Aracaju, 28 de março de 2024

Rio 2016! Além de mais desigualdade social, Jogos Olímpicos no Brasil trarão o “terror”!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Antes que os discursos demagógicos se inflamem por aí afora, este colunista não é contrário aos Jogos Olímpicos e nem a Copa do Mundo de Futebol ou qualquer outro evento esportivo de grande porte. Normalmente eles refletem alegria, a competitividade, ficam marcados por gestos e expressões, e, definitivamente, eles têm uma capacidade que nem o dinheiro e muito menos as enfadonhas reuniões dos líderes mundiais dificilmente conseguem: o Esporte é capaz de unir povos. Mesmo as Nações em conflito, em luta armada, travam nas quadras, nos gramados, nas piscinas, a forma mais limpa e mais saudável das disputas. Competem! Uns ganham, outros perdem. Há respeito, sobretudo, ao resultado.

Mas nem tudo são “flores” com a realização desses eventos, sobretudo, em um País de terceiro mundo como o nosso! É isso mesmo! O Partido dos Trabalhadores, ao longo de seus governos, tentou incutir na cabeça dos brasileiros que nós somos uma “potência emergente”, competitiva, e que as grandes potências mundiais passaram a nos enxergar de uma forma diferenciada, mais respeitosa, por conta do pagamento da dívida com o FMI, por conta de política sociais mais eficientes para os mais pobres, dentre outras “obrigações” que foram propagadas como “revolucionárias”. Pobre brasileiro que adotou esse discurso, que se iludiu com mais este engodo.

O País não deixou e demorará muito para deixar de ser uma “potência mundial” de 3º Mundo! Temos índices de desigualdade social, por exemplo, alarmantes para qualquer País do Mundo. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgado no final do ano passado, o Brasil despontava apenas na 75º colocação no ranking do IDH, entre 188 países. Fomos apenas o 13º melhor índice entre os latino-americanos, atrás de “potências” como o Panamá, Trinidad e Tobago, Cuba, Costa Rica, além da falida Venezuela.

Como se não bastasse, assim como ocorreu na Copa do Mundo, agora com as Olímpiadas no Rio de Janeiro, faltando menos de um mês para o início dos Jogos, nos deparamos com estruturas incompletas, caixa 2, obras superfaturadas, prisões e mais prisões, com desorganização, com várias interrogações e, sobretudo, com muita tensão para os atletas. Em primeiro lugar, há sempre no Brasil o risco com a integridade física, do ponto de vista, de assaltos, roubos e outras práticas delituosas. Carregamos mundialmente também outra “pecha”: o risco dos atletas contraírem o vírus da Zika que pode resultar em uma espécie de “epidemia mundial”. Alguns nomes famosos do esporte já anunciaram a desistência dos Jogos no Brasil.

Mas estamos pensando muito em quem pode vir para o Brasil. Alguém pode questionar a este colunista: e quanto aos benefícios, as vantagens que os Jogos podem trazer para o nosso povo? E a geração de emprego e renda? É verdade, o turismo é a “indústria sem chaminé” que mais emprega no Mundo, mas isso é muito temporário. Se o nosso País fosse sério, se os recursos fossem bem investidos na construção de estádios e praças esportivas, por exemplo, não haveria problema algum desses Jogos serem sediados aqui, mesmo porque o “dinheiro desviado” seria investido em Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura, como a recuperação de nossas rodovias.

Para garantir o “sucesso” dos Jogos, o governo brasileiro está cercando o Rio de Janeiro como se fosse uma “ilha”, repleta de segurança, mas apenas durante a Olimpíada. Em síntese, as desigualdades sociais continuarão sendo as mesmas! Ou até piores porque os cofres públicos estão falidos. E, como se não fosse pouco, agora vem também o risco com os Jogos, da presença do terror, dos terroristas, que em defesa de uma causa religiosa ou política, expõem todo o ódio contra a humanidade e tentar agir em eventos de grande proporção como os Jogos Olímpicos. Atentados como o que ocorreu ontem (14) na França deixam qualquer um assustado. Só nos resta ter fé e torcer, não apenas para que o Brasil tenha sucesso com as medalhas, que o nosso País “desperte” para que, em médio prazo consiga ao menos o “ódio” do ranking de qualidade de vida e igualdade social.

Veja essa!

O Governo do Estado anuncia o pagamento do complemento salarial dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. Na próxima quinta-feira (21), o Executivo pagará o restante que é devido aos funcionários ativos. Na sexta-feira (22), recebem os aposentados e pensionistas.

E essa!

