Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

SEM RISCO, MAS COM REGRAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um momento de recesso branco para cada um dos parlamentares e de pouca notícia para quem vive dos segredos de bastidores. Nada muito de novo. Ou bastante escondido como plano de montagem de chapas majoritárias para as Prefeitura. Provavelmente a próxima semana será abarrotada de informações, porque já é período de expor todas as composições e acabar com o drama das adivinhações.

Em Aracaju, a chapa que disputa a Prefeitura com o apoio do Governo já está definida. Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) foram conclamados e esperam a convenção. Ainda há muita conversa para adesão ao bloco, sem nenhum risco de que haja mudanças. A chapa é de centro esquerda, tem o apoio aberto do PMDB com alguns cuidados, em razão da situação política que a legenda liderada em Sergipe por Jackson Barreto passa no momento.

Uma delas é o programa de televisão. Edvaldo e Eliane Aquino são da oposição, na esfera federal, do PMDB. Seus militantes têm o presidente da República, peemedebista Michel Temer, como o adversário que “praticou golpe para promover o impeachment de Dilma e ocupar o Planalto”. Pode até ser. Mas no horário de TV do PMDB isso não deve ser dito. Pior: a palavra ‘golpe’ – mesmo que seja real – está proibida.

Puxa, mas ‘golpe’ é a palavra mais sonora e repetida que sai da boca dos petistas! Terão que engolir em nome de uma composição.

A diferença no discurso é que tanto Valadares Filho (PSB), quanto João Alves Filho (DEM) não vão se melindrar com o discurso de golpistas do PT e PCdoB, e podem atacar Dilma Rousseff ou Lula da Silva com a mesma intensidade com que são atacados, embora defender Michel Temer pode não ser do agrado dos eleitores.

Dentro dessa visão o programa de TV será insosso e o debate será pessoal entre os três candidatos que vão ‘polarizar’ o pleito.

NICARÁGUA

Nicarágua comemora hoje os 35 anos da Revolução Sandinista. O governador Jackson Barreto (PMDB) está lá, a convite do Governo do presidente Daniel Ortega.

Jackson foi recebido como chefe de Estado.

SÃO CRISTÓVÃO

Armando Batalha é précandidato a prefeito de São Cristóvão e admite que quanto mais nomes para disputar o cargo melhor.

– Haverá uma divisão mais ampla do eleitorado, disse.

REUNIÃO

Houve reunião ontem pela manhã entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para tratar sobre a questão de repasses dos duodéciomos.

O Estado conclui a folha dia 22 e no dia 29 repassa o dinheiro dos poderes.

DETALHE

Os partidos coligados com o PMDB, mesmo os que tenham candidatos majoritários, não podem fazer críticas ao presidente Temer, quando usarem o horário da legenda.

Não precisam elogiar, mas falar mal não dá.

PESQUISAS

Saiu do forno uma avaliação para consumo interno, a primeira feita pelo PSB com PDT, revela crescimento do deputado Valadares Filho diante dos demais concorrentes.

No segundo turno ele mantém a posição…

DILMA

O comando do PMDB acha desfavorável a vinda de Dilma Rousseff neste momento em que se dão os primeiros sinais de acirramento na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Um deles disse que não sabe o que ‘Dilma vem fazer aqui’.

NATURAL

O PMDB acha que é natural o PT e o PCdoB receber com festas a presidente afastada Dilma Rousseff, mas que cria problemas para o Diretório Estadual do partido.

Cria problemas também para o governador Jackson Barreto.

DO CONTRA

Circula informação entre os partidos aliados ao prefeito João Alves Filho (DEM) de que três auxiliares direto dele seriam contra a permanência de Machado como vice.

Um mais antigo na administração e dois mais novos.

MACHADO

Consultado, o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) disse que não está “nem um pouco preocupado com essa questão”.

Acha que os secretários “deixem de lado a política e vá cuidar de suas obrigações”.

VINÍCIUS

O presidente da Câmara Municipal, Vinícius Porto (DEM) deixa claro que defende a candidatura à reeleição da chapa liderada por João Alves e José Carlos Machado a vice.

Mas considera que esse “negócio de puro sangue é bobagem”.

POÇO REDONDO

Juntos, o prefeito de Poço Redondo, Roberto do PT, e o ex-prefeito Frei Enoque (PSB) lançaram chapa formada pelos vereadores Alex (PSB) e Pinho (PMDB), para vice.

Enoque e Roberto estão animados com a receptividade dos seus candidatos.

TUDO EM DIA

Cidade que já teve um dos piores Indice de Pobreza Humana (IPH), Poço Redondo hoje é uma das poucas cidades que paga absolutamente em dia a todos os seus servidores.

