Aracaju, 28 de março de 2024

Mania de organização pode ser TOC, diz especialista (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
toc

Especialista esclarece dúvidas sobre transtorno obsessivo-compulsivo, o famoso TOCO TOC é conhecido pela mania de arrumação, limpeza e organização excessiva. A pessoa com o transtorno pode ter medo de contaminação então ela lava as mãos com frequência, medo de morrer então verifica o gás da cozinha ou medo de assalto então verifica várias vezes se realmente trancou a porta. Essas são só algumas situações que exemplificam como se desenvolve o transtorno obsessivo-compulsivo.

O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência causando ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões. Segundo a psicóloga do Hapvida Sarah Lopes o transtorno pode se manifestar em várias ocasiões.

“Estes pensamentos são geralmente em relação a sexo, religião, limpeza ou simplesmente uma rotina padronizada que o individuo deve seguir com a finalidade de que algo ruim não aconteça. O TOC geralmente surge no final da adolescência, por volta dos 17 anos, mas, pode apresentar alguns sintomas ainda na infância, estes sendo mais raros.”, esclarece.

O transtorno tem se tornado comum. Acomete pelo menos um em cada 40 a 60 indivíduos, no Brasil é provável que existam 2 milhões de indivíduos com o transtorno.

Segundo, Tamara dos Santos, profissional da comunicação, ela desenvolveu o TOC ainda na adolescência. “O que mais me angustiava era repetir constantemente a mesma atividade com a esperança de me sentir bem”, lembrou.

A especialista ainda acrescenta que atualmente já se sabe que as causas do TOC possuem relação com um neurotransmissor chamado serotonina, bem como, o funcionamento excessivo em algumas regiões cerebrais causam os sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo. É preciso estar atento para notar os sintomas.

“É difícil perceber os sintomas, isto porque as pessoas que os apresentam geralmente disfarçam e sentem vergonha, não admitem que estejam coma doença. Neste caso, o ideal é que a família esteja atenta para ajudar no que puder e que evitem julgamentos ou tentar explicar que é coisa da cabeça, que não precisa repetir, o próprio indivíduo já sabe que é desnecessária a repetição, mas não consegue controlar.”, explica.

Alguns indivíduos seguem rituais  diários, por exemplo; ao chegar em casa, colocar os sapatos e roupas exatamente no mesmo local de forma simétrica, ir em determinado ambiente, checar algo, fazer algum movimento que não apresente nenhum sentido aparente; não pisar em linhas nas calcadas, temendo que, caso o faça, algo ruim pode ocorrer; ajustar objetos sempre de forma muito simétrica, e geralmente o sujeito sente-se muito incomodado ao ver fora do lugar, mesmo quando não esta em seu ambiente.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo não tem cura, mas tem tratamento, é fundamental que ao notar qualquer um dos sintomas a pessoa, ou a família busque um especialista para ajudar o doente.

“O tratamento para o transtorno é indicado especialmente com antidepressivos, com a finalidade de minimizar os sintomas através do equilíbrio dos neurotransmissores, bem como, com psicoterapia, evidenciando a necessidade de controle dos sintomas e tentando fazer com o que o indivíduo entenda qual a sua percepção dos acontecimentos a sua volta.”, orienta a especialista.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também