É importante lembrar que, em novembro do ano passado, em entrevista à imprensa, o governador Jackson Barreto anunciou publicamente que não ocorreria mais parcelamentos de salários dos servidores e que, para tanto, o governo mudaria a data de pagamento para todo o dia 11. Este mês chegou ao dia 22…

Posse

O novo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, César Mandarino, foi empossado nessa segunda-feira (18). A solenidade contou com a presença de parlamentares da bancada federal, prefeitos, vereadores e várias autoridades políticas. César Mandarino é funcionário da Codevasf há 35 anos e já foi prefeito de Itaporanga D’Ajuda e deputado estadual.

Compromisso
Durante a solenidade de posse, César Mandarino destacou o seu compromisso com os 28 municípios que compõem a área de atuação da Codevasf em Sergipe. “Pretendemos estreitar as relações com a nossa bancada parlamentar e com os parceiros nos governos federal, estadual e municipais no sentido de viabilizarmos cada vez mais ações e projetos para o nosso estado”, destacou o novo superintendente regional.

CUT

‘O Futuro para os trabalhadores com a concretização do golpe pelo Senado Federal’ é o tema da atividade de formação que será realizada na próxima quinta-feira (21), pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) em sua sede, localizada na Rua Porto da Folha, nº 1039, bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. A vice-presidente da CUT nacional, Carmem Foro, e o presidente da CUT/SE, Rubens Marques, farão o debate e todos os trabalhadores de sindicatos filiados à central são convidados a participar.  Com Valadares

O presidente do diretório estadual do PSL e líder do Movimento Livres 17, Saulo Vieira, anunciou nessa segunda-feira (18), o apoio do Partido Social Liberal à pré-candidatura de Valadares Filho, deputado federal e presidente estadual do PSB, à prefeitura de Aracaju. O ato aconteceu na sede do PSB, em Aracaju. Com mais uma declaração de apoio, Valadares Filho lidera um arco de alianças que congrega PSB/PSD/ PROS/ PDT/PSDC/PSL.

Escola de Governo

No final da tarde dessa segunda-feira (18), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), inaugurou a Escola de Governo e Administração Pública (ESGAP), localizada na Rua Boquim. A principal finalidade da instituição é de proporcionar capacitação gratuita aos servidores municipais que resultem na melhoria dos afazeres laborais e a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. O corpo diretivo do Sepuma esteve presente na solenidade.

Sindijor I

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, lamenta profundamente a morte do cobrador de ônibus David Jonatas Barbosa, de 26 anos, vítima de latrocínio dentro de um ônibus em Aracaju. A precoce morte de mais um trabalhador ratifica a falta de segurança que amedronta os sergipanos e todos aqueles que escolheram este acolhedor Estado para viver, neste momento.

Sindijor II

Solidarizando-se com familiares e amigos das vítimas da violência em Sergipe, o SINDIJOR se soma à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), que promoverá, nesta terça-feira (19), uma audiência pública reunindo a sociedade civil em busca de ideias que serão, posteriormente, apresentadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública como forma de contribuição no combate à criminalidade.

Com Armando Batalha

O deputado federal André Moura (PSC) recebeu, em seu gabinete, na sede do Diretório Estadual do partido, o ex-prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha (PSDB), e o filho, Armando Batalha Júnior [pré-candidato a vereador em Aracaju pelo PPS]. Na pauta, a atual situação política do Brasil e as eleições no município.

Justiça Federal

A 6ª Vara Federal de Sergipe informa a todos os advogados e ao público interessado que em virtude do incêndio que ocorreu na Central de Processamento de Dados (CPD) que, dentre outras conseqüências, impossibilitou o acesso aos sistemas de movimentação processual, bem como o regular atendimento aos jurisdicionados no prédio Sede da Subseção Judiciária de Itabaiana; desde essa segunda-feira (18), está funcionando, provisoriamente, no Salão Nobre do edifício Sede da Justiça Federal em Aracaju/SE, bem como que haverá, no térreo, um posto de trabalho da Distribuição e Protocolo.

OAB

Em audiência pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, colocará em discussão nesta terça-feira (19), propostas de ações e de políticas públicas para o controle da criminalidade no Estado. Para o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, é indispensável a participação do poder público e da sociedade para a construção de medidas efetivas. Em sua avaliação, o cenário atual do Estado demonstra a ineficiência, a omissão e a indiferença nas políticas de segurança de Sergipe. A audiência pública será realizada, às 8 horas, no plenário da OAB/SE.

Adepol

A Associação dos Delegados de Polícia Civil de Sergipe (Adepol), através de nota, manifesta sua indignação com a decisão do Governo do Estado de, mais uma vez, parcelar os salários dos Delegados de Polícia sob a justificativa de falta de recursos financeiros suficientes para o pagamento integral da folha de servidores públicos. “Não ocorrendo o pagamento integral dos salários de junho até o dia 21 de julho, os delegados de polícia voltarão a se reunir em assembleia, na manhã do dia 22, onde deliberarão sobre a adoção de medidas mais enérgicas com vistas ao cumprimento e observância de seus direitos”, conclui a nota.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também