Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Estudantes de Aracaju imploram por revitalização das faixas (Foto ascom)

1

*Lacerda Junior

Na última segunda-feira (18)maioria das escolas da rede particular de ensino voltou às aulas. O reinicio do período letivo movimenta as ruas e tem impacto direto no trânsito da nossa capital, que fica mais lento e perigoso, pois temos um maior número de veículos e pedestres circulando.

Nas áreas escolares o trânsito de pedestres é intenso devido à circulação dos estudantes, nesse contexto a faixa de pedestres e campanhas educativas de respeito à mesma, desempenham um papel ímpar na segurança destes transeuntes, pois garantem a segurança dos que cruzam a via.

Entretanto o que notamos em nossa capital é a ausência das faixas ou o desaparecimento das mesmas pela ação do tempo e falta de manutenção. Em relação às campanhas educativas, a Coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT, tem realizado um grande esforço para que as campanhas aconteçam, porém as mesmas (acredito que por falta de recursos financeiros) acabam sendo ações isoladas que têm impacto em pequena parcela da população.

Sentimos a necessidade da revitalização urgente das faixas situadas em frente a escolas, sejam particulares ou públicas, e a promoção de campanha educativa ampla, que tenha impacto sobre toda a população aracajuana.

Lembramos com saudades da campanha educativa e a valorização da faixa de pedestres promovida em 2001 pela SMTT, onde os vestígios do resultado são notados até hoje.

*Lacerda Junior – Jornalista, professor e pesquisador da área Educação para o Trânsito.

Leia também