: Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Engenharia Civil.

A média geral para Ciências Humanas foi 534, seguida da de Matemática, 524, Linguagem e Códigos, 506 e Ciências da Natureza, 500.

O melhor desempenho nas questões foi alcançado em Filosofia e Geografia. O pior desempenho ocorreu em Matemática e Química.

Assessoria de Comunicação da SEED