19/07/16 - 14:04:27

Projeto de Trabalho Social da Deso promove educação ambiental (Foto ascom)

Com o objetivo de desenvolver ações informativas e educativas, com ênfase na importância do sistema de esgotamento sanitário para a qualidade de vida e no exercício da cidadania, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) continua realizando o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) no Bairro Aruana (Zona de Expansão).

“Ações como essas, que acontecem em todas as comunidades que receberam o serviço de esgotamento sanitário, são fundamentais para sensibilizarmos a população sobre a importância do esgotamento sanitário e para mostrarmos o que pode ser feito para contribuir com a melhoria do nosso planeta. destacou Anna Luiza Salgado, gerente socioambiental da Deso”.

Uma das atividades que fazem parte do PTTS é a oficina de Educação Ambiental e Comunicação, ministrada pela professora doutora em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rita Simone. “No trabalho que estamos desenvolvendo com um grupo de estudantes do ensino médio do Colégio Santos Dumont, na Zona de Expansão, tomamos como ponto de partida o pressuposto de que o acesso aos recursos tecnológicos, a convergência e a integração das mídias, também nos possibilita produzir um conhecimento mais crítico, no qual os sujeitos do processo são protagonistas que tanto desenvolvem sua capacidade relacionada aos recursos digitais, quanto em desenvolver uma agenda pautada em seus desafios, inclusive no campo ambiental”, explicou.

Rita disse ainda, que ao final da oficina, será apresentado um documentário participativo de 10 minutos, feitos com (e para) os estudantes, auxiliando no melhor entendimento sobre o uso correto da água e as demais questões ambientais. “Para isso, estamos trabalhando com o conceito do professor da Universidade de São Paulo, Ismar Oliveira Soares, de educomunicação, que é o conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programa e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, tais como escolas, centros culturais, emissoras de TV, rádio, entre outros”, afirmou.

Em seu último mês, da primeira etapa, o projeto segue com as seguintes ações:

–  Visita de campo e contatos com a comunidade do Brisa Mar e Horto do Carvalho

– Oficina de Educação Ambiental e Boas Práticas para a Saúde – Local: Colégio Santos Dumont, Zona de Expansão.

– Curso de Flauta Doce – Local: Colégio Santos Dumont, Zona de Expansão

– Oficina de Educação Ambiental e Comunicação – Local: Reciclaria

– Feira de Saúde e Ciências – dia 22 de julho no Colégio Santos Dumont, Zona de Expansão

Mais informações, pelo telefone da Gerência Socioambiental da Deso: 32261048

Assessoria de Comunicação

Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso