21/07/16 - 14:44:09

Polícia apreende 841 armas de fogo em SE no primeiro semestre (Foto SSP)

O relatório do Centro de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (Ceacrim/SSP) divulgado nesta quarta-feira, 20, apontou um aumento recorde nas apreensões de armas de fogo no primeiro semestre de 2016. De janeiro a junho, foram retiradas de circulação 841 armas de fogo de diversos calibres, número 20,49% maior que o do mesmo período de 2015, quando foram recolhidas 698 armas de fogo.

As armas são apreendidas durante o trabalho preventivo da Polícia Militar ou nas ações da Polícia Civil na capital e no interior do Estado. Segundo o secretário João Batista Santos Júnior, o número de apreensões cresce a cada ano fruto do empenho dos policiais e dos investimentos na área de segurança pública.

“Se compararmos os primeiros semestres dos anos de 2014 (619) com o mesmo período de 2016 (841), o número de apreensões de armas apresentou uma taxa de crescimento de 35,86%”, explicou Batista. Ele disse que a estagnação dos homicídios em Sergipe no primeiro semestre de 2016 tem relação direta com o número de armas apreendidas e grande quantidade de prisões feitas pelas Polícias Civil e Militar.

Na capital, a unidade que mais apreende armas de fogo é o Batalhão de Radiopatrulha cuja intensificação do policiamento ostensivo e o combate ao tráfico de drogas são responsáveis pelo aumento no número de apreensões. Na Polícia Civil, o Departamento de Narcóticos também aparece bem no ranking de apreensões de armas de fogo.

Fonte SSP