Além de férias nas datas de aniversário.

RECLAMAÇÃO

Alguns ex-prefeitos continuam reclamando do engavetamento de suas contas, já há vários, nos gabinetes de conselheiros do Tribunal de Conta.

A maioria desses engavetamentos tem a política como causa.

LAGARTO

O deputado Valmir Monteiro (PSC) fará a convenção do partido que o indica candidato a prefeito de Lagarto, no dia primeiro de fevereiro.

A vice já está certa: Hilda Ribeiro.

À ESPERA

O prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), espera o retorno do governador Jackson Barreto para anunciar o apoio do seu partido a Valadares Filho para prefeito.

A possibilidade de não apoiar Valadares é de apenas 1%.

EM 2018

Heleno acha que ninguém pode chegar para formação de uma chapa municipal exigindo posições para 2018 e querendo comandar o bloco.

Os mandatos majoritários em 2018 devem ser discutidos próximo ao pleito.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse que as conversas estão evoluindo para uma composição com o précandidato a prefeito, Valadares Filho, a prefeito de Aracaju.

Até o final da próxima semana estará decidido.

CONVERSAS

Segundo Eduardo Amorim o grupo continua conversando, porque alguns dos seus integrantes não desejam a composição. Querem com João Alves Filho (DEM).

– Isso deve estar superado dentro no decorrer dos próximos dias, disse.

Notas

Processos – O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, determinou ontem a separação de parte da investigação da Operação Lava Jato que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e políticos com foro privilegiado. Os processos estão sob a condução do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba.

0x0

Apoio a Moro – Magistrados de todo o Brasil se reuniram sábado, para manifestar total apoio e solidariedade ao trabalho desenvolvido pelo juiz Sérgio Moro. O significado do evento é extremamente importante, porque totalmente espontâneo, que surgiu através de um grupo de juízes no Facebook, denominado ‘Magistratura Free’.

0x0

Cautela – Economistas consultados pela Agência Brasil recomendam cautela com a possibilidade de trabalhadores do setor privado utilizarem o FGTS e a multa rescisória como garantia do empréstimo consignado. A medida tem pontos positivos, como possíveis juros mais baixos, já que reduz o risco assumido pelos bancos.

0x0

Inédito – O Brasil vive momento inédito em sua trajetória política. Nunca antes na história do país o combate à corrupção foi tão meticuloso e incisivo. Com instituições fortalecidas e a inspiração da Lava Jato, dezenas de outras ações se espalharam pelo país, tentando pôr fim a práticas ilícitas de desvio de dinheiro público.

0x0

Eleva teto – Caixa Econômica Federal vai elevar o teto do valor de imóveis financiáveis pelo banco, o percentual de financiamento para imóveis de valores maiores e facilitar condições para construtoras, num esforço para acelerar os desembolsos no segundo semestre, disse um executivo do banco.

0x0

Jantar – Segundo ‘Radar’, de Veja, em meio a uma agenda frenética após sua eleição, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai jantar com o presidente interino Michel Temer nesta terça-feira. Os dois vão falar sobre a agenda do governo no Câmara e ajustar a sintonia para a retomada dos trabalhos do legislativo em agosto.

Conversando

Trágico – Rilton Morais diz que seria cômico se não fosse trágico ver as pessoas que defendem leis que protegem bandidos reclamando da violência.

Brasília – O líder do Governo Temer, André Moura (PSC) está em Brasília onde discute com Geddel Vieira e Rodrigo Maia, a pauta do retorno do recesso.

Codevasf – Demorou, mas Desejo a César Mandarino (PSC) assumiu a Coordenação Regional da Codevasf. A indicação foi de Eduardo Amorim.

Confirma – Presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, confirma definição do nome de Eliane Aquino como vice de Edvaldo Nogueira (PCdoB)

Cruzada – O secretário da Segurança, João Batista, João Batista acha que a OAB-SE deveria fazer uma cruzada em prol da polícia do Rio de Janeiro.

Adepol – João Baptista diz que Adepol tem autonomia para estabelecer seus movimentos grevistas e de pagar as consequências desses atos.

Com aval – Rogério Carvalho confirma que PT irá apoiar candidato do PSC em Lagarto, Valmir Monteiro, com aval da executiva estadual contra o PMDB.

Machado – Vinicius Porto diz que ficou contente com possibilidade de ser vice, mas declara que trabalhará pela manutenção do nome de José Carlos Machado.

Integrado – Ana Lúcia salienta necessidade do trabalho integrado dos Cras, das escolas e das famílias na recuperação de adolescentes.

Leia também