Aracaju, 16 de abril de 2024

DIRETORES DE ESCOLAS DE ARACAJU INICIAM FORMAÇÃO CONTINUADA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_____03

A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta segunda-feira, 18, o estudo do primeiro módulo do curso de Formação Continuada em Serviço para Gestores Escolares das escolas estaduais circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

A Subjetividade do Direito à Educação e Gestão de Pessoas foi o tema abordado pela especialista em Legislação e diretora da DEA, Eliane Passos. A técnica levou para o encontro o arcabouço legal em portarias, resoluções e diretrizes instituídas pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Conselho Estadual de Educação.

“No primeiro momento, traremos a legislação que orienta as escolas e também mostraremos os parâmetros do perfil da gestão enquanto diretora da DEA”, salientou Eliane Passos.

Os diretores receberam uma coletânea sobre legislação escolar, que deverá também ser utilizada como consulta permanente no dia a dia da escola.

“Pensamos o curso para diretores com foco na liderança e papel que um gestor deve ter na unidade de ensino. A Secretaria busca garantir uma política de formação, com foco na educação de qualidade”, destacou Welto Gama, responsável pelo curso e coordenador de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam).

Metodologia

A formação continuada foi lançada pelo secretário estadual de Educação, Jorge Carvalho, no dia 1º de junho, no Teatro Atheneu, contando com a palestra do secretário de Educação do Estado do Tocantins, Adão Francisco de Oliveira.

Dividido em módulos para diretores e coordenadores pedagógicos, o curso de formação é coordenado pelo Departamento de Educação e Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios da Secretaria de Estado da Educação.

Para os diretores, a formação tem uma carga horária de 50 horas/aula, 25 das quais são presenciais e 25 são de estudos dirigidos a distância, dividida em cinco módulos: Subjetividade do Direito à Educação e Gestão de Pessoas; Planejamento Estratégico, Projeto Político Pedagógico e Plano de Ação; Gestão Financeira e de Patrimônio; Atuação do Gestor Escolar na Gestão da Aprendizagem; Plano de Trabalho Escolar (PTE).

Os coordenadores farão a Formação Continuada em Serviço da Educação Básica, contando com cinco módulos gerais e três específicos, numa carga horária de 120 horas/aula.

O certificado será expedido pelo Centro de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado da Educação.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também