20/07/16 - 09:06:18

IFS integra ranking das instituições que mais patentearam em 2015 (Foto ascom)

Ciente da importância da contribuição que uma instituição de ensino pode oferecer no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) tem desenvolvido uma política de incentivo a iniciativas inovadoras, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e obtendo muitos resultados positivos. Prova disso é que, no Ranking dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o instituto ocupa o 38º lugar, com 10 patentes depositadas no ano.

Com a finalidade de estimular o desenvolvimento dessas iniciativas inovadoras no IFS, a Propex tem realizado ampla divulgação, através de folders, cartazes, oferta de cursos e portfólio, da produção de propriedades intelectuais, como depósitos de patentes, registros de software, marcas, modelos de utilidade, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares.

É importante ressaltar que apenas dois IFs da Rede Federal integraram esse ranking: o IFS, primeiro colocado da rede, e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O destaque alcançado pelo instituto é resultado de uma série de ações de estímulo à pesquisa e inovação, alavancadas após 2010, quando a instituição consolidou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFS, criado em 2008.

Ascom IFS