Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Como proteger as informações da empresa (Imagem: reprodução pixabay.com)

-_1188505_640

Toda empresa precisa do máximo de segurança possível para que suas informações, os bens e os funcionários estejam protegidos. Pensar em segurança vai além de instalar câmeras em lugares estratégicos, é preciso usar o máximo de tecnologia possível para que dados de contratos, informações sobre o produto ou serviço e até o fluxo de pessoas sejam controlados e protegidos de terceiros com más intenções. Veja abaixo algumas dicas de como proteger melhor sua empresa.

Para proteger os dados

Muitas empresas utilizam planilhas ou outros sistemas para armazenar informações no computador. Utilize sempre o uso de senhas fortes com a mistura de letras maiúsculas e minusculas com números e troque a cada seis meses. O uso da criptografia também ajuda bastante na proteção dessas informações, pois transforma o arquivo em códigos em que apenas as pessoas com a senha poderão ter acesso. Existem muitas soluções de criptografia e algumas gratuitas, vale a pesquisar!

Além de senhas fortes e a criptografia outra forma de proteger os dados é através das redes VPNs, que são redes privadas virtuais. Uma VPN é um sistema de segurança que permite apenas que pessoas autorizadas acessem o conteúdo da empresa que pode estar na nuvem. A VPN impede que através de uma conexão WI-FI, por exemplo, outras pessoas acessem as informações da empresa, ou seja, apenas as pessoas com dispositivos autenticados pode ter o acesso.

Para proteger o patrimônio

Controlar o fluxo de pessoas é extremamente importante para garantir a segurança dos bens e das pessoas ali presentes. Oriente os responsáveis pela recepção de anunciar um visitante antes de deixá-lo entrar, além de ser mais seguro é mais educado. Já no controle de fluxo dos colaboradores é recomendável o uso de crachás de identificação, como esses, principalmente para identificar as pessoas novas na empresa. O uso do crachá também ajuda no controle de acesso a lugares restritos dentro da organização, quando a empresa é grande, por exemplo, isso ajuda que colaboradores não autorizados circulem em lugares proibidos.

Utilize câmeras de segurança e um sistema de alarme pelo menos na entrada. As câmeras são importantes para registras roubos e invasões, enquanto que o alarme anuncia que algo de errado está acontecendo. Existem sistemas de segurança que permitem o acesso através de uma rede online, ou seja, é possível visualizar o que está acontecendo dentro da empresa de qualquer lugar apenas com uma conexão na internet.

Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)

Leia também